Mandado de segurança pode ser a solução
O advogado especialista em direito do trabalho Pedro Bottallo, explica que uma solução para que o processo caminhe, após o prazo estipulado por lei ter extrapolado, é acionar o judiciário através de um mandado de segurança previdenciário. “Essa ação tem que ser feita impreterivelmente por um advogado, pois é realizada por meio da Justiça, diretamente ao Juizado Especial Federal”, explica Bottallo.
Depois que o advogado faz essa solicitação na Justiça, o juiz avalia o pedido e decide se manda o INSS concluir a análise do benefício. Se o mandado for concedido, o atendimento ao pedido do segurado deve ser imediato. Segundo Bottallo, “as decisões provisórias obrigando o INSS a fazer a análise são emitidas em poucos dias, porque o INSS, para não ser penalizado, é obrigado a resolver o caso rapidamente.”
Bottalo alerta para que antes de qualquer decisão, o segurado busque se informar no 135 se existe alguma pendência no processo. “Esse serviço não tem custo e não precisa de advogado. Informações incorretas atrasam muito a concessão do benefício”, explica. O advogado alerta também que antes de buscar qualquer direito na Justiça é preciso que o pedido de aposentadoria já deva ter sido feito diretamente no INSS.
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…