SXSW – Confira, direto do Texas, o que aconteceu no sexto dia do maior festival de inovação do mundo.

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar.

Por: Rodrigo Gonzalez – Diretor Jurídico no Âmbito Jurídico.

Buildings in Austin Texas DSC09134 2
Por Daderot

Passamos da metade do evento SXSW, direto de Austin, no Texas, e a programação segue surpreendendo ao lançar novidades. Isso nos mostra como como a inovação e a criatividade andam muito próximas.

No 6º dia ocorreram vários outros conteúdos sobre WEB3, que é tida como a nova forma de interação na internet, baseado na ideia da descentralização com tecnologias como o blockchain. Essas tecnologias podem parecer ainda muito complexas para compreendermos, mas cada vez mais vão fazer parte do nosso dia a dia.

A Web3 não só promete empoderar os produtores de conteúdo online, mas também aproximar o ambiente virtual do presencial, fazendo com que cada vez mais haja uma fusão entre esses dois universos.

Mais uma apresentação importante que ocorreu foi apresentada por um C-Level da Amazon, Jeff Blankenburg, responsável pelo desenvolvimento da Alexa, solução que é responsável não só pelo produto físico, mas especialmente pelo software de reconhecimento e comandos de voz.

Na apresentação ele trouxe uma retrospectiva de mudanças que a tecnologia provocou nos nossos costumes, como hoje as pessoas estão ansiosas por mais informações e sempre usam a internet para checar dados (inclusive em conversas informais).

Mas o principal ponto da palestra foi a reflexão de como estamos automatizando mais e mais partes das nossas vidas, seja através dos smartphones, aplicativos ou de produtos como a própria Alexa, que auxilia na automatização das casas das pessoas. E que, para cada vez resolver mais dores das pessoas, as empresas responsáveis por essas tecnologias estão coletando mais dados pessoas e entrando mais na privacidade das pessoas.

Qual vai ser o limite dessa troca? Até onde as pessoas vão abrir mão dos seus dados em troca das empresas de tecnologia oferecerem mais facilidades?

Além de todas essas provocações, o evento tem ampliado o debate sobre a pegada de carbono que as empresas e as pessoas estão produzindo e como isso impacta no aquecimento global.

Dentro do conteúdo apresentado no evento, eles já tratam o aquecimento global como um fato. Não é mais questionado que o clima da Terra está sofrendo alterações, mas sim as razões dessas mudanças e como os indivíduos podem fazer para provocar mudanças.

E novamente ocorre o desafio legislativo de acompanhar essas mudanças, porque a compensação de carbono já se mostra um grande mercado, mas com dificuldades de regulamentação.

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEITURAS RECOMENDADAS

A retenção de passaportes e os meios atípicos de execução

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar. Atualmente, muito se discute sobre as medidas atípicas adotadas pelo Poder Judiciário com o objetivo de dar maior efetividade ao processo de execução por meio do

Dicas para fazer uma boa gestão de contratos

Você gostaria de escrever e publicar no Âmbito Jurídico? Clique aqui para se cadastrar. A gestão de contratos é o processo de gerenciamento que envolve a execução e a análise de contratos, a fim de maximizar o desempenho operacional e