A exigência do distanciamento social tornou as relações comerciais mais presentes no meio digital, por meio do fortalecimento da internet e das redes sociais. No ramo do direito, não foi diferente.
O exercício tradicional da advocacia, com escritório e atendimento físico pode apresentar alguns problemas, por não acompanhar o mundo digital. Os principais problemas são:
Como uma forma de superar esses problemas, a tecnologia se tornou importante aliada dos advogados.
Nesse sentido, o advogado 4.0 é definido como aquele que associa a tecnologia e o marketing digital aos seus negócios com a finalidade de aproximar e captar mais clientes em potencial e expandir o relacionamento com eles.
A advocacia 4.0 trouxe muitos benefícios aos negócios do ramo do direito. Em um mundo digital que exige respostas rápidas, o advogado que não se atualiza, fica para trás. Entenda agora quais as principais vantagens de pensar e adotar a advocacia 4.0 para seu negócio.
Com o auxílio da tecnologia, todas as atividades desenvolvidas pelo advogado podem ser otimizadas e executadas de modo mais assertivo. Isso reduz o custo com os processos burocráticos por conta dos melhores resultados.
O fácil acesso às ferramentas necessárias para tomada de decisão e direcionamento de conduta, os profissionais do direito conseguem uma otimização do tempo de trabalho, o que atrai ainda mais clientes.
Por meio da aquisição de novas habilidades, exigidas para adaptação ao mundo tecnológico, o profissional se torna multifuncional. Tal fato resulta na melhora da qualidade dos serviços prestados e maior interesse dos clientes.
O uso de inteligência artificial (IA) e de processos de automação, permitem a otimização do tempo, resultando em maior produtividade. Então, tendo maior produtividade, maior é o número de clientes que conseguem ser atendidos em menor espaço de tempo.
Agora que você já sabe quais as principais vantagens da advocacia 4.0, entenda quais os atributos que um advogado deve ter para se enquadrar dentro dessa nova categoria e melhorar os negócios do seu escritório.
A premissa de que a tecnologia vai substituir o trabalho do ser humano é mentira e só serve para gerar um medo inconsciente de usá-la.
Entenda que a tecnologia é sua aliada e uma ferramenta importante para captar clientes em um universo de opções que a internet oferece. Se você não se atualizar e não entender a importância da tecnologia, sairá atrás na corrida.
Quando a pessoa pesquisa por “abertura de empresa SP”, por exemplo, visa encontrar escritórios próximos a ela, na região de São Paulo e com atendimento imediato. Então, se você fornecer esse atendimento, tem grande vantagem.
A automatização de processos associados a páginas da web e aplicativos,tornou-se mandatória na era digital. Assim sendo, o advogado que cria um site e automatiza as funções, como respostas imediatas ao chat, por exemplo.
A digitalização de documentos permite a manipulação mais rápida dos dados, por meio da inteligência artificial, o que resulta em redução do tempo necessário, maior organização da papelada e aumenta a produtividade.
A legalização societária, um processo comum no direito, pode ser otimizado por meio do preenchimento de formulário online. Você pode proporcionar a assinatura digital e permitir que seja feita de modo home office, por exemplo.
Um dos principais problemas dentro da advocacia, no tocante ao convencimento do cliente, é a burocratização (série de processos para se chegar a um objetivo).
Neste sentido, o uso de ferramentas com a produção de conteúdo usando termos simplificados para explicar os processos burocráticos é uma excelente forma de atrair, engajar e converter acessos ao conteúdo em clientes.
Em uma situação em que seu escritório fornece serviço de vigilância e segurança patrimonial uma boa estratégia seria a produção de conteúdo explicando os pormenores desse serviço e do porquê ele é importante.
Já se foi o tempo em que as pessoas consumiam o famoso “mais do mesmo”. O que o cliente busca é inovação e autenticidade. O advogado 4.0 busca inovar para melhor atender seus clientes, com mais rapidez e agilidade.
A inovação e criatividade englobam 3 principais aspectos: atualização constante, contorno de novos dilemas e presença de diferencial.
