Consulta débitos IPVA: saiba onde e como fazer?

consulta debito ipva

 

*Diego Andrade

Meta-description: Consultar o IPVA não precisa ser uma dificuldade. Hoje em dia existem formas alternativas de pesquisa e de pagamento do IPVA. Saiba mais neste artigo.

Você sabe como fazer a consulta débitos do IPVA? Se não sabe, é importante aprender antes de quitar os tributos de 2020, 2021 ou anos subsequentes.

Afinal, o IPVA não é um imposto tão bem organizado como é o caso do IPTU. No IPTU, recebemos o boleto organizado em casa, com todas as datas e códigos de barra para pagar.

No IPVA, não. É preciso pesquisar sobre o imposto para poder fazer o pagamento correto. A situação fica ainda mais difícil quando queremos parcelar o tributo.

Mas e aí, como fazer a consulta de débitos do IPVA? Basta seguir a leitura para aprender e não errar mais!

 

O que é o IPVA?

A sigla IPVA vem de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. O tributo é cobrado de motoristas que sejam donos de veículos motorizados que andam sobre a terra, como carros, motos, motocicletas, caminhões e ônibus.

Por ser um tributo de competência estadual, o IPVA é diferente em cada uma das unidades federativas do país, incluindo suas taxas cobradas e método de parcelamento, além das datas em que o imposto deve ser pago.

A cada ano, as datas mudam, o que confunde muito os motoristas e dificulta que o parcelamento possa ser feito de maneira adequada.

Por isso, é importante aprender como consultar os débitos do IPVA para não cometer o erro de ficar sem pagar o imposto, o que acaba acumulando e gerando consequências negativas no futuro, inclusive se você tiver o objetivo de vender o carro.

 

Como fazer a consulta de débitos do IPVA?

A consulta débitos IPVA pode ser feita de algumas maneiras diferentes. Uma delas é pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado.

O método exato é diferente em cada unidade federativa, pois cada governo tem a prerrogativa de montar o seu site de uma forma. Por isso, o caminho exato para a consulta é diferente em cada um.

No entanto, o básico deve ser entrar na área sobre Impostos ou sobre o IPVA e clicar em fazer a consulta. Cada site também pede por um documento específico, sendo o Renavam o mais usado para isso.

Uma ferramenta mais útil, fácil de usar e igualmente confiável é o Web Despachantes. O serviço (gratuito) pode ser usado pelo seu site oficial ou pelo aplicativo para Android ou iOS.

Basta selecionar o seu estado (o serviço só está disponível em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraíba e Espírito Santo) e então inserir o seu Renavam no campo de busca.

Além do IPVA 2020, os resultados da busca mostraram todos os débitos ligados ao seu carro, como o licenciamento e multas a pagar. Assim, fica muito mais fácil organizar a sua vida financeira.

Isso sem falar na facilidade do sistema, que é muito ágil e intuitivo, ao contrário das páginas governamentais, que tendem a ser mais lentas e complicadas de usar.

 

Quais as melhores formas de pagar o imposto?

Depois de consultar os débitos do IPVA para o seu carro (que são calculadas com base na alíquota de cada estado e usando o valor base do automóvel na Tabela FIPE), é hora de decidir como irá pagar o imposto.

Novamente, o WebDespachantes é a melhor opção. O site permite a possibilidade de quitar o imposto usando o cartão de crédito.

Assim, o Imposto não fica preso ao sistema do governo (que, na maior parte das vezes, só permite parcelamento em 3 parcelas).

No WebDespachantes, é possível parcelar o IPVA em até 12 vezes, o que torna o tributo muito mais acessível e com um peso muito menor no seu bolso.

Assim, dá para controlar melhor a sua vida financeira e pagar o IPVA não fica tão pesado, especialmente agora no começo do ano quando existem outros tributos a pagar (como o já citado IPTU), ainda existem parcelas do Natal e temos outros gastos típicos da época.

 

É seguro usar o WebDespachantes?

Essa é uma dúvida muito comum. Afinal, trata-se de um serviço que você não conhece e que pede o seu cartão de crédito para funcionar. Mas sim, o WebDespachantes é confiável e seguro.

O serviço foi homologado pelo Denatran em 2018, através da Portaria nº 179. Além disso, o site e serviço deles é montado com as melhores normas de segurança digital atuais.

O sistema usa o protocolo de segurança SSL para criptografar os dados trocados entre os usuários e o servidor, de modo a evitar que a informação seja interceptada. Além disso, existem certificações de pagamento em ordem para evitar fraudes.

Isso em falar no fato de que cada transação é verificada manualmente para garantir uma camada extra de proteção contra qualquer tipo de problema ou de interferência externa.

Assim, dá para dizer que o WebDespachantes é bem seguro e que funciona muito bem para o que propõe. Para quem tem débitos automotivos, incluindo o IPVA, é uma excelente opção.

E aí, aprendeu como faz a consulta débitos IPVA 2020? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *