Verifique Sugestões de Temas Para TCC de Direito de Família 2022

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Eis que chegou o momento de elaborar o temido Trabalho de Conclusão de Curso, você precisa dele para obter seu grau de bacharelado em Direito, mas não faz ideia de nem por onde começar? Nem que temas para TCC de Direito de Família 2021 usar? Não tem problema, neste artigo vamos te ajudar com ideias e sugestões. 

Sabemos o quanto esse momento é difícil para alguns estudantes, mas não há motivos para se preocupar, ao final das nossas dicas, você irá notar que é bem fácil escolher um tema para abordar no trabalho. Continue acompanhando o artigo.

O Direito de Família

O Direito de Família é uma das ramificações do Direito, no qual contém temas como o casamento, a curatela, a tutela, a união estável e muitos outros assuntos. Com a pandemia causada pelo Covid-19, os temas como guarda e visitação entraram no rol de mais procurados pelos clientes, assim como a importância do Direito e da atuação do advogado no meio digital.

 

Direito de família é o ramo do Direito Civil que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações, tem como conteúdo os estudos do casamento, união estável, relações de parentesco, filiação, alimentos, bem de família, tutela, curatela e guarda.

 

Nesse passo, aqui vai a nossa primeira dica para você que ainda não sabe que tema escrever no TCC, sempre opte por temas atuais. Ao fazer isso, você tem mais chances de chamar a atenção da banca examinadora, visto que estará falando sobre algo novo e que desperta o interesse. 

Dicas de Como Escolher o Tema Para o TCC 

Para auxiliar você nesse momento de indecisão que é a escolha do tema para o TCC, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na hora de decidir qual será o assunto a ser pesquisado para o trabalho de conclusão. Compreendemos que a escolha do tema equivocado pode impactar negativamente o rendimento do seu trabalho. Portanto, antes de decidir utilize essas dicas:

Busque temas com os quais tem mais afinidade: Na hora de escolher o assunto do trabalho, verifique quais você tem mais afinidade, ou seja, de quais mais gosta, como por exemplo casamento, sucessão dentre outros. Assim, tornará a tarefa de pesquisar e escrever sobre o tema mais leve e mais fácil.
Opte por temas atuais: Como dissemos dentre os temas que você tem afinidade, busque os mais atuais, pois assim trará um assunto novo a ser debatido. Afinal, falar dos mesmos temas que já foram discutidos várias vezes pode ser exaustivo, busque inovar, seja criativo para chamar a atenção da banca examinadora
Verifique o material: Após decidir o tema que tem mais afinidade e sua atualidade, verifique a quantidade de material disponível sobre ele, pois quanto mais fontes diferentes você tiver para pesquisar de mais qualidade e enriquecido seu trabalho será. Assim, antes de tomar a decisão final sobre seu tema, faça uma verificação de quanto material disponível é possível encontrar sobre ele. 
Converse com seu orientador sobre o tema: Antes de tomar a decisão definitiva sobre o tema do seu TCC verifique com seu professor orientador sobre o tema escolhido, o orientador é a pessoa mais indicada para ajudar nesse momento de escolha da temática.

 

Nesse passo, se você sequer escolheu um orientador ainda, antes de dar o último passo para a escolha definitiva do tema, verifique dentre as opções de orientadores qual entende mais sobre o assunto que você irá abordar no TCC. Diferente do tema que é interessante escolher aquele que você tem mais afinidade, a escolha do orientador deve ser pautada no conhecimento com relação a matéria a ser abordada. 

Assim, se você for fazer o TCC de Direito de Família não adiantaria escolher um orientador capacitado em Direito Penal. Nesse momento, você deverá optar dentre os orientadores aquele que tiver melhor conhecimento sobre o assunto que você decidiu abordar. Uma dica é dar os outros passos de escolha do tema antes de escolher o orientador, assim você já saberá qual área de assunto vai abordar antes de procurar o professor. 

Caso você não tenha uma ideia formada sobre o tema ainda, pelo menos verifique a matéria que pretende abordar antes de procurar o orientador, pois tendo uma ideia inicial sobre o que gostaria de pesquisar, o orientador pode até mesmo te auxiliar com o recorte do tema. Caso você encontre dificuldade mesmo depois dessas dicas para determinar um tema, você pode contar com a ajuda de especialistas. 

O My Studybay  é formado por um time de especialistas em cada área do Direito, que poderão auxiliar o estudante nesse momento de dúvida, haja vista que possui profissionais capacitados e experientes. 

Sugestões de Temas Atuais Para o TCC de Direito de Família

Agora que já falamos um pouquinho sobre o que seria o instituto de Direito de Família, além fornecer dicas para auxiliar na hora da escolha do tema, trouxemos algumas sugestões de temas para que você consiga encontrar o que melhor se encaixa para você:

  • Alimentos gravídicos;
  • Guarda compartilhada em período de pandemia;
  • Direito à visita e a pandemia do Covid-19;
  • Adoção homoafetiva;
  • Contrato de namoro ou união estável como escolher;
  • Entidade familiar: uma evolução aos tempos atuais;
  • O poliamor e suas consequências jurídicas;
  • Portador de deficiência e as mudanças no casamento trazidas pela Lei 13.146/2015;
  • Sistema adotivo brasileiro;
  • Alienação parental: como combater e quais os seus efeitos?
  • Visitas avoengas;
  • Vedação de escolha de regime de bens para os maiores de 70 anos: existe inconstitucionalidade?;
  • Os avós tem obrigação alimentícia?;
  • A inseminação artificial e o novo modelo de família;
  • A partilha dos bens pós divórcio;
  • Pensão por morte e a possibilidade de divisão;
  • Direito de Sucessão em caso de filiação socioafetiva;
  • A disputa judicial como objeto de afeto familiar;
  • Violência doméstica e as medidas protetivas;
  • O instituto legal da pensão alimentícia.

A decisão de escolher um tema para abordar no TCC não é uma tarefa das mais fácies, tendo em vista que o estudante passará no mínimo os próximos dez meses pesquisando e escrevendo sobre o assunto. Então, deve-se tomar uma decisão pensada a respeito da escolha do tema. Outro cuidado que se deve ter é quanto a escolha de um tema muito amplo, isso pode ocasionar problemas posteriores. 

Pois, ao escolher uma temática ampla demais, chegará em determinado momento da pesquisa que você terá muitos materiais, mas não saberá como finalizar, vez que não reduziu o foco. Assim, delimitar, recortar o tema ao máximo é de suma importância. Outro ponto que ajuda vários estudantes na hora de escrever o trabalho acadêmico é a criação de um cronograma para confecção do trabalho. 

Você pode estabelecer metas semanais ou mensais para escrever determinados capítulos, o mesmo vale para a pesquisa, estipule um período de tempo para que ela seja concluída. Isso vai ajudar você a manter seu tempo organizado, fazendo com que você não acabe perdendo tempo e ao final tenha que fazer tudo de uma só vez. 

Dessa forma, como se pode inferir não há nenhuma fórmula mágica para escolha do tema do TCC, tudo vai depender de você e sua afinidade com o tema que você escolher. Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e sugestões, um abraço e até a próxima.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Guia para Comprar e Vender Sites Online

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Comprar e...
Âmbito Jurídico
1 min read

TV Box: Uma Exploração sobre sua Legalização

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Nos últimos...
Âmbito Jurídico
1 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *