Atividades que podem ser realizadas no Dia Mundial do Livro

Quer ficar atualizado das principais notícias da semana? Clique aqui para receber atualizações no seu e-mail!

Captura de tela 2022 05 04 172012

A leitura é um processo cognitivo capaz de transportar uma pessoa de uma época para outra e que lhe permite conhecer determinadas informações por meio da linguagem escrita ou visual. Basicamente, ele traduz símbolos visuais em ideias ou uma sequência lógica de conteúdo, favorecendo a concentração e aumentando o conhecimento sobre diferentes temas de interesse.

O livro é uma das criações mais significativas do ser humano, pois é um grande transmissor de conhecimento. Por isso, 26 de abril é a data em que se comemora o Dia Mundial do Livro em mais de 100 países ao redor do mundo, realizando uma ampla gama de atividades culturais em diferentes locais, incluindo o download gratuito de livros.

Se você é um amante de livros, pode baixar muitos deles gratuitamente em infobooks, uma famosa plataforma atualizada que oferece mais de 3.500 livros gratis para que você possa aproveitar esta data e celebrá-la lendo alguns novos livros.

Por que o Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril?

O Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral é uma comemoração que se celebra no dia 23 de abril, data que foi escolhida pela coincidência da morte de grandes figuras da literatura no ano de 1616, tais como:

  • William Shakespeare (do calendário juliano).
  • Miguel de Cervantes (morreu realmente no dia 22 de abril, mas foi sepultado no dia 23).
  • Inca Garcilaso de la Vega.

Por esta razão, esta data tão simbólica foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO depois de aprovar a proposta da União Internacional de Editores em 15 de novembro de 1995 em Paris, com o objetivo de incentivar todos os tipos de pessoas, principalmente os mais jovens, a ler, conhecer as contribuições dos criadores do progresso cultural e social e proteger a propriedade intelectual.

A Capital Mundial do Livro é um reconhecimento que começou a ser concedido em 2021 pela UNESCO, para que uma determinada cidade que atendesse aos critérios estabelecidos ficasse encarregada de organizar as diferentes atividades culturais e sociais relacionadas ao livro durante um ano. Em 2022, a cidade de Guadalajara (México) é selecionada para cumprir essa importante missão.

Atividades do Dia Mundial do Livro

Em mais de 100 países, milhares de lugares se reúnem para celebrar o importante feriado do Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral. Algumas ideias de atividades que podem ser realizadas nesta data tão esperada por muitos leitores apaixonados são:

  • Baixe novos livros.
  • Compartilhe citações de autores favoritos nas redes sociais
  • Dê um livro e uma rosa a um ente querido ou conhecido.
  • Deixe um livro em um lugar para alguém que estiver passando para lê-lo.
  • Trocar livros.
  • Visite a biblioteca.
  • Escreva uma mini-história.
  • Decore a comunidade ou escola com representações literárias.
  • Procure um livro.
  • Crie uma campanha para promover a leitura.
  • Convide um escritor para a comunidade.

No Dia do Livro, várias campanhas são realizadas ao redor do mundo para incentivar a leitura, por isso convidamos você a participar delas também no Brasil, participando da feira do livro de sua região.

 

Quer ficar atualizado das principais notícias da semana? Clique aqui para receber atualizações no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEITURAS RECOMENDADAS

Evento destaca importância das parcerias para a metamorfose digital

Quer fazer cursos gratuitos na área do Direito? Clique aqui e receba atualizações sobre cursos e eventos gratuitos com especialistas em Direito no Brasil! Grupo Skill apresentou suas novas soluções em encontro presencial em São Paulo Promover a transformação por