Quais perguntas você deve fazer antes de uma apresentação em público?

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Do que são feitas as apresentações de alto impacto? De muitos aspectos, mas, sobretudo, de como são realizadas as etapas de planejamento.

O processo de se preparar para uma situação de exposição de fala interfere diretamente na performance do comunicador e no quanto a sua mensagem será bem aceita pela audiência.

Nesse sentido, fazer as perguntas corretas é determinante. São perguntas sobre o público, sobre o evento e sobre o conteúdo. Elas permitem uma definição estratégica de recursos, temas e abordagens, como você verá neste artigo.

Quais perguntas fazer sobre o público?

Você conversa sobre os mesmos assuntos com pessoas de idades diferentes? Pode até ser que sim, mas com abordagens distintas entre si. Nas apresentações, o perfil do público precisa ser considerado por você, comunicador.

Por essa razão, você precisa incluir, nas etapas prévias de planejamento, a ação de se informar sobre sua audiência. Esse deve ser um dos passos iniciais porque é a partir das informações sobre o público que você definirá seu conteúdo.

Você pode fazer quais perguntas achar necessárias, mas quatro são indispensáveis:

– Quantas pessoas são?

– Qual a faixa etária média?

– Qual é o nível socioeconômico médio?

– O quanto as pessoas sabem sobre o assunto que vou abordar?

Onde encontrar essas informações? Depende de qual é a sua situação de exposição de fala. Caso seja um evento, por exemplo, você consegue esses dados com a equipe de produção.

Quais perguntas fazer sobre o evento?

Nas etapas de preparação para uma apresentação em público, devem estar os momentos de planejar quais recursos serão utilizados para transmitir o conteúdo. Logo, o comunicador precisa saber o que terá a seu dispor no evento.

Dito isso, as perguntas que você deve se fazer sobre o evento são:

– Qual é o tipo de microfone disponível?

– Posso visitar o espaço antes da apresentação ou ver uma foto dele?

– Posso levar meu próprio material (notebook, laser pointer, entre outros)?

– Terá wifi disponível para os apresentadores?

Esses dados sobre o evento serão necessários não apenas para você definir seu conteúdo e abordagem, mas também para saber como poderá apresentá-los de uma maneira mais dinâmica. É, ainda, uma forma de evitar imprevistos.

Quais perguntas fazer sobre o conteúdo?

Imaginemos, agora, uma outra situação. O seu público tem características similares, mas uma das apresentações acontece em um evento de fim de ano. A outra, por sua vez, acontece em um evento de lançamento de um novo produto.

Você pode até falar sobre o mesmo assunto, mas a sua abordagem será a mesma nesses dois contextos? Se ela for estratégica, dificilmente. A razão disso é que as características dos dois eventos não são similares e é preciso considerar esse aspecto.

Então, as perguntas centrais sobre o conteúdo são:

– Há uma temática para o evento? Caso sim, qual é ela?

– Qual é objetivo da apresentação?

– Qual emoção eu desejo provocar na audiência?

– Se outros comunicadores participam do evento, sobre o que eles falam?

Esses questionamentos serão um guia para você definir todos os aspectos do seu conteúdo: desde o tema central até a maneira como você irá transmitir a sua mensagem.

É importante que o seu conteúdo esteja inserido em um contexto maior, isto é, o do evento. Mas que também seja autêntico e se diferencie de outras apresentações, especialmente aquelas que ocorrem antes da sua.

Lembre-se de se fazer esses questionamentos e incluir os dados coletados nas etapas de planejamento e prática da sua apresentação (ou outro tipo de situação de exposição de fala).

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

 

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