Identificar o perfil da equipe é estratégia que pode auxiliar os profissionais de RH.
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Conhecer a real necessidade dos colaboradores de uma empresa é uma estratégia que pode beneficiar o setor de Recursos Humanos no trabalho de gestão de benefícios corporativos. Para isso, a orientação é identificar qual é o perfil da equipe a fim de alinhar os diferenciais oferecidos pela organização com os interesses dos funcionários.
Entre as possibilidades a serem oferecidas estão: benefício vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, planos de saúde e odontológico, vale-cultura, academia, bolsa de estudos, entre outros. Mas nem todas as alternativas atendem os diferentes perfis de colaboradores, como explica a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
Um exemplo é pensar numa equipe formada por profissionais que não têm filhos na idade pré-escolar. Dessa forma, a oferta de um auxílio-creche não será um diferencial. Outra situação é quando os funcionários realizam as refeições em casa e, por isso, podem preferir o benefício alimentação para as compras no supermercado no lugar do vale-refeição.
Além do perfil, é necessário considerar, ainda, as novas formas de trabalho. Com a adoção dos regimes híbrido e home office por muitas empresas, os trabalhadores conquistaram maior flexibilidade de horários. Em muitos casos, essa preferência pode refletir, também, no interesse por benefícios corporativos. Em 2022, o Guia Nacional de Benefícios mostrou que 23,8% das empresas brasileiras pretendiam oferecer opções mais flexíveis no futuro.
Como dificilmente haverá unanimidade na equipe, a solução apresentada é a aplicação de pesquisas pelo setor de Recursos Humanos para identificar o perfil dos colaboradores e suas principais necessidades. A identificação permite aos profissionais de RH fazerem uma gestão de benefícios mais assertiva.
A gestão de benefícios consiste em planejar, administrar e otimizar as vantagens oferecidas pela empresa aos colaboradores. Esse trabalho tem o propósito de assegurar que os benefícios sejam um diferencial competitivo no mercado para atrair e reter talentos.
Após a contratação do funcionário, os benefícios assumem um papel estratégico na motivação e na satisfação do trabalhador, o que contribui para o melhor desempenho no trabalho.
Dessa forma, a oferta de benefícios corporativos mostra-se vantajosa tanto para as organizações, que têm mais facilidade na hora de recrutar e selecionar profissionais, quanto na manutenção de um bom clima organizacional, que contribui para o alcance de resultados.
Já para os funcionários, os benefícios significam um complemento do salário que faz a diferença para atender necessidades como alimentação, saúde, educação, cultura, entre outros.
De acordo com a pesquisa de opinião da Gallup, divulgada pela Forbes Brasil, entre os benefícios mais desejados pelos funcionários estão o seguro saúde, o bônus em dinheiro, a participação nos lucros, o plano de aposentadoria com benefício definido, o horário flexível e o plano odontológico.
O estudo The working future: re-humanizing work, feito pela consultoria global Bain & Company, apontou que entre as prioridades dos trabalhadores brasileiros estão bons salários e benefícios (23%), oportunidades de crescimento e aprendizado (17%) e flexibilidade de horas (9%).
O interesse por um tipo de benefício corporativo pode ser motivado por mudanças nas necessidades dos colaboradores, novas regulamentações ou pela evolução das expectativas dos funcionários. Portanto, é mutável ao longo das fases da vida e, por esse motivo, os profissionais de RH devem realizar pesquisas periódicas para entender as reais vontades de seus funcionários.
Uma boa gestão de benefícios pode contribuir para a satisfação, o engajamento e a produtividade da equipe. Dessa forma, as vantagens oferecidas pela organização devem ser vistas como investimentos no bem-estar e no desempenho dos colaboradores.
Por isso, o trabalho do RH nesta área também é importante para garantir um ambiente de trabalho saudável e auxiliar a empresa a alcançar resultados positivos.
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