Categories: Revista 10

Como fazer você mesmo um logotipo

Hoje, criar um logotipo profissional não requer nenhuma habilidade de design. Existem muitas ferramentas online para criar um logotipo para sua empresa com qualquer design.

O criador de logotipo online simples e flexível da Turbologo ajudará você a criar um logotipo elegante e de alta qualidade em uma variedade de estilos. À sua disposição está uma extensa coleção de ícones desenhados por uma equipe de designers profissionais. Existem duas maneiras de criar um logotipo no construtor: gerar um logotipo finalizado usando algoritmos de inteligência artificial integrados ou montar um logotipo você mesmo.

O que é um logotipo?

Um logotipo é um gráfico, fonte ou elemento combinado que simplifica a identificação e aumenta o reconhecimento de uma empresa, produto ou serviço. O termo é formado pela fusão das palavras gregas antigas λόγος e τύπος, que são traduzidas como “palavra” e “impressão”. A princípio, era usado exclusivamente em tipografia e denotava qualquer clichê. Mas, como costuma acontecer com nomes amplos e significativos, a palavra rapidamente ultrapassou os limites do vocabulário profissional e começou a ser usada no comércio.

Hoje, quase todas as empresas têm um logotipo. Além disso, muitas empresas o usam como marca registrada oficialmente.

O logotipo não é uma ferramenta de venda direta, mas contribui indiretamente para o seu aumento.

Isso acontece resolvendo problemas como:

  • Identificação. Um símbolo gráfico ou de fonte forma uma imagem de marca única e torna o produto mais reconhecível;
  • Comunicação. Ao interagir com o consumidor por meio do logotipo, o fabricante pode transmitir a ele informações sobre as principais características do produto ou empresa;
  • Formação de uma imagem atrativa. O logotipo esteticamente atraente evoca emoções positivas que são automaticamente transferidas para o produto;
  • Garantias adicionais. A reputação positiva é o principal ativo intangível da empresa. Ao aplicar um logotipo a um produto, o fabricante confirma que ele pertence a uma determinada marca e atesta sua qualidade.

Como fazer um logotipo você mesmo

Se você deseja criar um logotipo, contratar um designer ou usar um serviço de design de logotipo online, o processo envolverá várias etapas.

Pense na sua marca

“Identidade da marca” é um termo abrangente para os elementos visuais da sua empresa, desde as cores da sua marca até o seu logotipo e elementos de design da sua identidade.

Esses elementos visuais trabalham juntos para fazer sua organização se destacar na mente dos clientes.

Antes de começar a fazer os primeiros designs para o seu logotipo, você deve ter uma ideia da identidade da sua marca.

Procure inspiração de design

Começar é geralmente a parte mais difícil de qualquer atribuição criativa. É bom que você tenha uma ideia, mas às vezes o problema é que você tem muitas ideias ao mesmo tempo.

A “paralisia da análise” ocorre quando você tem tantas ideias que fica obcecado em analisá-las e se torna incapaz de tomar uma decisão. Para evitar esse problema, não pense na criatividade como a tarefa de fazer algo do nada.

Em vez disso, pense nisso como um quebra-cabeça: o logotipo já existe em sua mente, você só precisa juntar as peças com base em princípios de design estabelecidos. Aprenda a falar a linguagem dos logotipos navegando pelo maior número possível de designs de logotipo legais. Pense no que torna sua coisa favorita tão memorável.

Escolha cores que reflitam sua marca

A cor é mais fundamental para a percepção dos estímulos visuais humanos do que muitas pessoas imaginam. Com isso em mente, vejamos os efeitos psicológicos de certas cores:

Marrom: Um tom terroso, essa cor é frequentemente associada a ingredientes naturais, produtos caseiros e guloseimas recém-assadas. Use marrom em sua embalagem e marketing para evocar uma sensação de terra e aconchego.

Laranja: Como um fogo ardente, o laranja irradia calor, energia e paixão. A cor do pôr-do-sol, também tende a projetar o verão na imaginação – especialmente quando combinada com azuis mais claros e verdes mais suaves.

Amarelo: Sendo o irmão da cor laranja altamente saturada, o amarelo também irradia luz, energia e calor. Mas se o calor do laranja é uma lareira que aquece, o amarelo é o calor intenso do sol do meio-dia. Amarelo tende a evocar sentimentos felizes, mas use-o com moderação.

Verde: Uma cor com duas personalidades, o verde pode evocar uma aura orgânica que lembra florestas tropicais exuberantes, proteção ambiental e uma sensação de calma. No entanto, o verde facilmente se torna a cor do dinheiro, da ganância, da inveja e da náusea.

Rosa: Uma cor mais suave e delicada, o rosa foi visto como masculino e feminino em diferentes momentos da história. O logotipo rosa suave cria uma sensação de amor e carinho.

Vermelho: ousado e implacável, o vermelho tende a se destacar, e é por isso que se tornou uma cor tão confiável no branding. Assim como o rosa, o vermelho tende a evocar sentimentos românticos. Mas enquanto o tom de rosa é delicado e gracioso, o tom de vermelho é apaixonado, barulhento e carnal.

Escolhendo o estilo de fonte certo

Mesmo que seu logotipo não contenha nenhum texto, a maior parte de seu design gráfico, incluindo sua cópia da web, sinalização e uma série de outros materiais de marca, definitivamente terá letras.

Por uma questão de consistência, é importante considerar quais fontes sua marca planeja usar ao criar um logotipo, mesmo que você não as use no próprio logotipo.

Obtenha alguns comentários

O feedback é incrivelmente importante para o processo criativo porque é o único método que os criadores têm para “testar” suas ideias.

Você pode obter feedback de praticamente qualquer pessoa, apenas certifique-se de não confiar em uma pessoa. Também ajuda se as pessoas que fornecem feedback estiverem no grupo demográfico-alvo da sua marca.

Isso é tudo! Esperamos que nossas dicas ajudem você a criar o logotipo perfeito. Boa sorte!

Âmbito Jurídico

Published by
Âmbito Jurídico

Recent Posts

Perguntas e Respostas sobre o Auxílio-Doença e o Processo de Indeferimento pelo INSS

Como reverter um indeferimento do INSS? Para reverter um indeferimento do INSS, o segurado pode…

1 dia ago

Auxílio-doença foi negado pelo INSS: o que fazer?

O auxílio-doença é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores…

1 dia ago

A negativa de cobertura de cirurgia bariátrica por planos de saúde

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pessoas com obesidade grave que não obtiveram…

2 dias ago

O que fazer em caso de negativa de pagamento de indenização pela seguradora

A recusa da seguradora em pagar a indenização prevista em contrato pode trazer uma série…

3 dias ago

Ações contra seguradora: tudo o que você precisa saber sobre como reivindicar seus direitos

Entrar com uma ação judicial contra uma seguradora pode ser um processo necessário quando há…

3 dias ago

Negativa de pagamento de indenização: como processar uma seguradora que se recusa a pagar

Quando uma seguradora se nega a pagar a indenização que o segurado acredita ter direito,…

3 dias ago