Se tornar o CEO da empresa, liderar uma equipe, fechar um grande negócio, ser seu próprio chefe, ter estabilidade econômica… as respostas para essa pergunta podem ser várias e, claro, todas fazem sentido.
É verdade que ser alguém de sucesso é algo relativo, já que depende das metas pessoais e profissionais de cada um de nós. No entanto, há similaridades no processo para alcançar os objetivos, sejam eles quais forem.
Um dos pontos em comum para se tornar um profissional de sucesso ou, melhor dizendo, para construir um perfil profissional que esteja à altura dos seus sonhos, é sem dúvidas, melhorar a forma como você se comunica com as pessoas ao seu redor.
Na sua lista de passos para alavancar a carreira (e a sua vida pessoal) não está incluído aprimorar e desenvolver as habilidades de comunicação? Então, talvez seja melhor rever as suas prioridades. Neste artigo, vou explicar o motivo. Confira!
Oratória e imagem pessoal: por que ser um bom comunicador muda a forma como os outros nos veem?
A imagem que transmitimos aos demais é um fator determinante para aproveitar oportunidades. Para ter certeza disso, pense nos momentos mais importantes da sua vida profissional: a apresentação do seu trabalho de conclusão de curso, o PITCH que apresentou aos investidores, sua primeira entrevista de emprego e por aí vai…
Em todos esses momentos, a imagem que você transmitiu foi crucial para os resultados que obteve. Isso acontece porque, hoje, fatores ligados à inteligência emocional são tão ou mais valorizados do que os saberes técnicos. Logo, transmitir a imagem de alguém seguro, confiável, equilibrado e proativo passou a ser imprescindível no ambiente profissional.
Muitas vezes, a dificuldade em expressar aquilo que se sabe faz com que excelentes profissionais fiquem à margem do mercado de trabalho, enquanto outros, com menos saber técnico e até mesmo menos capacidade de trabalho, ocupam vagas e posições de destaque devido às habilidades interpessoais que possuem.
Por tudo isso, se focar apenas em desenvolver e aprimorar as hard skills – habilidades ligadas a um know how técnico – é um grande erro. É de suma importância valorizar e se dedicar no aprimoramento de outras competências, incluindo a de falar bem em público e de saber se expressar em situações cotidianas e/ou de exposição de fala.
Por que a oratória é um dos pilares dos profissionais de sucesso?
Ok, já entendemos que saber se expressar tem a ver com transmitir uma imagem pessoal mais eficiente. Mas o que faz da oratória um dos pilares para alcançar o almejado sucesso profissional? Para entender melhor os motivos pelos quais isso ocorre, vejamos como a oratória auxilia em certas situações:
– Ter mais poder de persuasão
Você já ouviu falar sobre a “arte do convencimento”? Pois bem, ela é, na verdade, o poder de persuasão que as pessoas passam a ter quando logram desenvolver suas habilidades de oratória, principalmente aquelas ligadas à organização de raciocínio e à escolha de uma boa argumentação (geralmente, fruto da escuta ativa).
– Falar de uma maneira mais interessante e eficiente
Ser mais atrativo que as redes sociais é um dos desafios de quem lida com situações de exposição de fala. Para chamar e reter a atenção das pessoas, ter um discurso inteligente e interessante é primordial. E, novamente, a oratória é uma ferramenta que possibilita essa competência.
– Lidar melhor com situações de exposição de fala
O medo de falar em público é um dos grandes inimigos daqueles que querem e precisam alavancar a própria carreira. A boa notícia é que esse medo vem da falta de conhecimento e preparo, logo, pode ser superado quando há uma dedicação em conhecer e aplicar as técnicas de oratória direcionadas para situações de exposição de fala.
– Dominar a linguagem não-verbal
Você se lembra da imagem pessoal, da qual falamos no tópico anterior? Pois bem, ela depende bastante da chamada dinâmica não-falada, que é tudo aquilo que expressamos sem necessariamente usar palavras: gestos, impostação vocal, postura e expressões faciais, por exemplo. Dominar essa linguagem não-verbal é, portanto, um dos pontos centrais de quem desenvolve a oratória.
Investir em novas competências é a forma mais eficiente de ser um profissional que atende às exigências do mercado. Lembre-se disso e considere fazer um treinamento em oratória!
Fonte:
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