Qual é a regulamentação para as moedas virtuais?

0

Muitos consumidores e empresários têm dúvidas se a criptomoeda é legal. Entenda abaixo o caráter jurídico das moedas virtuais no Brasil!

As criptomoedas ainda levantam muitas dúvidas no mundo inteiro. Afinal, trata-se de um dinheiro que existe somente em ambiente virtual.

Não existe uma regulamentação específica para as criptomoedas, como o bitcoin e outras no ordenamento jurídico brasileiro. Isso gera muitas dúvidas entre consumidores e empresários.

Mas, mesmo que não seja regulamentada, a operação não é proibida. Assim sendo, se ambas as partes (cliente e empresa) aceitarem o uso das criptomoedas, a transação é juridicamente válida.

Ainda assim, algumas empresas não estão abertas a esse tipo de transação. Para muitos empresários, essa é uma modalidade nova.

Estes precisam ficar por dentro de todas as informações sobre as moedas virtuais, acompanhando portais de informações seguras, como o Criptoeconomia,  para obter dados e notícias sobre bitcoins e outras.

Regulação das criptomoedas está em discussão na Câmara dos Deputados

Entre as dúvidas mais comuns, a regulamentação da operação com criptomoedas confunde muitos brasileiros. Afinal, essa espécie de dinheiro não é emitida por nenhum governo e não possui regulação estatal.

Mas, de acordo com a Agência Câmara de Notícias, está em discussão na Câmara dos Deputados a regulação das criptomoedas por uma comissão especial. Conforme a fonte, o Projeto de Lei 2140/21 estabelece um prazo de 180 dias para que sejam regulamentadas as transações financeiras com moedas virtuais para o Poder Executivo.

A proposta é para que as operações que forem realizadas no exterior sejam reguladas dentro das normas aplicadas aos bancos e isso inclui a tributação. Para Alexandre Frota, deputado pelo PSDB-SP, a não regulamentação para transações com criptoativos deixa em risco tanto o sistema financeiro quanto os investidores.

Criptomoedas não são ilegais no Brasil

Mesmo que as moedas virtuais ainda não tenham regulamentação específica no Brasil, os brasileiros podem adquiri-las e negociá-las no mercado. Afinal, tanto o bitcoin quanto outras criptomoedas não são ilegais.

Mas, dependendo do ganho mensal e sua movimentação, é preciso declarar os ganhos obtidos por meio desse investimento. De acordo com uma matéria publicada pela CNN Brasil, a Receita Federal desenvolveu determinados códigos para a Declaração de Imposto de Renda em 2021 para distinguir bitcoin, stablecoins e altcoins.

Também existem regras para a comercialização de alguns criptoativos, já que podem necessitar da autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Enquanto isso, para a atividade de corretagem das moedas virtuais, esta é tida como sendo uma atividade econômica, reconhecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como investir em criptomoedas de forma segura

Para quem deseja investir em bitcoins ou outras moedas virtuais, é importante garantir a segurança financeira. No Brasil existem algumas exchanges, ou seja, casas que oferecem esse serviço.

Ao contar com uma corretora especializada, evita-se riscos ao investir em criptomoedas. Mas, é bastante indicado investir em corretoras conhecidas, de preferência, que tenham maior volume transacionado, maior número de clientes e mais tempo de atuação.

Embora sejam indicativos de confiabilidade, os investidores não devem se apegar apenas a isso. O investidor deve sempre considerar que todas as empresas de tecnologia estão vulneráveis, incluindo bancos e corretoras de criptomoedas.

É fato que muitas corretoras têm o hábito de armazenar os criptoativos em poucas carteiras, sendo, entre elas, algumas multimilionárias. Estas podem estar no alvo de cibercriminosos e a corretora não contar com um fundo para situações de emergências para arcar com a perda.

Assim sendo, o cuidado em contar com uma empresa idônea é o mais indicado para investidores.

Agora você já sabe que, mesmo não regulamentadas, as criptomoedas não são ilegais. Então, deseja fazer esse tipo de investimento?

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais