Contexto

 

13/06/2008 - 16:15 | Fonte: Atlas

Professor Ronaldo Porto Macedo Jr. lança obra sobre Filosofia e Política

 
 

"Curso de Filosofia Política - Do Nascimento da Filosofia a Kant" tem como proposta principal criar uma conexão entre a filosofia política e filosofia do direito

O estudo da Filosofia, principalmente das suas interligações com o Direito e a Ciência Política, carecia de mais um manual, em meio a tantos disponíveis nas livrarias? Pensando nesta questão e baseado na experiência como professor de disciplinas de Teoria do Direito, Teoria do Estado e Ética Política, o professor da Direito GV Ronaldo Porto Macedo Jr. elaborou e coordenou a obra "Curso de Filosofia Política - do Nascimento da Filosofia a Kant", publicado pela editora Atlas e com lançamento marcado para o dia 18 de junho, na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

 

Ronaldo Porto Macedo Jr., que também é promotor de Justiça do Estado de S. Paulo, concebeu uma obra que pudesse aliar uma pequena introdução à filosofia, com o objetivo de suprir a conhecida carência de grande parte dos alunos de segundo grau que ingressam nas universidades, e, ao mesmo tempo, apresentar uma introdução à Filosofia, aos seus métodos e aos seus conteúdos essenciais.

 

"Um curso de Filosofia consiste em uma excelente oportunidade para ensinar um método de leitura e compreensão de sistemas de pensamento conceitualmente complexos, ampliando, assim a sua habilidade para compreender e refletir criticamente sobre os seus fundamentos, consistência, coerência e validade", afirma o professor, em trecho extraído do prefácio do livro.

 

A obra, que contou com a colaboração de vários especialistas, aborda desde os primórdios da Filosofia, passando pelo estudo dos sistemas filosóficos que embasaram o pensamento jurídico e político atual, passando pelo sofismo, estoicismo, ceticismo, pelos paradigmas platônico e aristotélico, até chegar a Kant.

 

Segundo o coordenador da obra, houve um corte metodológico na escolha dos autores e movimentos estudados. "O objetivo era focalizar no estudo dos clássicos e de Kant, um autor importantíssimo na sistematização do direito e da política atuais. Partimos da premissa de que o estudo de pensamentos que desconstroem sistemas filosóficos clássicos demanda a prévia compreensão dos sistemas que lhes servem de referência crítica. Assim, pareceu-nos, por exemplo, que para compreender a crítica ao racionalismo político clássico feita por um autor como Nietzsche (um dos ausentes neste livro), seria adequado antes compreender suas adversários sistemáticos, como Hobbes, Locke, Kant", afirma.

 

Este corte didático não impediu, entretanto, que houvesse a preocupação dos autores em indicar, no final de cada capítulo, uma bibliografia básica para que o aluno aprofunde os assuntos e filósofos de seu interesse. "Outra premissa básica desta obra é que os alunos sejam estimulados a ler os clássicos. Reconhecemos que é uma leitura difícil, mas necessária. Nossa intenção não é nos substituirmos a esse exercício", pondera Ronaldo.

 

Por fim, ao responder à pergunta inicial deste release, Ronaldo aponta alguns diferenciais da obra: em primeiro lugar, houve uma preocupação em apresentar um texto mais sucinto. "Os vários manuais existentes no mercado eram muito longos e inadequados para um estudo de dois semestres", aponta.

 

O "Curso de Filosofia Política - Do Nascimento da Filosofia a Kant" também se destaca, segundo o professor, por procurar não mutilar completamente o pensamento político dos autores e sistemas escolhidos, vulgarizando-os do ponto de vista filosófico. "Muito pelo contrário: procuramos estabelecer um fio condutor e um diálogo ao expor didaticamente a linha de raciocínio de cada obra, apresentando a obra como um todo".

 

Por fim - e o mais importante - diversos manuais de Filosofia Política disponíveis no mercado pecam por não apresentar conexões específicas entre os temas de filosofia política e filosofia do direito. "Pareceu-nos, assim, bastante oportuno que este novo manual procurasse, na medida do possível, aprofundar de maneira privilegiada os vínculos entre essas duas disciplinas, muitas vezes indevidamente negligenciadas em cursos de Ciências Humanas", finaliza o autor.

 

Sobre o autor:

Ronaldo Porto Macedo é graduado em Ciências Sociais e Direito, mestre em Filosofia e doutor em Filosofia do Direito pela USP. Foi visiting scholar na Harvard Law School e visiting reseracher (pós-doutorado) na Yale Law School. É promotor de Justiça de São Paulo e professor da Direito GV e da USP.

 

Sobre o livro

Obra: "Curso de Filosofia Política", pela Editora Atlas,

Data de lançamento: 18 de junho, a partir das 18h30

Local: Livraria Cultura, Conjunto Nacional.

Endereço: Av. Paulista, 2073

Autor: Ronaldo Porto Macedo Jr. (coord.)

Co-autores e colaboradores; Alberto Alonso Muñoz, Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros, Felipe Gonçalves Silva, José Carlos Estevão, Monique Hulshof, Roberto Bolsani Filho, Ronaldo Porto Macedo Jr.,Yara Frateschi, Catarina Barbieri e Luciana Silva Reis.

Preço sugerido: RS 68,00

 
 
0 Comentários
 


 

Filtro de Notícias

 





Busca nas Notícias