WEBINAR – Liberdade de Expressão: vale tudo ou há limites?

0
 
Os recentes atos e declarações públicas pelo fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal e em defesa do AI-5 suscitam um debate no Brasil sobre os limites à liberdade de expressão, garantida pela Constituição de 1988. Duas das mais sólidas democracias do mundo, Estados Unidos e Alemanha têm visões distintas sobre essa questão crítica: mais restritiva no caso alemão, depois da experiência do nazismo; menos restritiva, no caso americano, uma vez fixada a doutrina do “clear and present danger”, depois de decisão da Suprema Corte em 1969.

Para explicar e debater essas duas tradições jurídicas, que servem de balizas ao debate no Brasil, a Fundação FHC convida dois professores/pesquisadores brasileiros da nova geração de estudiosos do direito.

CONVIDADOS


CLARISSA PITERMAN GROSS
Professora e Coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) da FGV Direito SP, é membra do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT). Doutora em Direito, área de concentração de Filosofia e Teoria Geral do Direito, pela Universidade de São Paulo (USP), foi contemplada com o Fox International Fellowship concedido pela Universidade Yale para o ano acadêmico 2015-2016. Possui mestrado em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP e graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
ALAOR LEITE
Doutor e Mestre (LL.M.) em Direito pela Universidade Ludwig-Maximilian, de Munique (Alemanha), cursa atualmente a livre-docência na Universidade Humboldt de Berlim, sob a orientação de Luís Greco. Desde 2017 é docente assistente junto à cátedra de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Estrangeiro e Teoria do Direito Penal na Universidade Humboldt. Co-editor do livro “Crime e Política” (FGV-SP, 2017) e co-autor da “Proposta Alternativa para a Parte Geral do Código Penal brasileiro” (2017). Atualmente pesquisa os limites e as interfaces entre liberdade de expressão e Direito Penal.
MEDIAÇÃO


ALEXANDRE ARAGÃO
Jornalista e gerente de contas do JOTA.
SERGIO FAUSTO
Cientista político e diretor da Fundação FHC.
PARA ASSISTIR AO WEBINAR AO VIVO
AVISOS:
• Nossos seminários serão realizados sem a presença de público
e transmitidos ao vivo pela plataforma Zoom Webinar.

Primeira vez utilizando o Zoom em seu dispositivo?
Baixe o Zoom em sua loja de aplicativos ou clicando aqui.

23 DE JULHO, ÀS 11h
*Perguntas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais