Em setembro, haverá encontros nas cinco regiões do país e, em novembro, um encontro nacional em Brasília
Esta semana, a Comissão de Infância, Juventude e Educação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estará em Aracaju e em São Paulo, para dar continuidade à uma série de encontros nas cinco regionais do país. Na semana passada, foi realizado o primeiro evento, na região Norte, em Manaus. E, até o final do mês, ainda serão realizadas atividades em Goiânia e Porto Alegre.
Segundo o presidente da Comissão de Infância, Juventude e Educação (Cije), conselheiro Rogério Varela, o objetivo dos encontros regionais é proporcionar um ambiente de diálogo para buscar o aprimoramento do modelo de fiscalização das entidades responsáveis pelos serviços socioeducativos e de acolhimento de crianças e adolescentes.
Encontro Regional Nordeste
No dia 21 de setembro, integrantes da Comissão estarão em Aracaju. A programação do Encontro Regional no Nordeste inclui uma palestra sobre “Articulação em rede e qualidade do atendimento socioeducativo”, com Karel Ozon Monfort Couri Raad, promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Veja a programação detalhada
Em seguida, acontecerá o painel sobre os modelos de fiscalizações previstos nas Resoluções do CNMP nº 67 e 71. A moderação do debate será feita pelo membro auxiliar da Cije, Moacir Silva do Nascimento Júnior, que é promotor de Justiça do MP/BA, e contará com a participação de membros das unidades do Ministério Público de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Maranhão.
A Resolução nº 67 trata sobre as fiscalizações em unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade. E a Resolução nº 71 fala sobre a atuação dos membros do Ministério Público na defesa do direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento.
Encontro Regional Sudeste
No dia 22 de setembro, o evento será em São Paulo, na sede da Escola Superior do Ministério Público do Estado. Veja a programação completa.
A primeira atividade será a palestra sobre os dez anos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com Márcio Rogério de Oliveira, promotor de Justiça do MP/MG. Em seguida, a membra auxiliar da Cije, Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro, promotora de Justiça do MP/SP, será mediadora do painel para debater as Resoluções do CNMP nº 67 e 71 com promotores de Justiça de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Leia também
No Amazonas, Comissão do CNMP visita instiruições da rede de atendimento e realiza encontro regional
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…