Novas ferramentas tecnológicas aproximam fãs dos seus interesses e mudam relações sociais

0

“Internet e smartphones permitiram que fãs se aproximassem dos seus interesses favoritos”

As novas ferramentas tecnológicas lançadas ao longo das últimas décadas têm aproximado cada vez mais os fãs dos seus interesses e transformado as relações sociais ao redor do mundo, e em poucos setores isso é tão proeminente quanto no das modalidades esportivas.

Relação entre fãs do esporte e suas modalidades favoritas está cada vez mais próxima

Assim como o avanço da legislação no mundo digital, a maneira como os fãs de esportes experimenta as modalidades que amam, que vão do futebol até o beisebol, está em constante evolução.

À medida que essas mudanças ocorrem e novas tecnologias surgem, cada vez mais as equipes esportivas têm reconhecido o valor e a importância do envolvimento e aprimorado suas conexões.

Na realidade, ao longo da última década as equipes e as ligas esportivas têm dedicado cada vez mais tempo e recursos para aproveitar uma verdadeira miríade de novas ferramentas e propostas de forma a cultivar um relacionamento forte e próximo com seus fãs através de uma experiência personalizada.

Existem muitas maneiras pelas quais isso tem ocorrido nesses dez anos e as diversas redes sociais existentes, como Facebook, Twitter, Reddit, Instagram e YouTube, aliadas às chamadas ferramentas de comunidades, como os sites e aplicativos feitos pelos clubes para a comunicação com os fãs, são algumas das principais estratégias utilizadas pelos clubes para lucrar.

Da mesma forma que o território virtual se tornou um ótimo espaço para comunicação e defesa de direitos fundamentais, essas ferramentas e as redes sociais facilitaram a comunicação entre os clubes e seus torcedores, como o popular Corinthians, que já entrou de cabeça nessa onda.

Por exemplo, em janeiro de 2021 o clube utilizou o divertido aplicativo Toonme para postar diversas fotos do elenco como cartoons nas redes sociais. A “fiel” entrou na brincadeira e o conteúdo viralizou, com uma enorme quantidade de fãs interagindo para pedir que as próximas escalações do Corinthians fossem feitas nesse estilo cartunizado.

O Corinthians não é a única equipe brasileira que tem utilizado redes tecnológicas ao seu favor e o São Paulo também conta com uma forte presença digital.

Além das diversas postagens em redes sociais, o clube desenvolveu o “SPFC App”, um aplicativo próprio que fornece todo tipo de informação para os torcedores e permite que eles se conectem de uma forma ainda mais direta e sem intermediários com a equipe.

Aproximação de fãs com esportes vai além das equipes

Outra nova ferramenta tecnológica que está alterando as relações humanas são as de apostas esportivas online. Realizadas por meio de sites de apostas esportivas como Betway, elas têm aproximado os fãs dos seus esportes favoritos e criado comunidades de apostadores voltadas para esse hobby.

Famosas há anos em países como a Inglaterra, as apostas esportivas recentemente explodiram em popularidade ao redor do mundo e transformaram a forma de encarar diversas modalidades, isso principalmente pelo surgimento de comunidades online de apostadores.

Unidos pelo desejo de apostar da melhor forma possível em esportes que vão do já mencionado futebol até modalidades de nicho como o badminton, esses entusiastas têm movimentado a internet. É possível encontrar desde fãs que se comunicam por grupos no Facebook para compartilhar as melhores opções na hora de apostar, até especialistas e profissionais que oferecem cursos pagos.

Além disso, aplicativos como o Telegram e o WhatsApp, que têm até mesmo sido utilizado como instrumento de comunicação processual, também contam com diversos grupos de entusiastas de apostas.

Além dessas comunidades movimentadas, outra forma pela qual as apostas esportivas e, em escala menor, jogos de fantasy como o “Cartola FC”, alteraram de forma significativa a relação entre os fãs e seus interesses foi a criação de um aumento significativo na demanda por informações e dados de todos os tipos.

Se antes saber mais sobre equipes e jogadores estava relacionado apenas a curiosidade dos fãs, atualmente ter acesso a essas informações é crucial para fazer apostas e escolher o elenco do fantasy da melhor forma possível.

Isso fez com que tabelas de classificação, estatísticas atualizadas e todo tipo de dados relevantes para o desempenho de jogadores e equipes estejam mais acessíveis do que nunca e essa nova realidade não apenas elevou a experiência de assistir todos os esportes a outro nível de compreensão, mas fizeram com que os entusiastas nunca estivessem tão bem informados em relação ao que está ocorrendo em campo e fora dele.

Próxima onda de entretenimento deve alterar ainda mais essas novas relações

As relações atuais entre os fãs e seus interesses já mudaram de forma significativa nos últimos anos, mas a chegada iminente da Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) estreitará ainda mais essas relações.

Esse tipo de tecnologia já está sendo utilizada em esportes como basquete, que conta com transmissão de partidas em RV desde 2017, e no futuro cada vez mais esportes devem contar com esse tipo de transmissão que permite assistir a um jogo dentro do estádio sem sair do sofá de casa.

Da mesma forma, aplicativos como o “MLB Ballparks” já tem utilizado a RA para permitir que entusiastas acessem todo tipo de dados ao vivo enquanto assistem a um jogo de beisebol em um estádio.

No aplicativo, os fãs podem interagir com estatísticas detalhadas e visualizações de dados diretamente dos seus smartphones. No futuro, esse tipo de tecnologia será utilizado em muito mais esportes além do beisebol, e permitirá que os fãs tenham acesso a esses dados através de lentes inteligentes e dispositivos ainda mais compactos e portáteis.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.