As conseqüências da fiança ou aval prestados por um cônjuge sem a outorga do outro

0

É comum no dia a dia que o cônjuge venha a garantir certas obrigações a um amigo, parente, …porém, deve se ter muito cuidado na prestação de fiança.

O art. 1647, inciso III, do Código Civil estabelece, ipsis litteris, que:

“Art. 1647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cônjuges pode, sem a autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta:

III prestar fiança ou aval;

Assim, interrogamos o que acontecerá se um dos cônjuges vier a prestar fiança ou aval sem a outorga do outro, quando o regime do casamento não for o da separação absoluta?

A fiança ou o aval prestados invalida o ato por inteiro tornando nula a garantia. Sendo nula a garantia prestada esta não pode produzir efeitos e não produzindo efeitos não existirá responsabilidade patrimonial.

Ainda se pode questionar se a nulidade da fiança ou aval é ampliada ao cônjuge que consentiu expressamente, ou seja, somente o cônjuge que não consentiu com a fiança ou aval estará livre de qualquer responsabilidade ou também aquele que consentiu?

O fato de ser nula a garantia ocorre por inteiro não produzindo nenhum efeito. Assim, não somente o cônjuge que não assumiu o compromisso, mas também o cônjuge que assumiu o compromisso da fiança ou aval estarão livres de responsabilidade patrimonial.

 


 

Informações Sobre o Autor

 

Robson Zanetti

 

Advogado. Doctorat Droit Privé pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Corso Singolo em Diritto Processuale Civile e Diritto Fallimentare pela Università degli Studi di Milano. Autor de mais de 150 artigos , das obras Manual da Sociedade Limitada: Prefácio da Ministra do Superior Tribunal de Justiça Fátima Nancy Andrighi ; A prevenção de Dificuldades e Recuperação de Empresas e Assédio Moral no Trabalho (E-book). É também juiz arbitral e palestrante

 


 

Você quer atrair muitos clientes para o seu escritório e ganhar mais dinheiro?
Clique AQUI e participe gratuitamente da Semana do Marketing Jurídico!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais