Concursos da área jurídica são os mais procurados pelos candidatos

Captura de tela 2022 04 07 145936
Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Direito está entre os cursos que mais oferecem oportunidades em concursos. O aluno formado encontra diferentes possibilidades que a carreira jurídica oferece. Veja!

Os estudantes brasileiros que optam pelo curso de direito muitas vezes são atraídos por ideais como democracia e justiça, ou pelas possibilidades que a carreira jurídica proporciona.

Dentro destas possibilidades, os estudantes apostam nos concursos oferecidos nesta área. Em comparação com outros setores, os concursos jurídicos oferecem vagas com maiores remunerações, além de melhores benefícios.

Existem diversos concursos públicos brasileiros que se tornam a meta de muitos estudantes de Direito, regendo seus estudos e tornando as provas cada vez mais disputadas. Para o formado em Direito, ser aprovado num concurso público representa, muitas vezes, cargos mais elevados, além de realizar funções que um advogado particular não teria oportunidade.

Os concursos mais disputados da área jurídica

Os concursos estão no plano de carreira de muitas pessoas, não importa a área. No Direito, isso acaba sendo mais frequente, fazendo os concursos da área jurídica no Brasil serem muito desejados. Veja os concursos mais procurados atualmente:

  1. Magistratura Federal: concurso para eleger Juízes federais, é conhecido pela dificuldade das provas;
  2. Procurador da República: para eleger procuradores em caráter federal, é um dos concursos mais desejados, pois tem o mesmo salário do Juíz Federal. Mesmo tendo prova com as mesmas fases de Juiz, aprova mais candidatos por concurso;
  3. Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal: são diversos fatores que levam esse concurso a ser um dos mais difíceis, como o número reduzido de vagas, o alto cargo dos candidatos e a dificuldade das provas. 

Curso de Direito: carreira jurídica vai além do cargo de advogado

A faculdade de Direito é um dos cursos mais procurados em várias instituições de ensino, ou seja, está entre os mais escolhidos pelos estudantes. Embora possa gerar dias intensos de estudo, a recompensa é que a carreira jurídica pode ir muito além do cargo de advogado.

Nas milhares de faculdades espalhadas pelo Brasil, seja em caráter presencial ou EaD, os estudantes podem enfrentar a indecisão antes de escolher a carreira que querem seguir. Muitos seguem a carreira dos pais e outros optam por cursos onde o mercado de trabalho traz mais possibilidades. 

Ao escolher a carreira jurídica, o estudante deve saber que estará enfrentando diversas horas de estudo, leitura, e que precisa desenvolver algumas habilidades para se dar bem no ramo. Após formado, as oportunidades são diversas, já que são muitos os concursos na área jurídica.

As possibilidades da carreira jurídica

Existe muito mais no curso de Direito, indo além da advocacia. Veja outras possibilidades da carreira jurídica:

 

  1. Juiz

Sem dúvidas, a carreira de juiz é uma das mais almejadas pelos estudantes de direito. O juiz pode ser federal ou estadual e o cargo deve ser conquistado por meio de concurso público. 

O cargo envolve julgar processos, expedir mandados de apreensão, prisão ou busca, além de outras funções. Se o juiz for federal, sua função é julgar assuntos de interesse da União, geralmente envolvendo tributos federais e previdência social. 

Se for estadual, julga processos entre pessoas físicas, jurídicas e entre o poder público, em assuntos que não sejam relacionados à União, como tributos municipais, estaduais, questões de família e outros assuntos.

Para se candidatar a juiz, o advogado deve ter exercido pelo menos três anos de atividade jurídica.

 

2. Procurador e promotor de justiça

Os dois cargos compartilham a mesma função: defender a população e o Estado em um processo jurídico. O procurador é um cargo acima do promotor, atuando em instâncias superiores nos Ministérios Públicos Federais e Estaduais. 

O promotor pode atuar dentro de diferentes áreas nos Ministérios Públicos e sua função é de extrema importância para o Estado, pois representa a sociedade. 

O cargo de promotor e, posteriormente, de procurador são preenchidos mediante concurso público.

 

3. Defensor Público

Neste cargo, o profissional irá trabalhar junto à população carente, fornecendo assistência jurídica gratuita para quem não tem condições de pagar por esse serviço. As áreas do direito em que o defensor público irá trabalhar são inúmeras, desde trabalhista até o direito penal.

Para conquistar o cargo, é necessário ter exercido prática jurídica de, no mínimo, dois anos e passar por alguns testes orais e escritos.

 

4. Advogado – as várias áreas de atuação

A advocacia traz um extenso leque de atuação, onde o profissional pode ser funcionário público, fazer parte de uma empresa, ter seu próprio escritório de advocacia e prestar serviços como autônomo. 

O advogado pode trabalhar em diversas áreas, como:

  • Direito civil: a maior área do Direito no Brasil está relacionada ao interesse particulares da sociedade, como questões de posse, bens e familiares. O advogado civil pode atuar em adoções, sucessão de bens, inventários e divórcios.
  • Direito do Consumidor: este profissional irá atuar nos direitos dos cidadãos e consumidores perante os fornecedores de serviços e produtos, ou mediar problemas entre estabelecimentos e clientes.
  • Empresarial: o profissional irá atuar na defesa de sociedades privadas ou empresariais quando o assunto são interesses comerciais, como processos de falência, marcas, patentes, entre outros aspectos das empresas.
  • Tecnologia da informação: uma área que está em expansão, o profissional tem como função analisar as questões jurídicas que envolvem o uso da internet, informática e os fornecedores de serviços on-line, como bancos, provedores de internet, lojas virtuais, além de ações em redes sociais.
  • Tributário: o profissional tem como função cuidar das normas relacionadas à arrecadação de taxas e tributos, além das atribuições dos órgãos fiscalizadores.
  • Penal (ou criminal): o profissional irá atuar na defesa ou acusação em casos de crimes julgados pela Justiça.

Agora você já entende porque o curso de Direito está entre os que oferecem mais oportunidades em concursos públicos no Brasil. Afinal, oferece diversas possibilidades na carreira jurídica. 

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *