Lei 11.639, de 08 de janeiro de 2008

0


Sumário: Introdução. Base da Legislação Federal do Brasil. Ementa. Justificativa. Projeto de Lei. Artigo 1º. Artigo 2º. Conclusões.


Introdução.


A lei ordinária 11.639, de 08 de janeiro de 2008 é a primeira lei promulgada no ano de 2008.


Base da Legislação Federal do Brasil.


A lei 11.639 não possui nenhuma revogação, nem expressa e nem parcial. O Chefe de Governo responsável pela sua promulgação foi o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.


Originária do Poder Legislativo, a Lei 11.639 só foi publicada no Diário Oficial da União de 09/01/2008, na sua página 1.


A Lei conta com as assinaturas do Presidente da República e pelo Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, o Senhor Nelson Machado.


Ementa.


A ementa da Lei 11.639 demonstra que a mesma altera a Lei do Presidente Emílio Garrastazu Médici que autorizou o Poder Executivo a transformar a autarquia Casa da Moeda em uma empresa pública. (Lei 5.895, de 19/06/1973) ao aumentar de 3 (três) para 4 (quatro) o número de Diretores da Casa da Moeda do Brasil.


Justificativa.


É possível ler logo após a ementa da Lei o Presidente da República declarar que o Congresso Nacional aprovou e ele sancionou a seguinte lei. Tal ele o faz baseado no artigo 84, IV, que determina ser competência privativa do Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.


Projeto de Lei.


O Projeto de Lei que originou a presente norma não foi demonstrado em seu texto e nem muito menos conseguiu o autor deste artigo acessá-lo na página do Congresso Nacional.


Artigo 1º.


O artigo 1º da Lei 11.639 determina que o artigo 6º da Lei 5.895, de 19 de junho de 1973, passa a vigora com a nova redação.


A redação original do artigo 6º previa que a Casa da Moeda do Brasil seria administrada por uma Diretoria constituída por um Presidente e três Diretores sem designação especial, nomeados pelo Presidente da República.


A partir da vigência da Lei 11.639, a Diretoria da Casa da Moeda do Brasil passou a ser constituída por um Presidente e não mais por 3 (três), mas por 4 (quatro) Diretores sem designação especial, nomeados pelo Presidente da República.


Artigo 2º.


A Lei 11.639 entrou em vigor na data de sua publicação, ou seja, no dia 9 de janeiro de 2008.


Conclusões.


Esta Lei faz o mesmo que outras leis e medidas do Governo atual para aumentar o número de pessoas na Administração Pública. Sem querer criticar ou elogiar estas medidas que sistematicamente vêm sendo tomadas, é de se constatar, a todos os momentos, que se os governos que antecederam ao atual enxugaram a máquina, ou seja, diminuíram mão de obra, o presente tem primado justamente por preencher todos os vazios deixados até o ano de 2002 ou até mesmo criar novos espaços na Administração Federal.



Informações Sobre o Autor

Francisco Mafra.

Doutor em direito administrativo pela UFMG, advogado, consultor jurídico, palestrante e professor universitário. Autor de centenas de publicações jurídicas na Internet e do livro “O Servidor Público e a Reforma Administrativa”, Rio de Janeiro: Forense, no prelo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais