Categories: Marketing

Como Atender as Expectativas dos Clientes Através do Comportamento do Consumidor

Se tem uma coisa que todo consumidor é, essa coisa é analista. Ninguém quer correr o risco de jogar dinheiro fora e, por isso, antes de fechar uma compra, estamos sempre avaliando os mínimos detalhes do que está sendo ofertado. Com a análise do Comportamento do Consumidor, você consegue entender quais são esses critérios utilizados. 

Com o avanço da pandemia, o modo de consumir mudou quase que drasticamente. De acordo com uma pesquisa feita pela ConQuist Consultoria, 71% dos brasileiros preferem compras online. 

Isso se dá pela rapidez e praticidade das compras, visto que o usuário não precisa sair do conforto do seu lar para adquirir algum produto/serviço.

Além disso, é notório que os clientes estão cada vez mais exigentes. Hoje, é muito mais comum a gente perceber os clientes cobrando por uma atenção mais direcionada, exclusiva. Ninguém quer sentir que é só mais um dentre os inúmeros clientes de uma empresa, eles querem se sentir especiais. 

Como a sua empresa pode entregar exatamente o que esse cliente espera? Através do estudo do Comportamento do Consumidor. Para cada etapa de compra, vamos  ter um perfil de consumidor diferente, e é sobre isso que vamos falar agora. 

Quais São os 5 Tipos de Consumidores

Existem 5 principais tipos de consumidores, cada um com sua especificidade. Durante cada etapa, eles precisam ser influenciados de formas diferentes. 

Iniciador

O Iniciador, como o próprio nome indica, é quem dá o pontapé inicial, identifica a necessidade ou desejo da aquisição de um produto ou serviço. 

Esse reconhecimento pode ser dado por diversos meios como a televisão, o celular ou até mesmo um outdoor. 

Por esse iniciador não ser necessariamente quem fechará a compra, ele pode ser qualquer pessoa.

Por exemplo: a iniciadora do processo de aquisição de uma televisão pode ser a filha mais velha que não possui renda mas que percebeu que a televisão da família está começando a dar defeito.

Por não possuir renda, ela não irá comprar uma TV nova, mas pode levar a necessidade aos seus pais.

A partir do momento que a sugestão é levantada, o processo de compra tem início.

Influenciador

Esse tipo de consumidor possui uma influência considerável no processo de compra. Seu ponto de vista é levado muito a sério.

No exemplo dado sobre a televisão, o influenciador pode ser o pai da garota. Por ser uma figura de autoridade dentro do lar, sua opinião é de extrema importância. 

Em um contexto macro, essa pessoa também tem um poder de persuasão e uma reputação muito forte, portanto as pessoas tendem a confiar muito no que ela sugere.

Decisor

O decisor é aquela pessoa que decide consumir o produto/serviço e efetuar a compra. Além disso, ele que irá decidir onde e como comprar. 

Para isso, estuda as várias possibilidades disponíveis para escolher a melhor opção.

Um detalhe importante a ser mencionado é que o decisor não leva em consideração a opinião de outros compradores, ele entende os próprios requisitos e decide por aquilo que achar mais relevante.

No exemplo dado, a decisora pode ser a mãe da garota que tem um maior conhecimento sobre as televisões disponíveis no mercado e precisa de um modelo específico que atenda às suas necessidades. 

Comprador

Os tipos de consumidores são autoexplicativos, portanto o comprador é aquele que efetivamente realiza a compra. É a pessoa que possui o recurso financeiro para adquirir o produto/serviço.

Esse indivíduo será o responsável por se dirigir a um site ou loja física para comprar o produto desejado.

Aqui, o comprador também pode ser a mãe. Além de ter um conhecimento muito bom sobre os aparelhos disponíveis, ela também é a principal provedora da casa, dispondo do dinheiro para comprar o item desejado e de tempo para visitar as lojas físicas ou virtuais.  

Usuário

Se encaixam nessa categoria todas as pessoas que farão o uso do produto ou serviço adquirido. 

No nosso exemplo, os usuários serão todas as pessoas que moram na casa e até mesmo os visitantes, já que também poderão assistir à TV.

Um ponto para se atentar é que nem sempre a pessoa que fecha a compra será a pessoa que irá usufruir da mesma.

Outro destaque importante é que o usuário é o responsável pela experiência com o produto, portanto a sua opinião sobre a qualidade do que foi ofertado e as considerações de se valeu ou não a pena adquirir, é muito relevante para as marcas. 

Quais São as Etapas do Processo de Decisão de Compra do Consumidor?

Durante o processo de compra de um produto, o consumidor passa por algumas etapas até fechar a compra. Essas etapas estão incluídas em toda a jornada do cliente

O estudo desse processo é importante para que as empresas saibam exatamente em qual ponto da jornada os seus clientes estão tendo sucesso e em quais eles possam estar tendo dificuldades.

Dessa forma, a empresa pode corrigir os seus erros e garantir uma jornada sem muitos inconvenientes para a sua audiência. 

O consumidor passa por algumas etapas no seu processo de decisão de compra, que são: o reconhecimento da necessidade, a busca por informações, avaliação das alternativas disponíveis, o fechamento da compra propriamente dito e a avaliação do pós-venda.

  • Reconhecimento da Necessidade

É o primeiro estágio do processo de compra. Aqui, o indivíduo vai reconhecer que possui uma dor e vai buscar meios para saná-la. 

Como é um momento inicial, o cliente vai começar a fazer o seu primeiro contato com a marca. 

Nessa etapa, as empresas não podem ser agressivas e de cara querer vender o produto. Elas precisam educar o consumidor com materiais de qualidade. 

  • Busca por Informações

Após reconhecer a sua dificuldade, o consumidor busca entender mais profundamente sobre o problema e quais as melhores formas para resolvê-lo. 

A internet é uma grande aliada nessa etapa. Cada dia se torna mais frequente o uso de buscadores de pesquisa, como o Google, para que o usuário possa buscar as respostas para as suas perguntas. 

Mais de 80% dos clientes fazem uma investigação online antes de comprar um produto, então é importante que a sua marca esteja posicionada quando o seu potencial cliente estiver procurando por esses conteúdos. 

Novamente reforçamos a necessidade de estudar o comportamento do consumidor e saber onde, como e quando ele pesquisa. 

  • Avaliação das Alternativas Disponíveis

Encontradas as informações necessárias, o cliente agora faz comparações entre as marcas que oferecem o serviço procurado para decidir qual é a que melhor atende às suas demandas.

Ele avalia todas as alternativas possíveis e os fatores que impactam o comportamento do consumidor fazem uma grande diferença nessa etapa.

Você precisa estabelecer um vínculo mais próximo com o seu potencial cliente para que ele entenda que você é a melhor opção e também se sinta confortável para consumir os seus produtos. 

Essa conexão poderá ser feita através dos pontos que você mapear como fundamentais para esse cliente enquanto você desenhar o comportamento dele no processo de compra.

  • Decisão de Compra

Essa é a etapa mais significativa, que é quando o cliente fecha a compra. 

A forma de pagamento usada para efetuar a compra do produto ou serviço poderá variar de acordo com as preferências do consumidor.

Alguns irão optar por parcelar a compra no cartão de crédito, outros vão preferir pagar no boleto ou até mesmo no Pix. 

Novamente: esteja atento às demandas do seu consumidor. 

  • Avaliação pós-compra

Não pense que a jornada de compra do cliente encerra quando a compra é fechada. 

A avaliação pós-compra é um dos itens indispensáveis para você garantir a satisfação do seu cliente e entender se tudo deu certo durante a compra. 

Aqui também você poderá receber feedbacks negativos, mas que servirão para você melhorar seus pontos fracos e mostrar para o consumidor que você está prestando atenção em suas demandas e se importa com a sua opinião.

Conclusão

Compreender cada tipo de cliente e as etapas que ele passa durante o processo de compra são itens fundamentais no estudo do Comportamento do Consumidor. 

Dessa forma você consegue se alinhar com as tendências do mercado e as expectativas dos seus potenciais clientes e atendê-las com excelência.

Agora é hora de colocar todo esse conhecimento em prática! Está pronto? Deixe as suas percepções nos comentários. 

Âmbito Jurídico

Recent Posts

Danos existenciais

Os danos existenciais representam uma modalidade específica de dano imaterial que surge quando uma pessoa…

3 horas ago

Danos materiais, morais, estéticos e existenciais

O direito brasileiro prevê diferentes formas de indenização para reparar prejuízos causados por atos ilícitos…

4 horas ago

Espondilodiscoartrose é incapacitante?

A espondilodiscoartrose é uma doença crônica que causa desgaste nas articulações da coluna, afetando ossos,…

4 horas ago

Espondilite anquilosante: direitos previdenciários e sociais no Brasil

A espondilite anquilosante é uma doença crônica e progressiva que pode causar impactos significativos na…

4 horas ago

Espondiloartrose anquilosante aposenta?

A espondiloartrose anquilosante, também conhecida como espondiloartrite em fases iniciais, é uma doença inflamatória crônica…

4 horas ago

Perguntas e Respostas sobre o Auxílio-Doença e o Processo de Indeferimento pelo INSS

Como reverter um indeferimento do INSS? Para reverter um indeferimento do INSS, o segurado pode…

3 dias ago