O marketing jurídico é uma ótima solução para os profissionais de advocacia conquistarem mais clientes para o escritório, através da internet.
Considerando que boa parte das pessoas estão o tempo todo conectadas, pesquisando informações sobre produtos e serviços, ao disponibilizar materiais de valor nessa plataforma é possível alcançar esses usuários e ganhar a confiança do público-alvo.
Do mesmo modo que o marketing ajuda diversas áreas na divulgação, muitas empresas aproveitam o espaço digital para melhorar os resultados dos negócios.
O marketing jurídico visa aumentar a autoridade e visibilidade dos escritórios de advocacia na internet, aproximando os advogados do público. Para isso, os profissionais podem criar estratégias seguindo os critérios e determinações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O marketing jurídico é um conjunto de estratégias e ações de marketing que podem ser executadas pelos escritórios e advogados autônomos no âmbito digital (online) ou offline.
O principal objetivo é promover o negócio, fidelizar clientes, conquistar parcerias e viabilizar a prospectar clientes no segmento, conforme as éticas do setor.
Nos últimos anos, com a ascensão dos meios digitais, os advogados se viram obrigados a pensar em ações para prospecção de clientes, utilizando o Google, redes sociais, Youtube, entre outros.
A captação de clientes de forma digital tem relação com o trabalho que os advogados realizam na internet, provocado pela rede de relacionamento do profissional, agregando valor e conhecimento ao público e ampliando as oportunidades de negócio.
Considerando o fator tempo, os advogados precisam fazer escolhas inteligentes para prospectar clientes de modo recorrente para o escritório.
A divulgação do escritório deve sempre ser pautada em uma linguagem formal, sem ser apelativa.
Durante muito tempo, a propaganda na advocacia era considerada um erro, pois algumas atividades eram proibidas pela OAB.
No entanto, algumas mudanças no que envolve o Direito, principalmente com relação à internet, estão proporcionando novas e melhores oportunidades no segmento jurídico, desde que se priorize a informação nas estratégias.
Existem várias proibições quando o assunto é marketing jurídico, por isso é necessário ter atenção e conhecer os limites da atuação. Apesar disso, com as mudanças mencionadas, há ações autorizadas e que podem ajudar no sucesso do escritório.
Basicamente, entre as ações não permitido estão:
Estes são alguns exemplos do que não é permitido quando o assunto é marketing jurídico.
A execução destas práticas ferem as exigências da OAB e pode gerar problemas aos escritórios.
Já no sentido oposto, há várias possibilidades de elaborar ações assertivas de marketing jurídico. Isto posto, conhecer as principais pode ajudar a ter ótimos resultados.
As mais utilizadas são:
Para isso, algumas ações específicas do marketing podem ser usadas, conforme descrito a seguir.
O marketing de conteúdo envolve várias técnicas, desde a produção de postagens para blogs e redes sociais até a criação de ebooks.
Estas possibilidades geram um excelente alcance nos mecanismos de busca, além de ajudar a atrair novos clientes para o site.
Os conteúdos ajudam a dar mais credibilidade e a ganhar a confiança dos interessados pelos serviços do escritório.
Para iniciar as estratégias de marketing de conteúdo, é importante conhecer a persona (representação do cliente ideal) do negócio.
Um bom site é fundamental para o escritório, porque ele pode ser um excelente cartão de visita da internet.
Um site responsivo é importante, pois o layout consegue se adaptar a vários dispositivos móveis, proporcionando uma excelente experiência aos usuários.
O uso do e-mail marketing é outra estratégia muito interessante para os escritórios de advocacia.
Para obter resultados, é necessário criar formulários para os usuários preencherem com suas informações de contato e, em troca, receberem materiais ricos.
Mas lembre-se, aqui o material rico, consentido e adequado aos interesses do usuário e especialidade dos profissionais é fundamental.
Ao obter autorização, os profissionais podem enviar e-mails com conteúdos interessantes, materiais ricos e outros recursos que possam interessar os usuários. Propagandas diretas não são permitidas.
Ter autorização é importante para os e-mails não serem categorizados como spam, prática que a OAB proíbe, podendo ocasionar punições.
O profissional precisa ser versátil para conseguir bons resultados com as ações de marketing jurídico.
Deste modo, conhecer algumas vantagens pode ajudar os advogados a decidirem sobre o uso das estratégias. As vantagens nesse sentido são:
Portanto, entender o conceito, as estratégias que são ou não permitidas no marketing jurídico é o modo realizar boas ações e conquistar ótimos ganhos para o escritório de forma ética.
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