Conheça mais sobre a terceirização de TI

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Conheça mais sobre a terceirização de TIA Tecnologia da Informação, ou TI, consiste em um conjunto de atividades, soluções e trabalhos envolvendo hardware, software, redes, internet e banco de dados para análise, gerenciamento e controle de conteúdos informacionais. 

De maneira geral, é a área que ajuda os seres humanos a lidarem com as informações, principalmente as digitais.

Com o avanço das mídias virtuais e o advento da internet em quase todos os processos de produção, o número de informações e dados disponíveis aumentou significativamente. 

Por esse motivo, o segmento de TI se tornou indispensável, já que por meio de um único sistema, é possível analisar um grande conjunto de bases.

Não é à toa que os cargos de TI estão entre os mais remunerados em todo o mundo, pois os profissionais atuam na linha de frente de muitas atividades, como na organização de dados para manutenção industrial empresas, organização de cadastros, construção de plataformas virtuais, entre outros.

Devido a ampla procura por profissionais de TI, a terceirização tomou conta do setor, como uma opção viável para grande parte das empresas que precisam dos serviços de gerenciamento, controle e organização das informações e dados.

No artigo de hoje, conheça mais sobre a terceirização de TI, bem como as vantagens e desvantagens da contratação do serviço. Acompanhe a leitura!

O que é a terceirização de TI?

A terceirização se tornou muito comum no Brasil, devido a praticidade na contratação de prestadores de serviço. 

Basicamente, a atividade consiste em entregar para outras pessoas ou empresas, algumas tarefas do seu negócio, sem ter que necessariamente contratar um colaborador específico para a finalidade.

Em geral, serviços de limpeza e manutenção são frequentemente terceirizados. Assim, um condomínio, por exemplo, pode contratar uma empresa de limpeza de fachada para realizar a higienização do local, sem ter que empregar uma pessoa ou uma equipe inteira.

Por isso, a terceirização é a alternativa certa para os negócios que desejam economizar. Afinal de contas, é possível reduzir custos com burocracias na contratação CLT, além de contar com um trabalho altamente especializado

O fornecedor externo terceirizado conta com seu próprio time de colaboradores e sistemas, para executar as tarefas previamente acordadas com o contratante.

No caso da terceirização de TI, a prática normalmente executa funções ligadas à assistência para a infraestrutura tecnológica, como a montagem de quadros elétricos, segurança de cabos, servidores e equipamentos, além da organização de dados e informações da empresa.

A terceirização de TI é considerada uma tendência de mercado, visto que as organizações passaram por muitas reformulações e, cada vez mais, os negócios procuram dar atenção ao seu core business.

Atualmente, até mesmo empresas especializadas em locação de impressoras SP e região podem contar com o profissional terceirizado de TI, responsável por verificar problemas de wi-fi inoperante, falha na transmissão e recebimento de mensagens, computador lento, banco de dados travado, entre outros problemas.

5 vantagens da terceirização de TI

O crescimento da terceirização no Brasil é uma realidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, cerca de 22% dos trabalhadores formais atuavam como terceirizados.

De acordo com a Information Services Group (ISG), o valor dos contratos de terceirização, conhecido como outsourcing, concretizados também em 2018, chegou a US$ 47,8 bilhões, o que representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

Além da terceirização de serviços de limpeza, empresa de pintura SP, entre outras atividades comuns, a área de TI também apresentou um avanço exponencial, ainda mais com a introdução de modernas tecnologias da informação e da comunicação.

Mas quais são as vantagens da terceirização de TI? Abaixo, separamos algumas delas. Confira!

1 – Redução de custos

A redução de custos é um dos principais benefícios dos serviços terceirizados. 

Em um cenário em que é preciso diminuir cada vez mais os gastos, principalmente durante uma crise, contratar a própria equipe interna de TI pode demandar um valor muito alto, sendo algo que está além da realidade para várias empresas.

Isso porque é preciso arcar com custos de encargos trabalhistas, seguro-saúde, benefícios, além de gastos inerentes ao próprio processo de contratação.

Por esse motivo, não somente a terceirização de TI é uma alternativa, mas também de outros serviços. 

Por exemplo, é comum que condomínios terceirizem empresas de elevadores para tomar conta desses equipamentos, com atividades de manutenção e instalação, ao invés de contratar uma equipe própria.

2 – Melhoria na gestão de processos

Outro motivo pelo qual a terceirização de TI é um dos serviços que mais cresce no mercado se dá pela alta qualidade na gestão de processos, sendo possível usufruir de atividades otimizadas e de alta qualidade.

Ao transferir suas demandas tecnológicas para empresas especializadas, é possível contar com profissionais qualificados, assim, o trabalho é feito com garantia e excelência.

3 – Melhoria na eficiência

Uma equipe interna de TI pode sofrer com uma demanda que é entregue todos os dias, o que pode prejudicar a produtividade, devido ao grande número de tarefas incumbidas. Tudo isso pode dificultar o trabalho e prejudicar o desempenho do setor.

Mas, com a terceirização, é possível ter uma alta eficiência. Além disso, as empresas terceirizadas conseguem focar em processos estratégicos, o que ajuda a obter ótimos resultados, com resolução de todas as demandas.

4 – Aumento da segurança

A tecnologia é capaz de auxiliar o trabalho das empresas de várias formas. Por exemplo, uma indústria de ferramentaria e usinagem pode se beneficiar das informações organizadas para otimizar a fabricação de peças.

No entanto, é preciso considerar as vulnerabilidades da tecnologia, que podem se tornar muito prejudiciais para pessoas mal intencionadas. 

Por isso, o trabalho de uma empresa terceirizada de TI não é só gerenciar as informações, mas também garantir a segurança de dados da organização.

Desse modo, é possível evitar ciberataques, bem como a invasão por hackers, que podem atrapalhar os negócios e trazer danos irreparáveis para as empresas.

5 – Melhor retorno sobre investimento

Ter uma empresa terceirizada de TI não é apenas contar com serviços de gerenciamento e organização de dados, mas também ter em mãos relatórios de desempenho, para avaliar a melhoria contínua dos processos e a adequação das atividades, quando necessário.

Com isso, pode-se esperar um excelente retorno sobre investimento, pois com a avaliação dos resultados, é possível tomar decisões mais assertivas e direcionadas para as necessidades de cada organização.

Por exemplo, se uma companhia especializada no aluguel de gerador de energia está com problemas para encontrar dados do cliente, as terceirizadas de TI podem encontrar qual é o erro e, com isso, planejar estratégias específicas.

Quais as desvantagens da terceirização de TI?

Embora a terceirização de TI seja extremamente vantajosa, é preciso considerar alguns pontos negativos do serviço. 

Por esse motivo, caso a sua empresa esteja precisando de uma atividade relacionada à tecnologia, é importante considerar as vantagens e desvantagens, antes de fechar contrato.

Dessa maneira, entre as principais desvantagens da terceirização de TI, destacam-se:

  • Falta de controle do contratante;
  • Custos ocultos que encarecem o serviço;
  • Risco ao compartilhar encargos financeiros;
  • Ruído na troca de mensagens e comunicação.

Além disso, algumas pessoas encaram a terceirização como uma forma de negar oportunidades de desenvolvimento para a equipe interna. 

Ou seja, uma forma de barrar o crescimento dos colaboradores, o que pode ser um problema moral.

Como investir na terceirização de TI?

O primeiro passo para decidir se vale a pena ou não investir na terceirização de TI é considerar as necessidades da sua empresa. 

Por isso, atente-se aos processos mais críticos que precisam ser aprimorados, delimite o cenário atual, projete as expectativas e avalie as condições de mercado.

O planejamento é fundamental para a tomada de decisão no investimento de TI. Isso irá ajudar não só na escolha da empresa, mas também na elaboração de um contrato junto, tanto para o contratante quanto para o contratado.

Depois, faça uma pesquisa das empresas terceirizadas de referência, com cases de sucesso e com uma estrutura organizacional capaz de atender as necessidades da sua organização.

Conclusão

A área de TI se tornou indispensável para vários setores de mercado. Muito disso, deve-se ao avanço da tecnologia da informação e da comunicação, além do crescimento das redes online, como a internet, que são fundamentais para o desenvolvimento de muitas atividades.

Portanto, ter um setor de TI especializado é a oportunidade para se destacar da concorrência, otimizar processos e aprimorar a realização de tarefas, sobrevivendo mesmo diante de adversidades econômicas.

Mas para muitas empresas, pode não ser ideal ter uma equipe interna da TI, devido aos inúmeros custos envolvidos. Uma alternativa é optar pela terceirização do serviço, uma forma de ter um trabalho de qualidade por um excelente custo-benefício.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *