Para o presidente da Marpa – Marcas e Patentes, Valdomiro Soares, a ação que aumentaria o prazo das patentes em 10 anos poderia prejudicar a economia nacional
Em breve o Supremo Tribunal Federal julgará a Ação direta de Inconstitucionalidade (ADI) de número 5.529, que diz respeito à Lei de Propriedade Industrial (LPI). Na ocasião, o debate é sobre uma possível ampliação no prazo de vigência das patentes brasileiras devido a uma compensação pela demora na concessão do título, oriunda do INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Segundo o presidente da Marpa- Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, a ação pode prejudicar a produção brasileira de forma severa, pois o prazo que atualmente é de 20 anos poderia atingir 30 anos ou mais.
“Não existem pesquisas nacionais inovadoras e que atualizem o mercado de forma constante, logo, a manutenção do recurso atende aos interesses das multinacionais estrangeiras, o que prejudica muito a produção brasileira. Há casos, como no setor de Telecomunicações, que o impacto está relacionado com alta dinâmica e dependência tecnológica, que 20 anos ou mais já as tornam obsoletas. Tal ação iria frear as inovações e a indústria nacional” afirma o presidente. Segundo Valdomiro, cabe ao STF, alinhar a distorção para não prejudicar as patentes nacionais de diversas áreas.
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…