*Mayk Souza
Um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa é a sua base de clientes. Essencial para qualquer negócio, uma clientela sólida maximiza o valor da vida útil da sua organização, aumenta as conversões e, consequentemente, a sua lucratividade.
Por isso, é de extrema importância ter uma estratégia para expandir e fortalecer esta carteira de clientes.
Usar a tecnologia pode ser um fator determinante que vai separar a sua empresa do fracasso e levá-la ao sucesso. Explicaremos mais abaixo sobre isso.
Como potencializar os resultados?
Para ajudar você, oferecemos abaixo algumas formas simples para potencializar os resultados da sua base de clientes. Seu negócio vai agradecer por isso!
Determine seus nichos – Primeiro, identifique o (s) mercado (s) que deseja buscar. Segundo, pesquise o que cada segmento precisa. Envolva-se em áreas específicas e trabalhe com eles. Ali pode existir uma bela oportunidade que ainda não foi explorada por outras empresas.
Cada nicho de mercado tem seu próprio conjunto de necessidades e os clientes adoram quando as empresas reconhecem e respondem a elas.
Ao lançar as campanhas de publicidade on-line, por exemplo, baseie suas estratégias de marketing nesses segmentos e adote uma abordagem personalizada de vendas e prestação de serviços.
Peça (E OUÇA) opiniões – Quando algum usuário visitar seu site, por exemplo, solicite que ele complete uma pequena pesquisa relacionada à sua empresa. As pessoas gostam de se expressar, isso faz com que se sintam ouvidas e valorizadas.
Você pode usar as respostas para analisar a experiência do cliente ou medir a sua satisfação, melhorando o que for necessário. Isso ajudará a reter seus usuários e até ser uma excelente ferramenta de vendas. Explore todas as oportunidades!
Se inúmeras reclamações forem feitas sobre determinado serviço, é importante avaliar esta questão; se os clientes solicitam algo sempre, considere tomar medidas para atender a essa demanda.
Acredite, sua base de clientes é absolutamente capaz de ajudar no desenvolvimento da sua empresa.
Mantenha um excelente suporte e serviço ao cliente – Para criar uma base de clientes fiéis, você precisa oferecer uma experiência memorável a eles durante todos os pontos de contato da jornada de consumo. Ou seja, seu serviço e suporte devem ser excelentes.
A partir do seu site, que deve ser fácil de navegar e compatível com dispositivos móveis, por exemplo, direcione as interações com o cliente e o suporte pós-venda, tudo isso pode ser integrado a CRM online.
Os clientes esperam respostas rápidas e educadas, soluções de problemas e orientações cuidadosas. Certifique-se que cada usuário é tratado com respeito e amabilidade e tome as medidas adequadas. A maioria dos compradores de hoje espera receber assistência em tempo real, independentemente do canal de comunicação que escolhem.
Lembre-se: se você não estiver prontamente acessível aos seus clientes, eles provavelmente se entregarão a um concorrente mais fácil de alcançar. Um ótimo atendimento, pelo contrário, leva a um aumento nas vendas e, consequentemente, a mais lucratividade.
O melhor de tudo é que você pode acompanhar todo o processo de comunicação com os clientes por meio de ferramentas como o software CRM, sobre o qual falaremos mais adiante.
Mantenha seu conteúdo atualizado – O marketing de conteúdo está rapidamente superando a publicidade paga como método preferido dos clientes para saber sobre produtos e empresas.
Conteúdo novo e informativo é um dos principais elementos que vai atrair e manter seus clientes. Mantenha seu material atualizado publicando em seu site, blog ou redes sociais, relatando as últimas notícias, informações e tópicos interessantes do seu setor.
Para as empresas, o marketing de conteúdo gera leads, aumenta as vendas e constrói a lealdade à marca. Para os clientes, é uma maneira eficaz de se envolver e aprender sobre tópicos novos ou desconhecidos.
Pra quem quer que seja o benefício, uma coisa é certa: o marketing de conteúdo está funcionando. Hoje, mais de 60% dos programas de marketing B2B, por exemplo, têm mais sucesso do que tinha em um ano atrás, segundo um estudo do Content Marketing Institute.
Invista em CRM – Considere adquirir um sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) para potencializar os resultados da sua base de clientes.
Uma pesquisa feita pela Trackvia indica que um software de CRM pode aumentar a receita em 41% por usuário. As informações que seu sistema pode conter são valiosas, pois se tratam de dados obtidos por meio da análise comportamental da sua base de clientes.
O sistema pode indicar quando e com que frequência seus clientes entram em contato e em quais produtos eles demonstraram interesse, por exemplo, o que ajuda a prever e atender suas necessidades.
Essa ferramenta pode proporcionar à sua equipe de vendas uma tremenda vantagem no atendimento das necessidades de curto e longo prazo dos consumidores. Também pode ajudar a sua empresa a oferecer soluções personalizadas a eles. Tudo isso faz melhorar significativamente a aquisição e retenção de clientes.
*Mayk Souza (MTb 49.617/SP)
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