Você conhece alguém que trocou os seguros automotivos privados pela proteção veicular?
Essa tem sido uma opção cada vez mais escolhida pelos proprietários de veículos no Brasil. A razão? As vantagens são muito similares, mas o preço da proteção veicular é muito mais acessível.
Proteger o seu veículo é uma decisão importante. Por isso mesmo, preparei este artigo para que você tire suas dúvidas sobre proteção veicular!
Informe-se e veja por que ela pode ser uma opção melhor que o seguro. Boa leitura, condutor!
Antes de contratar um serviço, é indicado conhecer um pouco mais sobre ele e verificar se, de fato, atende às suas necessidades e expectativas. A proteção veicular, como o nome já diz, é um sistema de proteção para veículos.
Muitos proprietários pensam que esse sistema é novo, mas ele já é utilizado no Brasil há muitos anos. O que esse serviço faz é indenizar o proprietário do veículo em caso de sinistro: roubo, furto, acidente e outros.
As indenizações são feitas por um sistema de rateio. Os associados da proteção veicular pagam uma quantia mensal à Associação que escolheram e essa mensalidade é destinada a um fundo comum. Desse fundo, saem as indenizações.
Para resumir, então: a proteção veicular é um serviço oferecido por Associações. Nela, os proprietários associados pagam uma mensalidade. Caso sofram algum sinistro, serão indenizados.
Por quais motivos a proteção veicular pode ser opção melhor que o seguro privado? Pelo preço mais acessível, menor burocracia e pela cobertura que oferece. Veja mais a seguir, na comparação entre esses dois serviços!
Enquanto a proteção veicular é um serviço oferecido por Associações, os seguros vêm das seguradoras privadas – que visam lucro – e essa é uma das razões para a grande diferença de preço entre um serviço e outro.
Ao compararmos essas duas formas de proteger o seu veículo e se precaver em caso de sinistro, as vantagens da proteção veicular incluem:
Como você já viu até aqui, a proteção veicular é um serviço muito mais acessível financeiramente, quando comparada ao seguro. Nos seguros, o valor a ser pago pelo contratante depende de uma série de fatores.
Entre esses fatores, estão o modelo do veículo e a data de fabricação, além de outros dados sobre o proprietário: idade, bairro onde mora, se tem ou não garagem. Quanto mais a seguradora entender que há riscos de sinistro, mais caro é o seguro.
Na proteção veicular, por sua vez, as parcelas tendem a ser fixas na maioria das Associações. Isso significa que a análise de perfil é menos complexa e que a mensalidade tende a ser muito mais barata.
Se você já contratou um seguro privado, é provável que tenha enfrentado uma série de burocracias para assinar o contrato e mais ainda se precisou recorrer à indenização por um eventual sinistro.
Como a proteção veicular é feita pelo sistema de rateio, as burocracias são menores. Para contratar o serviço, basta se associar à Associação escolhida e passar a contar com a proteção logo após assinar o contrato.
Para receber a indenização, o processo também é mais simples na proteção veicular, já que as mensalidades dos associados são destinadas a um fundo comum. Desse fundo, saem as indenizações.
Até aqui, você viu que a proteção veicular é um serviço oferecido por associações. Então, a cobertura pode variar um pouco de associação a associação. Antes de assinar o contrato, verifique bem o que a associação da sua preferência oferece.
De maneira, geral, a proteção veicular cobre:
– Roubo ou furto
– Acidentes
– Incêndios
– Indenizações a terceiros
– Serviços de guincho, chaveiro e mecânico
– Indenização por alagamento ou outra causa natural
Como eu já disse, verifique bem a cobertura oferecida pela Associação antes de assinar o contrato. Dessa forma, você garante que suas expectativas e necessidades sejam atendidas em casos de sinistro.
Ficou com alguma dúvida sobre proteção veicular? Mande para a minha equipe de especialistas!
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…