Recentemente, foi enviado à Câmara dos Deputados um projeto de Lei que pode trazer grandes modificações para o setor elétrico brasileiro. O PL 414/2021 oferecerá ao consumidor a possibilidade de escolher seu fornecedor de energia e a opção de adquirir energia de uma matriz renovável ou não. “Isso pode estimular a competição entre as diferentes empresas do setor e até mesmo fazer o preço da energia cair”, afirma Alexandre Leite, sócio do escritório Cescon Barrieu e especialista no setor elétrico.
O texto também propõe a racionalização do consumo e geração por meio de incentivos tanto aos consumidores quanto às empresas do setor, além da possibilidade de digitalização do segmento e incorporação de tecnologias, como as soluções de smart grid, por exemplo.
Para o consumidor, as vantagens estão na possibilidade de escolha do fornecedor e na fonte da energia, mas vai além disso, segundo Alexandre. “Algumas vantagens com efeitos práticos também estão previstas como a maior gestão do cliente sobre sua conta de luz, por meio da gestão do consumo em um cenário de tarifa horária e a possibilidade de tarifa pré-paga”, explica.
Como reverter um indeferimento do INSS? Para reverter um indeferimento do INSS, o segurado pode…
O auxílio-doença é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores…
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pessoas com obesidade grave que não obtiveram…
A recusa da seguradora em pagar a indenização prevista em contrato pode trazer uma série…
Entrar com uma ação judicial contra uma seguradora pode ser um processo necessário quando há…
Quando uma seguradora se nega a pagar a indenização que o segurado acredita ter direito,…