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Saiba como trabalhar com marketing de conteúdo em seu escritório de advocacia

O marketing de conteúdo se tornou uma das principais estratégias adotadas por empresas dos mais variados segmentos. Inclusive, é uma ação do marketing digital que possibilita sua adoção, até mesmo, pelos escritórios de advocacia.

Ele possibilita uma nova maneira de engajar o público-alvo, fazendo crescer a rede de clientes e potenciais clientes. Tudo isso é feito por meio da criação de conteúdo relevante, que atrai, envolve e gera valor.

Por conta disso, as pessoas criam uma percepção positiva da empresa, o que possibilita gerar mais negócios.

Tudo isso acontece, porque o marketing digital já não é mais apenas uma tendência como era há anos. 

Ele se tornou um investimento indispensável e acessível para todos os tipos de organizações, inclusive os escritórios de advocacia.

Estes, por lei, não devem tornar a sua função um serviço comercial, o que dificultou por anos a divulgação desses profissionais. No entanto, a OAB permite que os advogados ofereçam informações às pessoas.

O marketing de conteúdo visa exatamente isso, um tipo de marketing diferente, quem tem como finalidade informar e levar algo relevante para as pessoas.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é o marketing de conteúdo, suas vantagens e algumas estratégias que podem ser usadas pelos escritórios de advocacia para complementá-lo.

 

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo engajar o público-alvo, ajudando a aumentar a rede de clientes e também de pessoas que possam vir a se tornar clientes.

Isso acontece, porque se uma empresa de avaliação ambiental preliminar investe nessa estratégia, ela passa a criar conteúdo de valor que atrai essas pessoas e gera valor para elas.

Quando isso acontece, essas pessoas passam a ver a empresa de maneira mais positiva, o que facilita novas vendas e o fechamento de negócios.

O marketing de conteúdo tem muito valor também, porque antigamente as pessoas eram obrigadas a assistirem as propagandas na TV, mesmo que o produto ou serviço não lhes interessasse.

Atualmente, com a popularização da internet, elas consomem apenas o que desejam. Isso faz com que as empresas se foquem mais naquilo que as pessoas querem, do que no produto em si. 

Mas além de beneficiar as pessoas, o marketing de conteúdo também beneficia as empresas.

Isso, porque a mensagem chega ao público certo e no momento que ele precisa. Para um escritório de advocacia, é a oportunidade perfeita de esclarecer para as pessoas sobre seus direitos, deveres, quando procurar o auxílio de um advogado, etc.

Então, como aquela empresa de licença da Cetesb ajudou o seu público quando ele precisava, ele se torna mais propenso a fazer negócio com ela, pois já a conhece e sabe de sua confiabilidade.

Portanto, o objetivo do marketing de conteúdo é trazer resultados positivos para a empresa, por meio de um benefício para seu público-alvo.

 

Vantagens do marketing de conteúdo para escritórios de advocacia

O Brasil é um país que conta com um número expressivo de profissionais do Direito ativo. Apesar da dificuldade no exame da OAB, cerca de 1 milhão de pessoas atuam nesse ramo e, principalmente os novatos, precisam encontrar um jeito de divulgar o seu trabalho.

A grande dificuldade está no fato de que a OAB restringe as ações de marketing da área jurídica, o que reduz as possibilidades para esses profissionais. 

No entanto, a própria organização abre uma brecha que permite a veiculação de conteúdos informativos aos cidadãos.

Com o crescimento contínuo da dependência das pessoas pela internet, escritórios de advocacia, assim como empresas de outorga poço artesiano, encontram a oportunidade perfeita para extrair o melhor em marketing.

Se os advogados não podem fazer propagandas comuns a todas as empresas, eles podem oferecer conteúdo informativo em sites e blogs, tendo acesso às vantagens do marketing de conteúdo para os escritórios de advocacia, que são:

Criar autoridade

A era digital trouxe o ápice do conhecimento, isso significa que as pessoas estão em busca de informação constantemente.

Por conta disso, usar essa demanda por informação para divulgar seu próprio conhecimento traz mais autoridade ao profissional. Mas, para isso, é necessário ser estratégico e contar com um bom planejamento.

Ao ter acesso a um conteúdo esclarecedor e que tire as suas dúvidas, uma pessoa passa a confiar mais naquele profissional e enxergar sua autoridade no assunto. Isso o transforma em referência, e toda vez que precisar, ela vai procurar por ele.

