Conclui a polêmica pela renomeação do Estádio Jornalista Mário Filho

Captura de tela 2021 05 25 182259A Assembleia Legislativa do estado brasileiro de Rio de Janeiro aprovou uma polêmica lei que procede ao lendário estádio Maracaná com o nome de Edson Arantes do Nascimento- Rei Pelé, considerado pela paixão do país como melhor futebolista de todos os tempos.

Pese a que os legisladores destacaram que se trata de um merecido homenagem em vida ao três vezes campeão mundial, a lei gerou uma intensa polêmica devido a que deixa no esquecimento ao jornalista Mário Filho, que lhe dá atualmente o nome ao estádio que tem sido cenário dos finais dos Mundiais de 1950 e 2014. A mudança de nome do estádio tem sido criticada pelos familiares de Mario Filho, por historiadores e por alguns setores da imprensa.

O autor da lei, o deputado esquerdista André Ceciliano alegou que o complexo esportivo que abriga o estádio Maracanã, que inclui o ginásio do Maracanãzinho, o parque aquático Júlio Delamare e a Pista de atletismo Célio de Barros, manteria o nome de Mario Filho homenageando ao jornalista.

Somente o estádio de futebol, que abrigou igualmente a final de futebol e a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro 2016, teria o nome de Pelé.

O projeto de lei foi avaliado pelo pleno do Legislativo Regional em regime de urgência e por votação simbólica, quer dizer na que somente intervieram os porta-vozes de cada partido.

O esquerdista do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifestou sua rejeição à iniciativa.

Ceciliano rejeitou as críticas de aqueles que consideram como proselitismo o uso de nomes de personalidades vivas para batizar espaços públicos. “Nesse caso, trata-se de um justo homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente por seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de importantes serviços ao nosso país”, afirmou.

Melhor conhecido por Mário Filho, foi um jornalista e escritor brasileiro. Foi o principal impulsor da ideia de que Brasil crie o maior estádio do mundo para o Mundial que no país organizou em 1950 e defendeu que o mesmo fosse ereto no bairro Maracanã, próximo ao centro da cidade e não num bairro distante. É irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues. É considerado o impulsor do jornalismo esportivo do Brasil. Mario Filho faleceu de um ataque cardíaco no dia 17 de setembro de 1966, aos 58 anos. Em seu honor o Estádio do Maracanã, foi renomeado Estádio Jornalista Mário Filho. 

O Estádio Jornalista Mário Filho foi o maior do Brasil e foi o maior do mundo durante muito tempo. Foi sede das Copas do Mundo de Futebol em 1950 e 2014, E em ambas também foi sede dos encontros que definiram o título.

Somente faltava a opinião do governador interno do Rio, Carlos Castro, ele desistiu e pediu vetar o projeto, dando fim à polêmica.

 O esporte em 2021 é tema central, mesmo numa pandemia, não perde a vigência e a importância social. Lembre de ver os resultados dos jogos de hoje para manter-se informado e saiba que pode entrar no mundo dos prognósticos esportivos quando quiser. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *