Construa sua imagem online: posicione o seu escritório utilizando o marketing digital

Atualmente o marketing se tornou essencial para as empresas, é uma necessidade para qualquer empresa que queira prosperar em um mercado cheio de concorrentes. Isso também vale para as práticas jurídicas, de pequenas a grandes, especialmente porque nos últimos dez anos o campo se tornou gradualmente superlotado.

A marca do escritório de advocacia e o marketing para advogados são essenciais para estabelecer sua posição dentro de um determinado nicho e para o fluxo constante de clientes preferenciais.

No mundo de hoje, quando todos os concorrentes disputam a atenção de clientes semelhantes, é fundamental ficar à frente das últimas tendências em marketing, para que você possa ficar no topo do jogo.

Naturalmente, o marketing digital é a maneira mais eficaz de atingir seu público. Isso significa melhorar e otimizar seu site, abraçar as mídias sociais, SEO e outras ferramentas online e apostar em novas maneiras de construir sua reputação online. Mas é claro, há mais do que isso.

Aqui estão as estratégias de marketing para escritórios de advocacia mais relevantes a serem aplicadas, para que você fique um passo à frente do seu concorrente.

 

1 – Aposte em um tipo distinto de lei e nicho

Você provavelmente encontrou seu nicho ou especialidade, mas se não, agora é a hora de definir seu posicionamento e descobrir quem é o seu cliente ideal. Saber isso e integrar toda a empresa fará com que todos trabalhem em direção ao mesmo objetivo.

Como um bônus adicional, é fácil dizer não aos clientes, liberando tempo para se concentrar naqueles que você sabe que pode servir melhor.

Segundo a American Bar Association, concentrar seu tempo e esforços em um único campo é a chave para a construção de uma prática jurídica vencedora em um mercado saturado.

 

Existem vários critérios que você pode usar para sua especialização:

*Seu nicho pode ser uma área de atuação específica – lesões corporais, leis de imigração e similares;

*Você também pode se especializar em atender a certos grupos demográficos com base em idade, sexo e classe social;

*Também é possível combinar uma área de atuação e uma meta demográfica, levando a uma abordagem altamente especializada para os clientes.

Distinguir-se praticando uma certa especialidade é um sinal para os clientes de que você é um especialista nesse campo. É provável que os melhores clientes confiem em um advogado especializado em, digamos, lei de direitos autorais, em vez de escolher um generalista.

Indo um passo adiante e criando um nicho para si mesmo, você pode direcionar seus clientes em potencial com mais eficiência. Reduzir o seu público para o marketing digital, como publicidade, mídia social, SEO e conteúdo, trará melhores resultados para seus esforços.

Ele permite que você execute melhor seu plano de marketing do escritório de advocacia e, assim, alcance essa comunidade usando os melhores canais possíveis.

  1. Transforme seu site em uma máquina de vendas

O site da sua advocacia é o primeiro local em que muitos de seus clientes se encontrarão com você e, portanto, é um dos seus canais de marketing mais importantes.

É por isso que deve representar seu trabalho e sua marca da melhor maneira possível.

Em termos de conteúdo, deve ser informativo e útil para o seu público-alvo. É uma boa ideia incluir conteúdo prático, como guias e recursos detalhados, além de descrições claras dos seus serviços. A aparência e a funcionalidade do seu site também são importantes.

Em 2019, os usuários da Internet estão mais conhecedores de tecnologia do que nunca e têm menos probabilidade de confiar em marcas com uma aparência on-line ruim poucos segundos depois de visitarem suas páginas.

Portanto, seu site deve ser bem projetado e empregar práticas recomendadas para a experiência do usuário, para que os clientes possam interagir facilmente com ele.

 

Algumas dicas para um site atrativo e que gere confiabilidade:

*Não subestime o poder dos recursos visuais, pois eles são os mais rápidos de perceber pelos usuários;

*É uma boa ideia incluir imagens, infográficos e vídeos para tornar seu site mais atraente e fácil de usar;

*Além disso, inclua tags alt para suas imagens seguindo estas dicas de imagens da web;

*Pesquisa é importante. Descubra o que seus clientes em potencial desejam de seu site e adapte o conteúdo de acordo com eles;

*Destaque liderança e elogios para estabelecer credibilidade;

*Torne sua página de contato fácil e acessível;

*Uma dica pequena, mas importante: verifique se o seu número de telefone é clicável para que as pessoas possam ligar logo após encontrarem você no dispositivo móvel.

Com 63% do tráfego on-line proveniente de dispositivos móveis, você também precisa garantir que seu site seja totalmente otimizado para dispositivos móveis. Sim, precisa ser rápido. Como a maioria das pessoas espera que uma página seja carregada em três segundos, você deve garantir que não perderá clientes no primeiro minuto.

Por fim, seu site precisa oferecer uma maneira fácil de os clientes em potencial entrarem em contato com você. Um formulário personalizado, uma página de contato ou uma inscrição em uma lista de e-mails podem gerar leads em diferentes estágios da consulta. Lembra daquele número de telefone clicável?

  1. Utilize as estratégias de SEO

Uma parte essencial do marketing on-line para advogados é otimizar seu site para aparecer nos resultados dos mecanismos de pesquisa (SEO). Como muitas pessoas hoje encontram os serviços de que precisam digitando em mecanismos de pesquisa como o Google, sua classificação nos resultados é crucial quando se trata de a probabilidade de sua empresa ser encontrada.

Quando as pessoas acessam seu site e se ele atende aos critérios listados na seção anterior, eles podem usar seu formulário de contato para obter mais informações.

Existe um ditado amplamente conhecido entre os profissionais de marketing digital: o melhor lugar para esconder um corpo morto é a página dois do Google.

Por esse motivo, convém classificar na primeira página do Google. A otimização SEO envolve garantir que suas páginas se refiram a determinadas palavras-chave que seus clientes procuram, como “aconselhamento jurídico sobre propriedade intelectual” ou “serviços legais de falência”.

 

Práticas de SEO recomendadas:

*As palavras-chave que você segmenta também devem aparecer em títulos, meta descrições e tags de cabeçalho;

*O visual deve ser otimizado com descrições que incluem palavras-chave relevantes;

*Dessa maneira, os mecanismos de pesquisa poderão discernir os tópicos de suas páginas e exibi-los quando um usuário pesquisar com determinadas palavras;

*Otimize seu site para a localização da sua empresa, pois muitos clientes digitariam diretamente a cidade ou usariam a opção “Perto de mim” no Google.

 

  1. Adote o marketing de conteúdo

O uso do marketing de conteúdo cresceu exponencialmente na última década, provando que ele possui um grande potencial para educar seu público e converter leads em clientes.

Em essência, consiste em criar um texto útil que forneça às pessoas informações valiosas. O primeiro passo é cuidar do conteúdo que aparece nas seções principais do seu site. É melhor usar um criador de conteúdo profissional que possa formular seus serviços da maneira mais amigável e adequada, levando em consideração os princípios de SEO.

Depois de criar ou aprimorar as páginas principais, é hora de lançar um blog em que você possa compartilhar artigos. É aqui que o marketing de conteúdo real para o seu escritório de advocacia começa.

Isso envolve a criação de conteúdo que responda às perguntas de seus clientes, incluindo postagens em blogs, ebooks, cursos por e-mail e muito mais.

 

O valor do marketing de conteúdo para escritórios de advocacia

Esses esforços funcionam em vários níveis. Antes de tudo, produzir conteúdo relevante e de alta qualidade para seus clientes em potencial é útil para eles. Ao encontrar essas páginas nos mecanismos de pesquisa, as pessoas consideram o uso de seus serviços devido à satisfação com o conteúdo e à confiança em seus conhecimentos.

Além disso, o conteúdo em si pode aumentar drasticamente sua classificação nos resultados de pesquisa. O Google, por exemplo, prioriza sites que produzem conteúdo rico e útil. Por último, mas não menos importante, o marketing de conteúdo é sua chave para a construção da sua marca.

Se bem feito, sinaliza às pessoas que você sabe do que está falando, para que você seja um bom profissional cujos serviços valem a pena.

 

  1. Aumente sua reputação online com as mídias sociais 

A presença on-line de sua prática jurídica seria incompleta sem a mídia social. Esses canais são o local em que você pode construir a reputação da sua marca, alcançar os clientes e estabelecer sua posição no mercado.

Segundo o Social Media Examiner, 51% dos clientes relataram que a resposta da marca lhes deu uma visão favorável “um pouco mais” ou “muito mais” da marca.

É por isso que a mídia social para escritórios de advocacia é uma tática altamente eficaz para aumentar seu público e, assim, alcançar mais clientes em potencial.

E não se trata apenas de compartilhar seu conteúdo mais recente. Você também deve adotar a comunicação com seus clientes em potencial, para poder desenvolver melhores relacionamentos com eles ao longo do tempo.

A venda social também é uma tática útil a ser considerada. Mais da metade dos advogados informa que a mídia social os ajuda a desenvolver novas oportunidades de negócios. Em essência, a venda social significa usar interações e compartilhar nas mídias sociais para promover seus serviços.

Envolve não apenas atividades de marketing direto, mas também simplesmente construir relacionamentos com clientes em potencial e clientes por meio de conversas online. Existem várias ferramentas úteis que podem ser úteis no processo.

 

  1. Publicidade paga e marketing tradicional

Independentemente da localização do seu escritório de advocacia, é provável que haja publicações e publicações locais que você possa entrar em contato para obter oportunidades de publicidade paga.

Para publicações em que você está interessado, ligue ou envie um e-mail e peça um kit de mídia, que deve fornecer audiência, circulação e preços para tamanhos de anúncio variados.

Você também pode iniciar uma campanha de marketing digital usando o Google ou os canais de mídia social que permitem segmentar seus clientes ideais. O Google oferece um guia útil para criar campanhas pagas.

As campanhas de pagamento por clique (PPC), por exemplo, são uma maneira eficaz de rastrear seus esforços de marketing com um investimento mínimo.

 

  1. Acompanhe o progresso com ferramentas de análise e inteligência

Não há dúvida de que as atividades de marketing podem custar muito tempo e recursos. Como em todas as outras empresas, é importante que você saiba onde está com seus esforços.

Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo com a análise de campanhas de marketing.

Eles podem fornecer dados sobre:

*A classificação das páginas;

*O desempenho das postagens do blog;

*O sucesso de seus esforços em mídia social;

*O impacto de uma campanha de e-mail.

Ao analisar essas informações, é possível determinar quais atividades trazem resultados suficientes, onde você deve se concentrar mais e o que deixar de lado. Você também pode tomar melhores decisões sobre quais canais on-line usar mais para distribuir seu conteúdo.

 

Conclusão

Comece a explorar hoje as ideias de marketing para escritório de advocacia! É essencial manter-se atualizado com as tendências do marketing. É assim que você tem a garantia de que pode alcançar seus clientes da maneira mais eficaz, considerando o mundo tecnológico em que vivemos.

Desde otimizar seu site até usar vendas sociais, as táticas listadas aqui darão um novo começo à sua base de clientes e construção de sua marca.

 

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