Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo admitiram um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas e suspenderam todos os processos em trâmite, dentro do Estado, que envolvam a inserção de devedores na plataforma “Serasa Limpa Nome”, e outras similares, para negociação de dívidas prescritas.
A Dra. Kelly Pinheiro, advogada especialista em Direito Civil e Empresarial, e Sócia-Diretora da Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados, lembra que uma dívida prescrita, ainda que não possa ser cobrada por vias judiciais, pode – e deve – ser negociada extrajudicialmente, afinal, não há sentindo em prejudicar o credor. “Há dois caminhos para um débito deixar de existir: quando o devedor paga ou quando é perdoado pela empresa. Prescrição não quer dizer que o compromisso de pagar desaparece, por isso, a negociação amigável e por meios extrajudiciais é, sim, legítima”.
Além disso, o devedor que é cadastrado nas plataformas de negociação tem a oportunidade de negociar de forma rápida, discreta e totalmente voluntária com o seu credor, e em nenhum momento significa que está com o nome negativado.
Tais plataformas não possuem publicidade e “caso o IRDR seja deferido e os Magistrados entendam que o devedor não deve ter seu nome ligado a um simples cadastro em uma plataforma de negociação voluntária, fatalmente atingirá instâncias sem precedentes de toda a cadeia econômica brasileira, uma vez que afetará a tomada de crédito, tornando cada vez mais caro e complexo ao cidadão comum utilizar de parcerias bancárias para fomentar o empreendedorismo”, explica a Dra.
“Decisões desfavoráveis à possibilidade de negociação de dívidas acabam incentivando o comportamento de maus pagadores e aumentam os efeitos negativos da inadimplência”, completa a Dra. Kelly.
É importante ressaltar que os Estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Amazonas já tiveram IRDR (s) acerca do mesmo tema, e, em suma, ficou definido pelo bom senso, considerando e cuidando da economia e do bom funcionamento dos sistemas bancário e empresarial do Brasil.
Sobre a Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados: “Oferecer serviços personalizados e diferenciados; analisar os perfis individualmente” são as premissas dos Sócios que mantêm a Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados há mais de uma década, conceito que aproxima e humaniza os relacionamentos e que concedeu o Certificado e Selo de Sustentabilidade BMV Global, e os prêmios de Excelência & Qualidade Top Of Quality Brazil 2021; Águia Americana – Justiça 2021; Escritório Cível Destaque e 1º lugar em Cessão de Crédito para o Banco Santander. Localizado no Jardim Paulista de São Paulo, uma das maiores metrópoles da América Latina, a empresa lida com clientes Brasil afora nas especialidades do robusto time de Recuperação de Ativos; Estruturação de Fundos; Direitos Empresarial e Societário; Direito Civil; de Família e Sucessão, do Consumidor; e do Trabalho.
Receber uma multa de trânsito pode ser uma experiência frustrante, especialmente quando o motorista acredita…
Recorrer de uma multa de trânsito é um direito do motorista, mas esse processo requer…
Recorrer de uma multa de trânsito pode ser uma medida eficaz para evitar penalidades injustas…
As notificações de multa são instrumentos utilizados pelos órgãos de trânsito para comunicar aos motoristas…
As multas de trânsito podem ter um impacto significativo na vida dos motoristas, especialmente quando…
A Lei Seca é uma das legislações mais rigorosas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),…