Tecnologia entra no foco de investimentos de Venture Capital na pandemia

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Advogada Sheila Shimada destaca que foi registrada forte atividade no setor no primeiro quadrimestre de 2020, em especial nos estágios Seed e Pre-seed

A velocidade do investimento e o mercado de tecnologia viu nos últimos anos uma aceleração da alocação do capital dos fundos. Pesquisas realizadas pela Kauffman Fellows, com 90 gestoras em todo o mundo, mostram que 75% acredita que haverá desaceleração na alocação de capital ao longo dos próximos anos, em comparação com período anterior.

Uma consequência da provável desaceleração será um volume menor de chamadas de capital ao longo de 2020. Em contrapartida, a pandemia acelerou a tendência de investimento nesse setor em função de novas tendências na rotina mundial como trabalho remoto, ensino à distância, telemedicina, logística, e-commerce, entretenimento em casa e serviços financeiros digitais.

Assim, concluímos através da análise de gráficos apresentados pela TTR e demais players do mercado que os investimentos de Venture Capital no Brasil tiveram forte atividade no primeiro quadrimestre de 2020, em especial nos estágios Seed e Pre-seed.

Além disso, os principais fundos de Venture Capital em atuação no país têm volume recorde de recursos disponíveis para novas startups em estágios iniciais de desenvolvimento. E apesar da expectativa de um fluxo de negócios um pouco mais lento nos próximos meses, deve continuar intensa a busca por oportunidades em empresas com potencial para dominar diversos setores da economia com modelos baseados em tecnologia.

Com isso, as chamadas de capital dos fundos de Venture Capital tendem a ficar mais espaçadas a fim de aproveitar melhor as tendências da safra de negócios pós pandemia. Ou seja, as crises do passado apontam que foram momentos catalisadores de mudanças em larga escala, com criação de players que dominaram novos mercados ao longo dos anos seguintes. É esperada, então, uma redução significativa de rodadas late-stage, principalmente em função da retração de investidores internacionais que vinham dominando estes estágios no Brasil.

Por outro lado, a atividade de M&A de empresas financiadas por Venture Capital está em seu nível mais alto nesses primeiros meses do ano, tanto pela consolidação entre startups, “acquihires” ou aquisições por incumbentes de diversos setores que buscam um processo de transformação digital mais rápido e assertivo.

Sendo assim, podemos de verdade acreditar que o mercado passa por transformações e redirecionamentos e apesar de poder haver alguma retração, os investimentos não irão parar mesmo com a pandemia.

Captura de Tela 2020 09 09 as 19.58.34Sobre a Sheila Shimada

Advogada, Sheila Shimada é professora de Direito Empresarial na ESE Sebrae, sócia no escritório Shimada Advocacia e Consultoria, atua com especialidade em direito societário especialmente em operações e negociações societárias entre sócios e/ou acionistas a nível nacional e internacional (M&A ou F&A).

Sobre a Shimada Advocacia e Consultoria

SHIMADA ADVOCACIA E CONSULTORIA é um escritório de advocacia exclusivo e inovador, especialista em direito empresarial, com foco no direito societário. Com tecnologia e ferramentas jurídicas, contribuem para o crescimento sustentável de empresas, estruturaram a gestão de negócios, apoiam operações de fusões e aquisições de forma audaciosa e eficaz e oferecem uma estrutura tecnológica e humana diferenciada com grupos setoriais e desks internacionais formados por advogados considerados experts pelo mercado e pelas principais publicações nacionais e internacionais.

Mais informações: http://www.advocaciashimada.com.br/

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *