Você conhece o Planejamento Sucessório? É um conjunto de ações estratégicas tomadas por uma pessoa em vida para a transferência de seu patrimônio para seus herdeiros da maneira mais eficaz possível. Para simplificar, segundo o advogado Sergio Vieira, que também é sócio da Nelson Wilians Advogados, esse planejamento acontece quando a pessoa organiza, antecipadamente, como ficará seu patrimônio após sua morte.
“São basicamente as estratégias e ferramentas de planejamento sucessório que auxiliam pessoas e famílias a formalizarem os “combinados”. É uma forma de se preparar antecipadamente para quando a morte acontecer.”, disse.
Conforme Sergio, esses procedimentos reduzem o desgaste entre as partes, protegem o patrimônio e aumentam significativamente as chances de que os interesses dos envolvidos sejam mantidos.
“É muito comum vermos disputas judiciais sobre a divisão de bens e direitos de uma pessoa logo após a sua morte. O processo acaba durando bastante tempo, na maioria das vezes e enquanto ele está em curso, nenhum familiar que está na disputa dos bens consegue se beneficiar do patrimônio”, afirmou.
Portanto, ter um Planejamento Sucessório é de extrema importância para que a divisão de bens após o falecimento da pessoa seja feita da forma mais organizada e justa possível.
Sobre Sergio Vieira
Sergio Vieira é advogado, possui MBA em Gestão e Negócios, e é sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados, o maior escritório de Direito da América Latina.