MPT-RN recebe periodicamente as reuniões do Fórum, pioneiro no combate aos impactos dos agrotóxicos na sociedade
Natal (RN), 19/09/2019 – O Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade (Feceagro-RN) se reuniu nesta segunda-feira (16), na sede da Procuradoria do Trabalho da 21ª Região, e tratou sobre mecanismos de valorização da agricultura familiar, como forma de diminuição dos efeitos negativos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde da população.
Estiveram representados, entre outros órgãos, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a Vigilância Sanitária, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) e o poder Legislativo, com representantes dos mandatos da deputada estadual Isolda Dantas e da deputada federal Natália Bonavides.
A nutricionista Maria Célia Barbosa Farias, coordenadora do Feceagro-RN, relatou que o uso de agrotóxicos vem sendo intensificado seguidamente no Brasil, causando a contaminação não apenas de alimentos, mas também da água e do ar. Ela falou sobre a relevância do constante monitoramento, de modo a colocar o Rio Grande do Norte em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Magno Gustavo, consultor de associativismo e cooperativismo do Sebrae-RN, apresentou um aplicativo desenvolvido em parceria com a Central de Abastecimento de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes-RN). A ferramenta, pioneira no Brasil, é voltada para a negociação direta entre os produtores e os consumidores, reduzindo a intervenção dos atravessadores e aumentando as alternativas de negócios.
Com o uso da câmera do celular para a leitura de um código QR, é possível identificar detalhes sobre a composição e a produção dos alimentos, valorizando o trabalho da agricultura familiar.
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte faz parte do Feceagro desde 2009 e tem como membro, atualmente, a procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva.
Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Instagram: @mpt.rn / Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…