Um escritório de advocacia, assim como qualquer outro tipo de empresa, também precisa atrair novos clientes e fidelizar os que já tem.
O setor jurídico é muito concorrido no Brasil, com cerca de 1 milhão de advogados ativos pelo país. Isso significa que se trata de uma área de atuação com muitos profissionais, mas também muitos clientes.
O que dificulta o acesso desses profissionais ao seu público-alvo é uma série de restrições imposta pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB relacionada à divulgação dos profissionais, por meio de publicidade e marketing.
No entanto, com o advento da internet, ficou mais fácil fazer essa divulgação dentro dos parâmetros legais. E isso é possível por causa do marketing digital.
A OAB permite a veiculação de materiais de cunho informativo, e esse tipo de material se encaixa perfeitamente no marketing de conteúdo.
Este, por sua vez, pode ser trabalhado juntamente com a captação de novos clientes por meio da conversão.
É natural que muitos profissionais da área jurídica tenham dúvidas em relação a isso, portanto, neste artigo, vamos falar sobre o que é marketing digital, sua importância para a área jurídica e dar dicas sobre algumas estratégias.
Marketing digital é um conjunto extenso de ações realizadas por meio da internet para divulgar uma marca e os produtos ou serviços que ela oferece.
Pode ser usado por qualquer tipo de empresa, desde uma fabricante de caçamba estacionária para entulho até diversos outros tipos de empresas.
O marketing digital se preocupa em direcionar suas campanhas para o público certo, sendo assim, não trabalha da mesma maneira como o marketing de antigamente.
Por trabalhar em cima do público-alvo de uma marca, ele se foca nas reais necessidades dos consumidores.
Isso se reflete no fato de que o marketing digital não tem como principal meta a venda, mas sim em trazer soluções para os consumidores.
Para aplicá-lo da maneira correta, as empresas precisam conhecer bem o seu público-alvo, bem como sua persona e de que maneira os impactar.
Na internet, a veiculação dos esforços em marketing digital pode ser feita por diversos meios, como e-mail, redes sociais, sites, blogs e outros.
Portanto, é importante saber onde se encontra o público-alvo para veicular as campanhas de maneira assertiva.
Para a área jurídica, um dos principais canais de veiculação de seus conteúdos são blogs e redes sociais. Isso porque esses profissionais precisam trabalhar em cima de conteúdos informativos e é aí que o marketing digital se torna importante.
A importância do marketing digital é imensurável, uma vez que a internet é o principal meio de comunicação atualmente.
Ela sugestiona a decisão de compra dos consumidores e a ela que eles recorrem para pesquisar tudo o que precisam sobre o que desejam adquirir.
Se na internet é possível encontrar tudo, então o marketing digital é versátil e atende a todos os tipos de empresas, como uma que ofereça demolição e terraplanagem ou um escritório de advocacia.
No caso dos escritórios de advocacia, o marketing digital se torna ainda mais importante, uma vez que com ele ficou mais fácil estar em contato com o público-alvo desses profissionais, dentro do que é estabelecido pela OAB.
Existem diversas estratégias dentro do marketing digital que podem ser aplicadas para atingir um objetivo. Uma dessas estratégias é o marketing de conteúdo.
Esse tipo de marketing visa atrair o público-alvo de uma empresa de maneira natural, ou seja, de maneira orgânica, por meio de conteúdo relevante e agregue valor ao usuário.
Essa estratégia pode ser aplicada, por exemplo, por uma empresa de instalação de gerador de energia para informar o seu público sobre diversos assuntos relacionados ao produto ou serviço que oferecem.
Além de trazer informação relevante e de valor, a marca ganha notoriedade e também se torna referência no assunto. E é exatamente disso que os profissionais de direito precisam.
Quando investem em marketing de conteúdo, esses profissionais fornecem ao seu público-alvo diversos materiais informativos que visam esclarecer as suas dúvidas e trazer informações importantes.
No Brasil, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas referentes aos seus direitos e deveres. Por isso, um escritório de advocacia de direito trabalhista, por exemplo, pode investir na produção de conteúdos relacionados aos direitos trabalhistas.
