Tecnologia entra no foco de investimentos de Venture Capital na pandemia

Advogada Sheila Shimada destaca que foi registrada forte atividade no setor no primeiro quadrimestre de 2020, em especial nos estágios Seed e Pre-seed

A velocidade do investimento e o mercado de tecnologia viu nos últimos anos uma aceleração da alocação do capital dos fundos. Pesquisas realizadas pela Kauffman Fellows, com 90 gestoras em todo o mundo, mostram que 75% acredita que haverá desaceleração na alocação de capital ao longo dos próximos anos, em comparação com período anterior.

Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto para Livraria do Âmbito Jurídico!

Uma consequência da provável desaceleração será um volume menor de chamadas de capital ao longo de 2020. Em contrapartida, a pandemia acelerou a tendência de investimento nesse setor em função de novas tendências na rotina mundial como trabalho remoto, ensino à distância, telemedicina, logística, e-commerce, entretenimento em casa e serviços financeiros digitais.

Assim, concluímos através da análise de gráficos apresentados pela TTR e demais players do mercado que os investimentos de Venture Capital no Brasil tiveram forte atividade no primeiro quadrimestre de 2020, em especial nos estágios Seed e Pre-seed.

Além disso, os principais fundos de Venture Capital em atuação no país têm volume recorde de recursos disponíveis para novas startups em estágios iniciais de desenvolvimento. E apesar da expectativa de um fluxo de negócios um pouco mais lento nos próximos meses, deve continuar intensa a busca por oportunidades em empresas com potencial para dominar diversos setores da economia com modelos baseados em tecnologia.

Com isso, as chamadas de capital dos fundos de Venture Capital tendem a ficar mais espaçadas a fim de aproveitar melhor as tendências da safra de negócios pós pandemia. Ou seja, as crises do passado apontam que foram momentos catalisadores de mudanças em larga escala, com criação de players que dominaram novos mercados ao longo dos anos seguintes. É esperada, então, uma redução significativa de rodadas late-stage, principalmente em função da retração de investidores internacionais que vinham dominando estes estágios no Brasil.

Por outro lado, a atividade de M&A de empresas financiadas por Venture Capital está em seu nível mais alto nesses primeiros meses do ano, tanto pela consolidação entre startups, “acquihires” ou aquisições por incumbentes de diversos setores que buscam um processo de transformação digital mais rápido e assertivo.

Sendo assim, podemos de verdade acreditar que o mercado passa por transformações e redirecionamentos e apesar de poder haver alguma retração, os investimentos não irão parar mesmo com a pandemia.

Sobre a Sheila Shimada

Advogada, Sheila Shimada é professora de Direito Empresarial na ESE Sebrae, sócia no escritório Shimada Advocacia e Consultoria, atua com especialidade em direito societário especialmente em operações e negociações societárias entre sócios e/ou acionistas a nível nacional e internacional (M&A ou F&A).

Sobre a Shimada Advocacia e Consultoria

SHIMADA ADVOCACIA E CONSULTORIA é um escritório de advocacia exclusivo e inovador, especialista em direito empresarial, com foco no direito societário. Com tecnologia e ferramentas jurídicas, contribuem para o crescimento sustentável de empresas, estruturaram a gestão de negócios, apoiam operações de fusões e aquisições de forma audaciosa e eficaz e oferecem uma estrutura tecnológica e humana diferenciada com grupos setoriais e desks internacionais formados por advogados considerados experts pelo mercado e pelas principais publicações nacionais e internacionais.

Mais informações: http://www.advocaciashimada.com.br/

O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados…

*Por Victor Fernandes Cerri de Souza Praticamente todas as evidências, sejam em litígio judicial, arbitragem, ou relacionadas a investigações realizadas por reguladores ou autoridades...
MariaEduarda
2 min read

O impacto do compliance nas empresas conscientes

Por Yuri Sahione* A grande maioria dos segmentos de negócios no Brasil passou a ter mais proximidade com práticas de compliance dentro do contexto...
MariaEduarda
2 min read

Advogado explica quais são as leis e órgãos que…

O Dr. Paulo Akiyama conta sobre os direitos assegurados para o bem estar na terceira idade e a alienação parental inversa O passar dos...
MariaEduarda
2 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido !!