Estudante de Direito: Saiba como os gráficos podem te ajudar nos estudos

Receba conteúdos e matérias com os maiores especialistas de Direito do Brasil

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar.

Captura de tela 2022 02 02 185544

Se você é estudante de direito, precisa lidar diariamente com uma grande carga de informações. Saiba como os gráficos podem te ajudar nos estudos.

Se você está estudando para se tornar um profissional da área de direito, sabe da importância de conseguir expor suas ideias e opiniões muito bem. Por isso, a utilização de diagramas e gráficos para apresentações pode fazer toda a diferença – da graduação à atuação no mercado!

Exercer a profissão de direito significa conseguir articular termos teóricos de forma precisa e concisa. Muitas vezes essa demanda pode parecer difícil, afinal quem já não teve dificuldade em organizar seus pensamentos para fora do papel?

Nesse sentido, existem programas com modelos de diagramas e fluxogramas para te ajudar em situações como uma apresentação do seu curso de direito.

Aprenda como utilizar as ferramentas para criar apresentações mais interessantes e coesas!

Mapa Mental

Antes de falar sobre gráficos e diagramas, é preciso que você conheça o software EdrawMind. Ele permite que o usuário crie mapas mentais e outros infográficos do zero ou que use alguns dos modelos já previamente preparados.

Para criar diagramas e gráficos para apresentações, uma sugestão é contar com o EdrawMind. Por isso, as dicas que você encontrar por aqui, são focadas nesse software e no auxílio que ele oferece.

Sobre o Mapa Mental, esse é um recurso visual que permite visualizar uma ideia ou um conceito como um todo, partindo de um ponto central para suas ramificações.

O emprego de um mapa mental pode ser crucial para o estudante ou profissional de direito que deseja fixar os diversos conteúdos estudados, ou que queira constatar suas ideias de uma maneira mais prática.

Também é usado para reuniões de brainstorming, técnica que pode ser usada na mediação de conflitos jurídicos. Essa técnica pode ser fundamental na resolução de problemas que enfrentam um grande impasse.

Captura de tela 2022 02 02 185557

Diagrama Espinha de Peixe

Além do Mapa Mental, outro gráfico interessante é o Diagrama Espinha de Peixe, também conhecido como Diagrama de Ishikawa, criado pelo engenheiro Kaoru Ishikawa na década de 60.

A utilização desse gráfico é essencial para a apresentação de um problema ou de uma investigação, por possibilitar que cada parte seja destrinchada e separada em segmentos menores.

Essa segmentação assemelha-se ao formato de uma espinha de peixe, permitindo ao usuário detectar facilmente as causas e subcausas envolvidas em cada um dos componentes de determinado problema.

A utilização desse diagrama e gráfico criativo pode ser de grande ajuda na resolução de complicações jurídicas que necessitem de uma atenção redobrada, como os estudos de casos comuns na graduação de direito.

Criador de Fluxograma

Essa ferramenta é indicada para aquele momento em que precisamos enxergar o desenvolvimento de um processo do início ao fim.

Para o estudante de direito, ter a capacidade de organizar suas ideias visualmente em um fluxograma pode servir de amparo para suas práticas futuras. Esse modelo de diagrama e gráfico criativo é ideal para descomplicar procedimentos que até então podem ter parecido ser impossíveis de se resolver.

O uso dos Fluxogramas também é apropriado para documentar, estudar e planejar processos complexos.

Ao desenvolver um fluxograma no EdrawMind, você tem uma representação gráfica sequencial de cada etapa do processo a ser analisada e monitorada. Composto por forma geométricas, você tem uma representação de quais direções podem ser tomadas para que a solução esperada seja efetiva.

Captura de tela 2022 02 02 185610

Organograma

Esse formato de gráfico é utilizado na representação da estrutura formal de uma empresa ou de uma instituição de forma hierárquica.

Apesar de ser mais comum na estruturação de empresas, esse modelo de diagrama pode ser utilizado também, por exemplo, na apresentação dos órgãos de poder judicial brasileiros. O grande destaque fica para o uso do gráfico na identificação e no estudo dos órgãos que competem os três poderes.

Em especial, para compreender todos os âmbitos do Poder Judiciário. Ou até para demonstrar quais são as pessoas que exercem os cargos atribuídos a esse Poder.

Outro uso do Organograma está na análise de detectar falhas estruturais que podem ser verificadas através da visualização organizacional de diversos órgãos.

Mais qualidade nas apresentações

Quem estuda direito sabe o quanto de informações uma pessoa precisa absorver por dia. Por isso, quando existem ferramentas como o EdrawMind, que possibilita que o usuário elabore seu próprio diagrama e gráfico criativo da melhor forma possível para organizar as ideias, precisamos falar a respeito.

Assim, com apenas um clique é possível transformar sua base de dados informacionais em um excelente gráfico.

Mais qualidade nas apresentações, mais absorção e aprendizagem das informações, e mais tranquilidade para o acadêmico de di

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEITURAS RECOMENDADAS

A retenção de passaportes e os meios atípicos de execução

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar. Atualmente, muito se discute sobre as medidas atípicas adotadas pelo Poder Judiciário com o objetivo de dar maior efetividade ao processo de execução por meio do

Dicas para fazer uma boa gestão de contratos

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar. A gestão de contratos é o processo de gerenciamento que envolve a execução e a análise de contratos, a fim de maximizar o desempenho operacional e