Diversos temas podem ser abordados, sempre de acordo com as carências comuns identificadas no público-alvo.
Conforme já mencionamos anteriormente, o marketing digital como um todo é voltado para as necessidades dos usuários.
Sendo assim, o escritório deve se pautar nas necessidades mais comuns de seus clientes e da área em que atua para criar conteúdo que realmente esclareça dúvidas, desperte a curiosidade do usuário e mostra que o profissional domina o assunto.
O marketing de conteúdo é perfeito para ser veiculado em blogs. Ele também pode ser veiculado em outros canais, mas é no blog que a empresa ou profissional cria esses conteúdos informativos, que visam atender às dores dos usuários.
E é por meio desses conteúdos que a atração de novos clientes começa. Atualmente, as pessoas não consomem mais produtos e serviços, independentemente do que for, sem confiar na empresa ou no profissional.
A concorrência é muito grande, então, se uma pessoa procura por laudo AVCB corpo de bombeiros, ela encontrará diversas empresas que fornecem esse laudo. Mas, ela vai confiar naquela que mostrou realmente entender do assunto.
Uma empresa ou profissional que mostre autoridade no que faz se torna uma referência e passa a ser confiável para os consumidores. As pessoas não compram mais apenas por preço, é preciso haver confiança.
E quando a confiança do consumidor é despertada, fica mais fácil convertê-lo em possível cliente.
O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas em marketing digital para a área jurídica porque é por meio dele que conteúdos de qualidade e de valor são levados ao público.
Mas, além de informar, esses conteúdos precisam atrair o público para os escritórios.
Uma das melhores estratégias, além da produção de conteúdos de valor é fazer uso de formulários.
Por exemplo, uma pessoa acessou um blog sobre demolição industrial e deseja obter mais informações sobre o assunto.
No blog da empresa, o usuário encontra um formulário que solicita o envia de alguns dados simples como nome e e-mail para envio de uma newsletter. Ao preencher esse formulário e enviar esses dados, aquele usuário se torna um lead daquela empresa.
O usuário é apenas um visitante, alguém que acessou um blog ou site de alguma empresa.
Mas, a partir do momento em que realiza alguma ação dentro desse site ou blog, como no caso do preenchimento do formulário, ele se torna um lead.
Lead é uma pessoa que tem potencial para ser cliente de determinada empresa. Para os escritórios jurídicos, a tática é a mesma.
Ao criar e publicar conteúdos informativos, um blog de escritório de advocacia pode falar sobre:
Tudo deve ser pensado em seu público-alvo, assim como uma empresa de materiais elétricos para administradora de condomínios produzirá material para o seu público.
Um formulário logo abaixo do conteúdo para esclarecer dúvidas, por exemplo, permitirá que o usuário se torne lead e entre em contato com o escritório.
Também pode haver um link que redirecione o usuário ao site, onde constam endereço e telefone do escritório, para que a pessoa possa entrar em contato. Enfim, é dessa maneira que o marketing é trabalhado pelos escritórios de advocacia.
Um perfil nas redes sociais também é importante para divulgar essas publicações. Por exemplo, se uma empresa de laudo de periculosidade para eletricista publica um novo conteúdo em seu site ou blog, pode usar as redes sociais para divulgá-lo.
Um profissional ou escritório pode fazer a mesma coisa. Ele não estará ferindo as normas estipuladas pela OAB porque divulgará conteúdo informativo, por meio de uma rede social onde todos podem estar presentes.
Esse tipo de marketing não só pode ser usado pelos escritórios de advocacia como deve.
Mais do que mostrar a qualidade e profissionalismo, esclarece a população que tem suas dúvidas sanadas, gerando a oportunidade de entrar em contato com pessoas de confiança.
De serviços jurídicos até limpeza de fachada comercial, o marketing digital traz soluções para as empresas e também para os consumidores.
Quando estes estão bem informados, adquirem o que precisam com mais certeza e confiança e tendem a fechar negócio mais vezes.
Para advogados e escritórios de advocacia, o marketing digital é uma maneira inteligente e muito eficaz de se destacar e conquistar a confiança das pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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