A mais recente edição, conta com 21 artigos e 27 articulistas, que retrataram, de diferentes perspectivas, o tema como instrumento necessário para efetivação da cidadania e da democracia
A Associação dos Advogados de São Paulo – AASP lançou recentemente a edição de nº 155 da Revista do Advogado, que tem como tema central o Direito Eleitoral. O evento de lançamento aconteceu durante o 13º Encontro Anual AASP e teve a participação do vice-presidente da Associação e diretor da Revista, Eduardo Foz Mange; do coordenador da edição, Manuel Marcelino; da advogada Karina Kufa, especialista em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral; e da procuradora regional eleitoral de São Paulo, Paula Bajer.
Mange destacou o tema da edição e o contexto histórico da publicação, que completou 42 anos. “A edição 155 conta com 21 artigos e 27 articulistas, que retrataram, de diferentes perspectivas, o tema como instrumento necessário para efetivação da cidadania e da democracia e ao longo de 42anos a Revista do Advogado, tive mais de 80 mil advogadas e advogados beneficiados com mais de 2.500 artigos publicados e quase 3.000 articulistas conceituados nas diversas áreas do Direito trazendo seus diferentes pontos de vista”, completou.
Para o coordenador da edição, Manuel Marcelino, “foi uma imensa satisfação coordenar essa importante publicação voltada para o público de Direito Eleitoral com relevantes análises que provocam o debate sobre o tema”. Dentro dos importantes assuntos tratados na publicação está a NFT que é a sigla para Non-Fungible Token (token não fungível, na tradução para o português). O tema, amplamente divulgado em noticiários e sites de investimento e de tecnologia, chegou aos palcos políticos como uma ferramenta de vanguarda para a arrecadação de recursos de campanha e foi o tema da análise feito no artigo de Karina Kufa.
“A utilização de NFTs e diversos outros recursos tecnológicos já são uma realidade nas campanhas eleitorais. É um cenário desafiador que exige o nosso olhar. Cabe ao partido fazer uma análise estratégica, considerando se a expectativa dos valores a serem arrecadados compensa os riscos”, ressaltou Kufa.
Outro destaque da edição é a prova da conduta típica de divulgar fato inverídico no processo eleitoral foi o tema da análise e fala de Paula Bajer. Segundo a articulista, o Direito existe tanto para garantir estabilidade nas relações humanas quanto para evitar e dirimir conflitos e a verdade material, e a segurança nos meios de produção de prova é indispensável ao processo penal eleitoral, assim como no processo penal. A prova da inverdade do fato divulgado não pode ser relativizada em tempos de pós-verdade.
“A tecnologia avançou muito, e nesse meio tempo nós nos preparamos para lidar com as notícias falsas; o sistema da Justiça está preparado para tratar das fakes news. No meu artigo, analisei o crime de divulgação de notícia falsa e cheguei à conclusão de que o que vale são as provas físicas do ponto de vista do processo penal eleitoral”, enfatizou Bajer.
Para as associadas e associados da AASP o acesso a nova edição pode ser feito gratuitamente por meio do link https://www.aasp.org.br/
AASP
Fundada há 79 anos, a AASP – Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, entre outros.
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…