Marketing esportivo: 5 estratégias chave para ter sucesso nos eSports

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Triunfar no mundo dos jogos de vídeo competitivos requer ter em conta 5 grandes chaves estratégicas. Mais do que um negócio extremamente produtivo, a indústria dos eSports tornou-se uma cultura em constante evolução.

A audiência eSports cresce a passos acelerados ano após ano, formando uma comunidade sólida que não só participa em jogos de vídeo, mas também segue todos os conteúdos relacionados com este movimento e aposta pelos seus favoritos em empresas online como a Betway, legítima marca de apostas.

Os esportes eletrônicos estão alcançando um alto nível de profissionalismo em países como Coréia do Sul, EUA, e Espanha. Por exemplo, em Espanha o número de espectadores chega a 5,5 milhões, o sector conta com 300 profissionais e 100 jogadores profissionais, segundo dados fornecidos pela Associação Espanhola de Videojogos (AEVI).

Muitas empresas estão se integrando a esta indústria, mas o mais importante neste processo é conhecer bem o negócio dos eSports e aplicar as melhores estratégias de marketing para alcançar o sucesso.

 

Estratégias chave nos eSports

Os desportos electrónicos são competições profissionais de jogos de vídeo, embora possam ser jogados tanto a nível profissional como amador. Os jogadores profissionais podem competir em uma ampla variedade de ligas e torneios em títulos como: League of Legends, Fortnite, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive e Playerunknown’s Battleground.

Os especialistas garantem que, em 2022, a audiência dos Estados Unidos ultrapassará os 640 milhões de pessoas, na sua maioria composta pela geração de millennials e centennials. Esta audiência consome eSports através de dispositivos móveis e computadores, além de seguir os eventos em plataformas como Twitch e YouTube.

Entre em contato com influencers

Relacione-se com influencers da indústria para coordenar em forma conjunta o impulso promocional da marca. Nesta colaboração é importante que exista empatia e identificação com os valores e o perfil da marca. Se você não tem um orçamento suficientemente alto para pagar influencers consagrados, e com muitos seguidores, contrate um micro com um público leal.

Estas celebridades da internet podem aumentar a visibilidade da sua marca ou empresa em um curto período de tempo. É importante contratar influencers que tenham um bom prestígio, e comentários positivos, nas redes sociais e plataformas como Twitch e YouTube.

 

Patrocine uma equipe de eSports

Uma das melhores estratégias para atrair a atenção da audiência dos eSports é patrocinar um clube ou servir como fornecedor oficial. Ambas as opções são eficazes como método de marketing para dar maior visibilidade à marca.

Empresas como a Coca-Cola, Movistar, Red Bull, Orange e outras do âmbito de apostas como a Betway patrocinam torneios e equipes de eSports para projetar amplamente a marca na comunidade.

 

Contribua para o crescimento dos jogadores profissionais

Há muitos novos jogadores com talento e habilidades no mundo dos jogos de vídeo que podem ser projetados como grandes estrelas no futuro. Contate estes jogadores com potencial competitivo e contribua com as suas carreiras profissionais. Estas ações são importantes para se dar a conhecer e conseguir um maior impacto na comunidade de seguidores dos eSports.

 

Use canais de streaming para publicidade

Milhares de seguidores de diferentes partes do mundo seguem os torneios transmitidos via streaming, geralmente através das plataformas Twitch e YouTube. Uma excelente oportunidade para planear uma estratégia viável nestes canais e chegar ao público-alvo.

Pesquisas recentes mostraram que 2 em cada 3 espectadores que veem anúncios em vídeos em streaming lembram a marca e até entram no site para conhecer melhor o seu conteúdo.

 

Gere conteúdo de valor para os usuários

Ofereça conteúdo de valor para seu público-alvo, de acordo com suas preferências e interesses. Um bom conteúdo melhora a experiência de navegação no site e motiva os seguidores da marca a se manterem atualizados. Desta forma, os usuários recordarão positivamente de tudo relacionado à marca.

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