Como hipotecar um imóvel? Venha descobrir!

Captura de tela 2022 05 20 145105
Quer escalar seu escritório no digital em 2024 e faturar R$100k por mês vendendo serviços e mentorias? Clique aqui para reservar o seu lugar na mentoria experimental!

Captura de tela 2022 05 20 145105

Ao hipotecar um imóvel, você pode continuar morando nele normalmente.

Hipotecar um imóvel não é tão comum no Brasil quanto é nos Estados Unidos. Mesmo assim, essa forma de empréstimo pode ser uma boa opção por aqui, especialmente para quem precisa de dinheiro mais rápido e está com o nome sujo no mercado.

Afinal, mesmo pessoas com restrição no nome conseguem dar seu imóvel como garantia em um empréstimo. Te contamos  tudo sobre o assunto ao longo do conteúdo. Acompanhe!

O que é uma hipoteca? 

A hipoteca é um tipo de empréstimo em que o usuário dá seu imóvel como garantia de pagamento ao banco.

Dessa forma, é possível obter empréstimos de altos valores e com juros mais baixos. Só que na hipoteca, o bem fica no nome do proprietário.

Assim, caso a hipoteca não seja paga, o banco precisa acionar a via judicial para “tomar o bem” e conseguir o pagamento da dívida.

Por causa dessa burocracia, a hipoteca é bem pouco usada no Brasil. Mas, de qualquer forma, é uma opção de empréstimo interessante, uma vez que você não fica preso a um objetivo.

No caso de um financiamento de imóvel, por exemplo, você obtém um empréstimo para adquirir um imóvel. Porém, ao hipotecar um imóvel, vai receber o dinheiro e poderá usá-lo para o que quiser fazer.

Hipoteca ou home equity 

Na hora de conseguir um empréstimo, você pode hipotecar um imóvel ou fazer um home equity.

A hipoteca, como explicamos anteriormente, é um empréstimo em que o bem é dado como garantia, mas continua no nome do proprietário.

No home equity a situação é diferente. Ele também é chamado de refinanciamento, ou empréstimo com garantia de imóvel, e dá ao usuário um empréstimo em troca de um imóvel como garantia, nesse caso o bem fica alienado em nome do banco. 

Isso quer dizer que, se a dívida não for paga, a financeira pode usar o imóvel para quitar os valores  sem precisar recorrer à via judicial, pois o banco se torna como se fosse o proprietário temporário do imóvel durante o tempo do empréstimo.

Agora, se você quitar suas parcelas do imóvel em dia, não terá nenhum tipo de problema no home equity. O dinheiro do home equity, obtido no empréstimo, poderá ser usado para o que você achar melhor. 

Tanto na hipoteca, quanto no home equity, o usuário pode continuar a usar seu imóvel normalmente. A única coisa que fica proibida é a venda do bem, já que ele está indicado como garantia no banco.

Se você precisar vender o imóvel, precisa comunicar à financeira. Então, quando ele for repassado, deverá quitar a dívida no banco à vista. Assim o imóvel poderá ser transferido para o nome do novo dono.

É interessante dizer que a opção de refinanciamento no Brasil é tão mais comum, que existem também outros tipos além do de imóveis. 

Você pode, por exemplo, fazer um refinanciamento de veículo. Neste caso, vai oferecer ao banco um carro, moto ou outro automóvel como garantia. Então, vai receber o empréstimo desejado e poderá usar o dinheiro para o que desejar.

Como funciona a hipoteca no Brasil? 

No Brasil, a hipoteca é bem pouco comum. Mas as instituições que oferecem a opção trabalham de forma simples.

Primeiro, você obtém um empréstimo com ela e dá o imóvel como garantia. Em seguida, vai precisar quitar as parcelas mensais do empréstimo.

Caso os valores não sejam pagos, a empresa vai poder entrar com um processo judicial e solicitar a tomada do imóvel. Assim que isso for feito, o contrato será dado por encerrado.

Vantagens e desvantagens da hipoteca 

Uma das maiores vantagens de hipotecar um imóvel é que esse é um tipo de empréstimo barato.

Isso porque, ao receber o imóvel como garantia do empréstimo, o banco entende que há maior segurança de ele receber o dinheiro de volta. Ou seja, você vai se preocupar em pagar as parcelas em dia, pois não deseja perder o imóvel.

Sendo assim, as financeiras baixam as taxas de juros, o que torna o empréstimo mais barato. Ao mesmo tempo, é comum que o prazo para pagamento seja maior. Dessa forma, as parcelas ficam menores, e é mais fácil de organizar o orçamento.

Alto risco, precisa se planejar bem 

Apesar de a hipoteca ser uma opção interessante de empréstimo, você precisa ter cuidado com ela pois, se não fizer o pagamento das parcelas do empréstimo, você poderá ter seu imóvel tomado pelo banco.

Isso vai ser feito via judicial. Então, além de perder o bem, você vai enfrentar dores de cabeça na justiça, o que nunca é legal.

Então, antes de aderir a uma hipoteca, se planeje bem. Analise cada gasto, planeje seus pagamentos e se organize para evitar gastos desnecessários e conseguir pagar as parcelas.

Além disso, vale a pena comparar a hipoteca com outras opções. O home equity, que foi mencionado anteriormente, a venda de um bem ou outro tipo de empréstimo podem ser alternativas mais vantajosas para o seu caso.

Todo esse cuidado vai garantir maior bem-estar financeiro para você, e também melhor qualidade de vida.

É possível ainda falar de outra desvantagem: a pequena variedade de financeiras que oferecem a opção.

No Brasil, as empresas preferem dar maior atenção ao home equity. No caso do empréstimo com garantia de imóvel, mais simples encontrar uma que ofereça condições realmente favoráveis para você.

Quais os melhores bancos que oferecem essa modalidade de crédito?

No Brasil, apenas instituições muito específicas oferecem a opção de hipoteca tradicional, como as que vemos acontecer nos EUA.

Por isso, você pode ter um pouco de dificuldade de encontrar bancos para esse tipo de contrato. 

Para fazer a hipoteca, pesquise bastante na internet, e depois procure pela reputação de cada instituição. Assim, você vai conseguir encontrar uma instituição que valha a pena.

Na hora de hipotecar seu imóvel, basta entrar em contato com o banco desejado e negociar o contrato. Tenha atenção às regras da hipoteca, e confira as taxas e prazos. Assim, você terá mais segurança de encaixar o acordo no que você pode realmente pagar.

Sobre o Juros Baixos

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e aproveite para entrar em nossa comunidade no Discord e receber conteúdos exclusivos e ainda concorrer a premiações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *