IA pode auxiliar a criar conteúdo e gerir redes sociais

Recurso permite, ainda, personalizar o contato com usuários e promover interações humanizadas

A Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a construir uma estratégia consistente de conteúdo e gerar ideias para postagens. Por meio do recurso, é possível ainda personalizar o contato com usuários e promover interações humanizadas, mesmo com um número reduzido de profissionais no time. É preciso, no entanto, usar a ferramenta com cautela, já que essa tecnologia está em constante desenvolvimento e pode apresentar erros, como referências inconsistentes e dados equivocados.

 

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Como enfatizado em artigo do Hubspot, a chave para aplicar esse recurso e obter resultados é saber personalizar suas ferramentas de acordo com a necessidade que elas devem suprir. No caso do marketing digital, por exemplo, a inteligência artificial pode pesquisar tendências em termos de conteúdo e canais de divulgação de uma marca. Além disso, pode ajudar a traçar estratégias e fornecer informações valiosas por meio de um relatório de marketing digital automatizado.

 

É possível também atrair e qualificar leads para transformá-los em clientes, otimizar o uso de recursos pagos nas mídias – o que aumenta o alcance dos anúncios – e atender a clientela no site da empresa, fornecendo informações relevantes. Um dashboard de mídias sociais pode ser uma ferramenta importante para monitorar o desempenho das campanhas criadas com suporte de IA e a interação com o público.

 

A recomendação de produtos e de serviços a partir do histórico do usuário e a produção de diversas peças de conteúdo digital também são apontadas como aplicabilidades úteis.

IA como tendência e seu impacto nas redes sociais

 

Conforme apontamentos da futurista Amy Webb, na última edição do South by Southwest, considerado como um dos maiores eventos mundiais de inovação, a inteligência artificial é uma das principais tendências para os próximos anos. De acordo com ela, os recursos dessa tecnologia serão incorporados na maior parte das experiências digitais.

 

Webb lidera a produção do relatório de tendências de 2023 do Future Today Institute, em que a IA é destacada como a tecnologia com o maior potencial de impacto em diversos setores sociais e industriais, abrangendo desde a agricultura até a política e a esfera de informações.

 

Nas redes sociais, as ferramentas de IA podem ajudar as empresas a prosperarem no cenário digital, graças à combinação de tecnologias como geração de linguagem natural, processamento de linguagem natural (NLP), visão computacional e algoritmos de aprendizado de máquina. Assim, é fundamental que os profissionais saibam como utilizá-las em sua estratégia para as redes. 

 

Vale lembrar que as inteligências artificiais são utilizadas nas redes desde quando as plataformas digitais assumiram sistemas de recomendação de conteúdos. Algumas delas, recentemente, divulgaram a integração da tecnologia a novas funcionalidades direcionadas aos usuários. 

 

Por exemplo, o LinkedIn passou a usar IA generativa para dar início a conversas dentro da plataforma. A ideia é motivar os usuários especialistas a colaborarem entre si por meio da troca de conhecimentos relevantes. O Snapchat, por sua vez, lançou um tipo de ChatGPT personalizado para os assinantes do aplicativo. A ferramenta dá sugestões de conteúdos, como assuntos e textos para postagens e mensagens de aniversário.

Benefícios da IA na criação de conteúdo 

 

O marketing para redes sociais pode envolver algumas tentativas e erros, como apontado por portais especializados. Nesse sentido, a inteligência artificial promete permitir que usuários de diferentes formações técnicas possam otimizar sua estratégia com recursos tecnológicos avançados e uma abordagem baseada em dados. 

 

Algumas das táticas para as redes sociais que podem ser aprimoradas por meio do uso da IA incluem a criação rápida de postagens com softwares, o gerenciamento e a otimização de anúncios em plataformas sociais diversas e o acompanhamento do desempenho das campanhas em todos os canais. Além disso, é possível criar campanhas direcionadas e personalizadas com o intuito de fidelizar clientes e usar chatbots para aumentar o engajamento.

 

Essas metodologias, aliadas às análises de sentimentos para a criação de relatórios avançados e o aperfeiçoamento das estratégias de marketing, são celebradas por especialistas por desempenhar um papel importante na aquisição de insights e dados para aprimorar o conteúdo e os materiais divulgados nas mídias sociais, bem como na melhoria da experiência global do usuário. Além disso, facilitam a tomada de decisões baseadas em evidências, a redução de custos, o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a construção de uma sólida reputação de marca, como apontam entusiastas da área.

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