Importante setor da organização, a área de projetos ajuda no cumprimento de prazos de cada demanda e tomadas de decisões mais assertivas
O universo corporativo vem se reinventando progressivamente. Diante de tantas mudanças, que envolvem desde a inserção de conceitos tecnológicos a novos modelos de gestão, para que as empresas consigam alcançar seus objetivos, desenvolver estratégias que aumentem a eficiência operacional é indispensável. Nesse sentido, antes de mais nada, o gerenciamento de projetos, que visa a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para executar processos de forma mais eficaz, é uma ação extremamente importante para que as empresas prosperem.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), atualmente, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo é investido na execução dos mais diversos tipos de projetos. Isso significa que 12 trilhões de dólares de toda a riqueza mundial são gastos com o esforço de melhorar, criar ou construir algo, por meio do planejamento.
Diante deste cenário, como desenvolver e aprimorar, de maneira assertiva, este departamento tão necessário para uma empresa? A pergunta pode ser complexa, visto que cada instituição tem sua forma de operar. Entretanto, alguns fatores são determinantes para a construção de um projeto eficiente.
A eficiência operacional
Definir as responsabilidades de cada profissional é a primeira etapa de qualquer projeto. Além disso, é essencial estabelecer estratégias que contribuam para o planejamento de forma mais eficiente, como melhorar a comunicação entre as equipes, definir um cronograma e metas bem claras e gerenciar os riscos. Outros pontos são cruciais, tais quais:
Benefícios de um time de projetos bem estruturado
Após definida todas as estratégias, é possível que as operações da empresa sejam realizadas de maneira mais assertiva, garantindo bons resultados, reduzindo os custos e aumentando os lucros. Além do ganho de eficiência operacional, é possível destacar outros benefícios, como:
Por fim, é importante destacar que, para que a gestão de projetos seja bem definida, é necessário o apoio de todos os integrantes da empresa, visto que esse é um trabalho de mão dupla e necessita dos esforços em conjunto. O líder, por sua vez, deve gerir de forma responsável todos os projetos, a fim de atingir os objetivos estabelecidos antes do início de cada um. Além disso, é seu dever gerenciar as equipes, monitorar cada etapa e processo e manter o time empenhado em suas atividades.
Reforço o que essa tarefa é complexa e demanda muitos cuidados e colaboração de todos. No entanto, com toda certeza, o gerenciamento correto é essencial para o crescimento de sua empresa!
*Luiz Gustavo Dias é Tech Partner na logithink. Com visão disruptiva, diferenciada e o peso de mais de 300 clientes em seu portfólio, a logithink, oferta ao mercado consultoria, implementação e suporte de ERP, Application Management Services – AMS, Service Desk, Alocação de profissionais, Fábrica de software, Diagnóstico de uso para otimização de ERP, Aplicativos Empresariais Customizados, Infraestrutura e Treinamento.
Com mais de 10 mil projetos implantados e com executivos que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa tem um portfólio de peso e visa ser a melhor parceira em Tecnologia e Transformação Digital, ampliando a visão tecnológica das empresas.
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