É assim que você enxerga os cartões de crédito e débito? Sabe qual é a diferença entre cada um deles e as vantagens atreladas a cada modalidade?
Para explicar melhor o funcionamento desses meios de pagamento, fizemos este texto mostrando os benefícios de cada opção e quando vale a pena usar cada uma delas.
Índice do artigo
O cartão de crédito é um sistema de pagamento em que você faz várias compras ao decorrer de um mês e, depois, paga todas elas de uma só vez.
Esse cartão possui um limite de gasto que varia com o seu salário e o seu histórico de bom pagador.
Em relação ao pagamento da fatura, geralmente você pode escolher a data de fechamento de acordo com o que for melhor para você.
O ideal é que você defina uma data próxima ao seu pagamento para não correr o risco de gastar o seu salário antes de quitar as suas dívidas.
Um dos grandes benefícios do cartão de crédito é que ele permite parcelar compras, o que muitos estabelecimentos oferecem.
Há casos de parcelamento sem juros, o que vale muito a pena se você investir o seu dinheiro enquanto paga o mesmo valor todos os meses.
Além disso, caso você precise comprar itens de alto valor, como uma geladeira ou um sofá, por exemplo, pode parcelar o valor para não precisar ficar sem essa alta quantia de uma vez.
Porém, tenha cuidado e responsabilidade para não parcelar compras desnecessárias e acabar criando dívidas futuras.
Os cartões de crédito oferecem várias vantagens que variam de banco para banco. Vamos listar as principais delas que estão presentes nas transações de várias instituições financeiras.
Já o cartão de débito é usado a cada compra descontando o valor direto da sua conta. Ou seja, se você estiver com a conta zerada, a compra não será aprovada.
Assim, ele é uma ótima opção para pessoas com dificuldade de ter controle financeiro, mas tem muitas limitações como a impossibilidade de parcelar compras e a não aceitação em muitos e-commerces.
Mesmo assim, há muitas vantagens em fazer um pagamento no débito.
Primeiramente, você deve se conhecer para definir qual opção é a melhor. Se você tem um bom controle financeiro e costume de investir o seu dinheiro, por exemplo, pode apostar nos cartões de crédito para acumular milhas, receber descontos e parcelar compras enquanto o seu salário está investido para render mais.
Porém, se você acaba fazendo dívidas que não consegue pagar e usa o limite do seu cartão de crédito de maneira indevida, eu sugiro que você utilize apenas o cartão de débito até conseguir se estruturar financeiramente.
Além disso, esteja sempre atento às opções de pagamento do estabelecimento. Se uma compra der desconto em um pagamento no débito, por exemplo, aposte nesta opção.
Existem dezenas de cartões de crédito disponíveis e escolher o ideal pode ser um desafio.
Primeiramente, filtre as opções que aceitam a sua renda mensal. Além disso, priorize cartões que não cobram anuidade ou que oferecem benefícios que fazem esta taxa valer a pena, como um bom programa de milhas, por exemplo.
Também observe outras vantagens que o cartão de crédito online oferece, como cashback ou descontos em lojas parceiras do banco.
E não se esqueça de ajustar o limite para um valor próximo da sua realidade. Assim, você corre menos risco de criar dívidas.
Além disso, é possível comparar ofertas de diversas empresas em um único site, de forma prática e rápida, através de um comparador de cartão de crédito online.
Basta indicar sua renda e benefício desejado que ele irá disponibilizar as melhores opções para sua necessidade.
Fizemos este texto para mostrar a você a diferença entre os cartões de crédito e débito e quando vale mais a pena usar cada opção.
Apesar de cada um ter suas próprias vantagens, o mais importante é você se conhecer e fazer o seu planejamento financeiro para usar os cartões de maneira consciente e vantajosa.
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário concedido a segurados que, devido a doenças…
A aposentadoria é um direito garantido a todo trabalhador que contribui para o sistema previdenciário.…
A aposentadoria especial por insalubridade é um benefício previdenciário destinado a trabalhadores que exercem suas…
A revisão de benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito…
A reforma da Previdência, aprovada em 2019 por meio da Emenda Constitucional nº 103, trouxe…
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social),…