Como vimos, o avanço da internet forneceu às pessoas o acesso muito rápido às informações e tornou o público muito impaciente. Sendo assim, você deve sempre se atualizar e seguir as tendências para estar à frente de seu tempo.
Novos desafios surgem naturalmente como resultado do aprendizado de uma tecnologia. O que pode te diferenciar dos demais é a capacidade de contornar esses desafios e se reinventar. Para isso, aja de modo rápido e criativo.
Como já abordado, “o mais do mesmo” já não é suficiente. Os clientes se tornaram mais exigentes, e para despertar o interesse nos seus serviços, você deve ter um diferencial para superar a concorrência.
Se o cliente pesquisa por “alteração de empresa SP” e o seu site apresenta um conteúdo bem elaborado, com layout bem estruturado e automatização do chat, tem grandes chances de ser escolhido.
O advento do avanço da tecnologia exige dos profissionais que a adotam para seus negócios um ‘jogo de cintura’. O desenvolvimento de habilidades novas é uma obrigação para os que querem expandir os negócios no mundo digital.
As soft skills são habilidades inerentes ao ser humano e podem ser expandidas por meio da aquisição de novos conhecimentos. O que diferencia o humano das máquinas de IA é o amplo conhecimento sobre sentimentos e inteligência emocional.
São consideradas soft skills:
Suponha que uma empresa que terceiriza serviço de administração de condomínios procura advogado para abertura de processo judicial ao contratante.
Você precisará desenvolver habilidades de persuasão e traduzir isso de alguma forma. Um meio de fazê-lo é por uma escrita em copywriting, que usa termos-chave de forma estratégica no texto para induzir o leitor à compra.
A frase “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão real. Quem não está presente no mundo digital (offline) não vai ser notado e tende a perder clientes para a concorrência.
O advogado 4.0 pode se fazer presente por meio da produção de conteúdo com periodicidade, o que gera maior engajamento, captação de potenciais clientes e conversão de acessos em compras.
Imagine que você fornece serviço de assessoria tributária. Programar conteúdos semanais sobre os tipos de tributos e direitos do cidadão em relação ao imposto de renda, por exemplo, pode gerar bom engajamento pela presença digital.
Clientes compram conforme o valor que as empresas entregam. O grande desafio do advogado da era digital é converter o conhecimento jurídico em conteúdo entendível a qualquer pessoa.
Quando você proporciona uma boa experiência e educa seus clientes por meio da produção de conteúdo, um valor é criado para eles. Com essa entrega de valor, seu produto pode se tornar mais interessante.
Supondo que você forneça um serviço de assessoria aduaneira. Uma forma de criar valor para seu negócio seria por meio da criação de conteúdo sobre taxas de alfândega e ligar para seu cliente, criando uma relação mais direta.
O avanço da tecnologia passou a exigir maior conhecimento de profissionais do direito sobre ferramentas para alcançar clientes no mundo digital, deixando para trás aqueles que não se atualizaram.
Neste sentido, o advogado 4.0 possui vantagem competitiva por apresentar maior número de habilidades (soft skills), melhor atendimento, melhor relacionamento com o cliente e consequente maior produtividade com otimização dos processos.
Se você mora em São Paulo e deseja se aprofundar na advocacia 4.0, pode pesquisar por “curso de capacitação SP” na internet e encontrar os lugares mais próximos para realizar essa especialização.
O principal benefício desta nova advocacia é a inclusão digital, por meio de conteúdos que desburocratizam o direito e o tornam acessível a todo cidadão, aproximando-o do mundo jurídico e tornando-o mais interessado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário concedido a segurados que, devido a doenças…
A aposentadoria é um direito garantido a todo trabalhador que contribui para o sistema previdenciário.…
A aposentadoria especial por insalubridade é um benefício previdenciário destinado a trabalhadores que exercem suas…
A revisão de benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito…
A reforma da Previdência, aprovada em 2019 por meio da Emenda Constitucional nº 103, trouxe…
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social),…