Existem ferramentas que um advogado tem à sua disposição para fazer crescer o seu negócio. O escritório de advocacia trabalhista pode investir em diversos métodos para conseguir alcançar mais pessoas.
Nesse sentido, a melhor maneira de comunicar o profissionalismo e a autoridade do seu trabalho ou do seu escritório de advocacia é criar um site, blog ou perfil nas redes sociais.
Ou seja, além de um escritório bem arquitetado e com todos os trâmites de assessoria contábil para abertura de empresa, é preciso pensar no marketing.
Afinal, com as mídias sociais bem estruturadas e estrategicamente alimentadas, o cliente ficará plenamente informado sobre as competências do escritório de advocacia que irá contatar.
O ponto forte dessa estratégia é a grande possibilidade de se destacar entre muitos profissionais advogados e, claro, destacar o escritório em si.
Ao fazê-lo, o cliente poderá avaliar de forma independente as competências do escritório, independentemente se o cliente quer um documento judicial de assistencia tecnica maquinas agricolas para sua empresa ou simplesmente responder a ordens judiciais.
Portanto, implementar as estratégias certas fará seu escritório ganhar mais visibilidade de um jeito ou de outro. Vamos ver agora como funciona na prática o marketing bem estruturado para escritórios de advocacia!
Muitos advogados podem ter essa dúvida quando iniciam estratégias de marketing em sua área, principalmente com uma consultoria contábil para empresas, então vamos também ajudar a responder a essa pergunta.
É importante ressaltar que o Provimento n. 94/2000 da OAB sobre publicidade estabelece que as informações de um escritório de advocacia são permitidas nos casos em que o conhecimento relacionado a serviços jurídicos tenha se tornado público.
Assim, é permitido divulgar dados pessoais sobre o currículo, parceiros presentes na empresa, endereços de contatos, horas e áreas de atividade, deixando visível o número de registo.
Quanto aos meios autorizados de distribuição digital, podem ser utilizados desde que sejam realizados de forma moderadamente discreta em sites com fotos, menção de eventos e conteúdos de conferências, não envolvendo dados pessoais de clientes ou empresas patrocinadas.
Escolher a agência de marketing certa é essencial para não prejudicar esses comportamentos.
Construir a imagem online de um escritório de advocacia não é algo que você possa fazer da noite para o dia. Os pontos importantes abordam as principais áreas em que se baseia uma boa estratégia, sendo algumas delas:
Se você também quer encontrar novos clientes, tudo o que você precisa fazer é aplicar as técnicas certas e mais adequadas para os objetivos que deseja alcançar.
O primeiro passo para competir melhor no mercado jurídico é o branding, especificamente para escritórios de advocacia.
Ou seja, toda uma série de medidas deve ser acionada com o objetivo de definir uma imagem sólida, de tipo mais pessoal no caso de um advogado e de tipo mais institucional no escritório para atender uma fábrica de uniformes em brim.
No entanto, marca pessoal significa ter sua própria imagem profissional precisa e coordenada (logotipo com escrita estilizada de seu nome, papel timbrado, placa fora do escritório, nome nas pastas).
Dessa forma, escritório de advocacia associado deve marcar com um logotipo elaborado e com o uso de gráficos coordenados, sempre iguais e consistentes em todas as suas representações offline e online.
Em suma, o branding também é importante no mundo jurídico, pois ajuda a gerar no potencial cliente uma ideia de seriedade, profissionalismo e autoridade que, ao longo do tempo, favorece o desenvolvimento do negócio jurídico.
Parece trivial e óbvio, mas é preciso dizer que o cartão de visita é essencial. Um bom cartão de visita para o escritório de assistência técnica perícia trabalhista só pode ser impresso em papel de alta qualidade e boa gramatura.
O cliente mais atento aos detalhes (que costuma ser também o mais inclinado a apreciar uma assessoria de qualidade profissional) também associará a qualidade da nota ao estudo.
Lembre-se que você deve sempre causar uma boa impressão se quiser aprofundar o tema das cartas.
Uma vez que o escritório de advocacia é essencialmente importante, deve-se, portanto, ser um lugar acolhedor mobiliado com móveis bem-feitos, de preferência vindos de fabricantes de transportadores industriais, climatizado adequadamente e com poltronas confortáveis.
Quanto maior o conforto oferecido pelo escritório, maior o apelo aos clientes, que consequentemente se sentirão à vontade e dispostos a estabelecer a relação de confiança que é a base de toda profissão, principalmente a jurídica.
Paralelamente aos cuidados com o escritório, você também deve cuidar da sua aparência física e do seu visual. Vista-se bem, não necessariamente sempre de terno e gravata, no entanto evite jeans e camisa para fora da calça.
Estar bem-vestido e adequado com o decoro do local de trabalho é fundamental para chamar atenção e fidelizar um novo cliente. Muitas vezes ele escolhe você ou seu escritório tanto pelo espaço físico quanto pela imagem pessoal.
Afinal, a imagem pessoal também é um tipo de comunicação, independentemente do segmento, seja em empresa de tratamento de resíduos industriais, que geralmente utilizam-se uniformes, ou em restaurantes em que os chefs utilizam um uniforme especial.
Hoje a moda dos escritórios de advocacia é ter um site completo, mas poucos entendem sua importância como meio de gerar confiança espontânea.
Isto é, a maioria dos advogados tem o site como um cartão de visita que consiste em algumas poucas páginas com informações de contato e um design bem elegante.
É importante ter um? Claro que sim! Porém deve ser um site completo, integrado ao blog e que seja feito de acordo com as regras do marketing de conteúdo.
Em outras palavras, o blog não deve ser uma seção separada para inserir anúncios e conteúdos esporádicos, mas deve ser o centro do próprio site.
O marketing online ideal para o escritório de advocacia é o treinamento, ou seja, ele deve aproveitar a rede e, portanto, seu site deve falar sobre temas jurídicos do ponto de vista de cada um, em que se deduza a capacidade resolutiva dos problemas.
Deve explicar as leis e torná-las compreensíveis para todos, por exemplo, deixando um assunto complicado um pouco mais amigável para pessoas leigas, que podem só estar querendo tirar uma dúvida simples.
Da mesma forma que a criação e manutenção de um blog é importante, um podcast ou um canal do YouTube também pode representar sistemas adicionais com os quais se comunicar.
Na verdade, hoje o blog é algo que dá frutos constantes. Pode levar meses, senão anos, para obter resultados, mas são ótimos resultados, de fato, e isso pode ser percebido claramente quando você faz uma gerência adequada do seu site.
Outro meio de comunicação para gerar muito engajamento é o podcast. No caso do mundo jurídico, um podcast que fala sobre jurisprudência de distribuidores de correias industriais, por exemplo.
Isso pode ser interessante e útil porque existem muitas empresas que fazem parceria com distribuidores e acabam caindo em situações judiciais por não saberem as normas e leis de importação ou contrato com fornecedores.
Além disso, diferentemente do mundo dos blogs, a concorrência é bem menor e, portanto, seria mais fácil se destacar. O podcast também é um produto de nicho utilizado por usuários com maior conhecimento da web, de nível cultural (e econômico) mais alto em geral.
No caso do YouTube, no entanto, embora seja um meio já amplamente utilizado e, portanto, certamente não um nicho, ele pode contar com estatísticas de visualização a seu favor em relação ao blog.
Um advogado diante de uma câmera, desde que saiba se portar, que fale com clareza e seja comunicativo, pode realmente ser uma agradável novidade, capaz de trazer resultados surpreendentes.
Então, por que não aproveitar o áudio e o vídeo para destacar seu escritório de advocacia? Ao final de cada vídeo ou podcast, você pode convidar para conhecer o site do seu escritório. É algo realmente incrível para aumentar a visibilidade e engajamento.
Se você tem um blog, um podcast ou um canal no YouTube, ou nenhuma das mídias mencionadas, mas tem uma grande vontade de se destacar, participe de eventos como seminários, workshops e conferências.
Tanto como palestrante, como moderador, você pode mostrar suas habilidades e conhecimentos no setor jurídico, que é o assunto da ocasião, o que pode ajudar a deixar o seu nome conhecido naquele determinado meio.
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