Ciência de dados e IA permitem que empresas tomem decisões mais informadas a partir de opiniões do consumidor e estatísticas do mercado
O uso de dados como ferramenta está cada vez mais comum para quem busca insights para a tomada de decisões informadas e estratégicas. Novas tecnologias emergem como aliadas para a solução de problemas complexos nessas organizações. Uma das principais é a inteligência artificial, democratizada recentemente e que trouxe à tona possibilidades sobre como ela pode auxiliar uma empresa de análise de dados.
Tanto a ciência de dados, quanto a inteligência artificial são relativamente novas no mercado corporativo. Especialistas ainda debatem como essas tecnologias podem atuar lado a lado para realizar análise de dados e padrões para as empresas. Porém, de acordo com o especialista em Analytics no Gartner, Anirudh Ganeshan, há uma tendência de que os dados acabem ficando totalmente na mão dos usuários, sejam eles profissionais ou não.
Isso pode acontecer, pois, à medida que essas tecnologias se cruzam, fica mais fácil reunir e analisar maiores volumes de dados. Dessa forma, é possível usar essas informações para previsões sobre o negócio, comportamento de clientes e até desenvolvimento de produtos, sem a necessidade de um especialista. Esse fenômeno está sendo chamado de “consumerização aumentada” pela Gartner.
Para que isso ocorra, entretanto, as tecnologias de análise de dados disponíveis atualmente precisam ser otimizadas para o uso integrado com soluções em IA. A previsão é que essas plataformas se tornem mais proativas e independentes na entrega de informações relevantes.
Por exemplo, com a integração entre IA e plataformas de análise de dados, espera-se que seja possível receber e-mails automáticos, alertando problemas que estão prestes a acontecer. Essa previsão pode ser identificada com base em grandes volumes de dados brutos traduzidos em informações. No fim das contas, o objetivo é ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas de maneira mais ágil.
Um levantamento feito pela Deloitte mostrou que sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em tecnologia IA ainda em 2023. Observando essa pesquisa, fica claro que é apenas uma questão de tempo para que essa ferramenta chegue também ao setor de análise de dados de maneira mais abrangente.
Um software que analisa dados em conjunto com inteligência artificial pode examinar um maior volume de informações e traçar estratégias mais coerentes. Para as empresas, esse diagnóstico revela dados que podem influenciar o desenvolvimento de produtos, otimizar o desempenho da equipe e até orientar as empresas sobre o que funciona e o que não funciona na dinâmica empresarial.
As possibilidades dessa integração são vastas. A análise preditiva, por exemplo, permite usar dados históricos para fazer previsões sobre eventos futuros. Por outro lado, a análise prescritiva vai além, recomendando ações a serem tomadas. Reduzir erros, aumentar a agilidade e a visão integrada da empresa são apenas algumas das vantagens elencadas por defensores dessa união.
Em abril de 2023, a KPMG Australia e a Universidade de Queensland mostraram que mais
da metade dos brasileiros confiam na inteligência artificial. O que reflete a evolução do cenário tecnológico e sua crescente relevância. Essa confiança sugere que os benefícios da IA na análise de dados estão se tornando mais evidentes para o público em geral.
Para os clientes, isso significa que as empresas estão mais ágeis e precisas em atender às suas necessidades e expectativas. E para as empresas, fica mais fácil proporcionar soluções e melhorias dos seus serviços.
Com essa aprovação crescendo, é provável que a adoção e a integração da IA nas operações empresariais continuem a se acelerar. A capacidade de análise de dados aprimorada pela IA está se tornando um fator diferenciador no mercado competitivo, permitindo que as empresas forneçam soluções mais eficazes e personalizadas.
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