Mais marketing, menos publicidade

Toda e qualquer ação promocional de um escritório de advocacia precisa ser discreta e meramente informativa, ao contrário de uma farmácia de floral para cães funciona que pode agir livremente.

Ser discreto e informativo é a essência do marketing de conteúdo, então, ele colabora para essa exigência imposta a esses profissionais, mas sem escondê-los de seu público-alvo. 

Como resultado, o profissional terá gerado:

  • Interação;
  • Engajamento;
  • Confiança;
  • Reconhecimento.

Auxilia pessoas

O marketing de conteúdo traz informação útil e relevante, que educa as pessoas e as ajuda a compreender termos e questões jurídicas.

Ao esclarecer seu público-alvo, o escritório se torna referência em seu universo de atuação, construindo continuamente sua autoridade e confiança.

Aumenta a visibilidade

Uma clínica de endoscopia para cachorro consegue facilmente aumentar sua visibilidade no mercado, porém, a mesma facilidade não existe para os profissionais de direito.

Hoje em dia, quem não tem presença digital é como se não existisse, e mesmo para os advogados, é importante estar em evidência. 

Para isso, o marketing de conteúdo pode ser trabalhado de diversas formas, como textos, imagens, vídeos, podcasts, etc.

Para veiculá-los da maneira certa, o escritório pode criar um blog ou site, inclusive um perfil nas redes sociais.

Fidelizar clientes

O uso do marketing de conteúdo não só conquista novos clientes, como também permite que o escritório fidelize aqueles com quem já trabalhou.

A fidelização impacta positivamente, porque os clientes satisfeitos recomendam os serviços do profissional para outras pessoas, exatamente como aconteceria com qualquer outra empresa, como um oftalmologista para gatos, por exemplo.

 

Estratégias que enriquecem o marketing de conteúdo

Em vista de todas as vantagens trazidas pelo marketing de conteúdo para os escritórios de advocacia, é importante, também, conhecer outras estratégias que ajudam a melhorá-lo.

Separamos duas das principais, que podem registrar grandes benefícios para o seu negócio, independentemente do ramo de atuação. 

1 – SEO

Uma delas é o SEO, um conjunto de ações que visa melhorar o posicionamento de um site ou blog nos resultados de pesquisa. 

Para isso, ele faz uso de algumas estratégias, dentre elas o uso das palavras-chave.

Por exemplo, um veterinário pode usar a palavra-chave “consultas veterinárias em Campinas” para trabalhar em cima de um conteúdo. 

Para isso, ele vai usar essa palavra um número X de vezes, dentro de um conteúdo rico, que permitirá ao Google identificá-lo como algo relevante.

Quando isso acontece, se uma pessoa usa aquele termo em sua pesquisa, o blog ou site do profissional em questão aparece entre os primeiros do ranking.

O mesmo acontece com um escritório de advocacia. Ele deve criar um conteúdo com um número X de palavras-chave mais utilizadas pelo seu público-alvo. 

Para saber quais são as melhores palavras, uma dica é realizar uma pesquisa no seu mercado de atuação.

Outra estratégia de SEO muito importante para o site ou blog de um advogado é a atualização frequente. 

Conteúdos publicados há muito tempo são considerados ultrapassados para o Google e deixam de estar nas primeiras posições do ranking.

 O ideal é usar um calendário de publicações ou uma ferramenta de automação para que os conteúdos sejam sempre atuais e renovados no canal.

2 – E-mail marketing

Além do SEO, outra estratégia muito utilizada é o e-mail marketing. Sabe-se que, diferentemente de uma clínica veterinária para gatos, um advogado não pode disparar e-mails promocionais para seus clientes, principalmente para quem nunca trabalhou com ele.

No entanto, ele pode enviar um e-mail para avisar sobre atualização de conteúdo e também envio de material informativo, como e-book ou newsletter.

Por meio do blog, os usuários podem ser direcionados ao site do escritório e ali sim podem obter telefone e endereço, para que possam entrar em contato. A partir desse contato, o profissional pode criar uma lista de e-mails para divulgação de conteúdo.

 

Conclusão

Os profissionais de Direito, no Brasil, já não estão mais tão excluídos das possibilidades de divulgação de seu trabalho por conta de algumas soluções trazidas pelo marketing digital.

É papel deles informarem a população, bem como prestarem um serviço esclarecedor a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos. Ou seja, o marketing de conteúdo é uma ótima opção.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Portal da arquitetura, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Âmbito Jurídico

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