• Por Conceiyção Montserrat
Um dos setores mais afetados neste processo de isolamento social foi a cadeia corporativa, nos eventos empresariais, feiras e convenções.
Tivemos pouco tempo para reorganizar e implantar um formato que fosse adequado as nossas necessidades e dentro desta realidade de limitação social, o mais adequado é converter tudo para o formato digital on-line.
O que por outro lado nos aproximou de novos públicos, em muitas cidades de forma simultânea, abrindo oportunidades em outros setores e ampliando horizontes. Mas uma das questões mais importantes é “Como nos comportarmos nestes eventos on-line?
De que maneira manter a etiqueta social, permitindo que o evento transcorra com tranquilidade e não tenha interferências?
Dicas para quem organiza os eventos:
O ideal é obter uma plataforma personalizada aos interesses da empresa e o evento planejado, de maneira que seus clientes e convidados possam ter muitas informações dentro desta plataforma. Uma delas, é a informação resumida dos participantes por setor, criando janelas de assuntos, desta forma você favorece o networking entre eles.
Tudo deve ser muito organizado, fácil acesso e as informações sejam claras e objetivas. Tenha uma sala privada para que os interessados possam agendar para conversar em particular com algum assunto de interesse e abrir possibilidades de fechar negócios entre eles.
É de bom tom que os participantes se sintam, recebidos com atenção pela empresa organizadora e o ideal é a empresa enviar para cada participante o convite impresso, como o crachá de participação e outros brindes e mimos que os patrocinadores queiram oferecer. Isto mostra que a empresa se preocupa com cada um e que eles terão a mesma satisfação de ter participado presencialmente do evento.
Estes eventos on-line vão permanecer após a pandemia e você poderá usar a plataforma em inúmeros eventos atingindo públicos de outras cidades, com custo reduzido e maior qualidade na apresentação de seus projetos ou produtos.
Dicas para quem participa dos eventos:
A postura social é fundamental em eventos corporativos, sejam eles físicos ou on-line. Portanto, a pessoa deve se arrumar como se estivesse presente no evento. Homens barbeados e bem vestidos. Mulheres com maquiagem, um bom penteado, acessórios, enfim tudo que pede um bom traje social.
Tenha o cuidado de ficar em local silencioso, livre de som externo ou de interrupções. Se posicione em local neutro, sem muita decoração, pois o foco é o palestrante ou o executivo.
Se utilizar a câmera de seu celular para participar do evento, tenha o cuidado de deixar o aparelho fixo, com bom enquadramento e uma iluminação externa que favoreça sua imagem. Pois em caso de inteiração com o palestrante é importante que ele veja você com clareza e cuide para que o microfone tenha uma boa qualidade de som.
Pesquise quem são os participantes presentes no evento, sejam os executivos, empresas ou profissionais com o objetivo de networking. Isto vai favorecer em suas perguntas durante o evento.
Seja claro e objetivo, fale com clareza, pois é importante que outras pessoas também participem, o questionamento deles com certeza enriquecerá o evento.
Lembre-se que você está sendo visualizado por outras pessoas, principalmente o palestrante ou executivo, não fique se movimentando muito, levantando-se a todo momento. Fique tranquilo e olhe com olhos firmes para a pessoa, pois ela merece toda nossa atenção.
Planeje o que deseja, troque contatos com os participantes mantenha o interesse dos seus contatos em sua empresa ou negócios falando pontualmente de suas qualidades e objetivos no evento. Mas tenha cuidado para não interromper a atenção da outra pessoa durante o evento.
Quando for para uma sala privada para conversar, fique atento a comunicação não verbal, pequenos gestos nos mostram se elas estão interessadas ou não em seus negócios ou sua conversa. Um olhar contínuo para a tela do celular, mostrar-se inquieto, fala muito rápida e sem conteúdo são alguns sinais da falta de interesse.
Se organize para ter uma apresentação de bom gosto e qualidade para apresentar a quem se interessar e entenda que você poderá atingir um número maior de contatos nos eventos on-line, permitindo que seu negócio ou empresa prospere. Se puder, contrate um anfitrião para cuidar do áudio, das apresentações em power point, para que foque exclusivamente no conteúdo.
Seja elegante, focado e saiba que toda empresa necessita de parceiros para concluir grandes negócios.
Lembrando que nossa postura é a mesma, o que mudou foi nossa forma de participação nestes eventos.
Boa sorte a todos!!
Sempre desenvolve projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e novidades em geral.
É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…