• Por Conceiyção Montserrat
Um dos setores mais afetados neste processo de isolamento social foi a cadeia corporativa, nos eventos empresariais, feiras e convenções.
Tivemos pouco tempo para reorganizar e implantar um formato que fosse adequado as nossas necessidades e dentro desta realidade de limitação social, o mais adequado é converter tudo para o formato digital on-line.
O que por outro lado nos aproximou de novos públicos, em muitas cidades de forma simultânea, abrindo oportunidades em outros setores e ampliando horizontes. Mas uma das questões mais importantes é “Como nos comportarmos nestes eventos on-line?
De que maneira manter a etiqueta social, permitindo que o evento transcorra com tranquilidade e não tenha interferências?
Dicas para quem organiza os eventos:
O ideal é obter uma plataforma personalizada aos interesses da empresa e o evento planejado, de maneira que seus clientes e convidados possam ter muitas informações dentro desta plataforma. Uma delas, é a informação resumida dos participantes por setor, criando janelas de assuntos, desta forma você favorece o networking entre eles.
Tudo deve ser muito organizado, fácil acesso e as informações sejam claras e objetivas. Tenha uma sala privada para que os interessados possam agendar para conversar em particular com algum assunto de interesse e abrir possibilidades de fechar negócios entre eles.
É de bom tom que os participantes se sintam, recebidos com atenção pela empresa organizadora e o ideal é a empresa enviar para cada participante o convite impresso, como o crachá de participação e outros brindes e mimos que os patrocinadores queiram oferecer. Isto mostra que a empresa se preocupa com cada um e que eles terão a mesma satisfação de ter participado presencialmente do evento.
Estes eventos on-line vão permanecer após a pandemia e você poderá usar a plataforma em inúmeros eventos atingindo públicos de outras cidades, com custo reduzido e maior qualidade na apresentação de seus projetos ou produtos.
Dicas para quem participa dos eventos:
A postura social é fundamental em eventos corporativos, sejam eles físicos ou on-line. Portanto, a pessoa deve se arrumar como se estivesse presente no evento. Homens barbeados e bem vestidos. Mulheres com maquiagem, um bom penteado, acessórios, enfim tudo que pede um bom traje social.
Tenha o cuidado de ficar em local silencioso, livre de som externo ou de interrupções. Se posicione em local neutro, sem muita decoração, pois o foco é o palestrante ou o executivo.
Se utilizar a câmera de seu celular para participar do evento, tenha o cuidado de deixar o aparelho fixo, com bom enquadramento e uma iluminação externa que favoreça sua imagem. Pois em caso de inteiração com o palestrante é importante que ele veja você com clareza e cuide para que o microfone tenha uma boa qualidade de som.
Pesquise quem são os participantes presentes no evento, sejam os executivos, empresas ou profissionais com o objetivo de networking. Isto vai favorecer em suas perguntas durante o evento.
Seja claro e objetivo, fale com clareza, pois é importante que outras pessoas também participem, o questionamento deles com certeza enriquecerá o evento.
Lembre-se que você está sendo visualizado por outras pessoas, principalmente o palestrante ou executivo, não fique se movimentando muito, levantando-se a todo momento. Fique tranquilo e olhe com olhos firmes para a pessoa, pois ela merece toda nossa atenção.
Planeje o que deseja, troque contatos com os participantes mantenha o interesse dos seus contatos em sua empresa ou negócios falando pontualmente de suas qualidades e objetivos no evento. Mas tenha cuidado para não interromper a atenção da outra pessoa durante o evento.
Quando for para uma sala privada para conversar, fique atento a comunicação não verbal, pequenos gestos nos mostram se elas estão interessadas ou não em seus negócios ou sua conversa. Um olhar contínuo para a tela do celular, mostrar-se inquieto, fala muito rápida e sem conteúdo são alguns sinais da falta de interesse.
Se organize para ter uma apresentação de bom gosto e qualidade para apresentar a quem se interessar e entenda que você poderá atingir um número maior de contatos nos eventos on-line, permitindo que seu negócio ou empresa prospere. Se puder, contrate um anfitrião para cuidar do áudio, das apresentações em power point, para que foque exclusivamente no conteúdo.
Seja elegante, focado e saiba que toda empresa necessita de parceiros para concluir grandes negócios.
Lembrando que nossa postura é a mesma, o que mudou foi nossa forma de participação nestes eventos.
Boa sorte a todos!!
Sempre desenvolve projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e novidades em geral.
É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.
O termo stealthing refere-se à prática de remover o preservativo durante uma relação sexual sem…
O assédio é um comportamento que causa constrangimento, humilhação ou incômodo à vítima, violando sua…
O uso dos termos "assediar" e "molestar" em contextos jurídicos pode gerar confusão, especialmente porque…
O crime de estelionato sexual, ou violação sexual mediante fraude, está previsto no artigo 215…
Os danos existenciais representam uma modalidade específica de dano imaterial que surge quando uma pessoa…
O direito brasileiro prevê diferentes formas de indenização para reparar prejuízos causados por atos ilícitos…