Categories: Notícias

Publicado decreto de recondução de Otavio Luiz Rodrigues Jr. ao cargo de conselheiro do CNMP

Conselheiro será reconduzido para o biênio 2021/2023

Foi publicado nesta quinta-feira, 15 de julho, no Diário Oficial da União, o decreto de recondução de Otavio Luiz Rodrigues Jr. ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público para o biênio 2021/2023.

Ocupante da vaga destinada à Câmara dos Deputados, a indicação de Otavio Rodrigues foi aprovada pelo Plenário do Senado Federal no dia 7 deste mês, por 55 votos, de um quórum de 60 senadores.

Em 15 de dezembro de 2020, a indicação à recondução foi aprovada, por maioria, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Em outubro do mesmo ano, por 432 votos, com indicação de 14 bancadas partidárias, foi a vez de o Plenário da Câmara dos Deputados aprovar o nome do conselheiro.

O mandato de Otavio Rodrigues no CNMP teve início em 18 de junho de 2019.  Além de conselheiro, Otavio Rodrigues é professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Possui pós-doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa e em Direito Privado Comparado, na condição de pesquisador-visitante, pelo Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, em Hamburgo, na Alemanha. Também é livre-docente e doutor em Direito Civil pela USP.

Além disso, atuou como adjunto do advogado-geral da União, conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e assessor de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de consultor da União e consultor jurídico dos Ministérios da Justiça e das Comunicações.

Âmbito Jurídico

Recent Posts

Aposentadoria Rural

A aposentadoria rural é um benefício importante para trabalhadores que dedicaram anos de sua vida…

3 horas ago

Artrite reumatoide aposenta?

A artrite reumatoide é uma doença crônica e progressiva que pode comprometer a capacidade de…

3 horas ago

Salário-Família: quem pode receber

O salário-família é um benefício previdenciário oferecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para…

3 horas ago

Alienação Parental

A alienação parental é uma realidade que afeta milhares de famílias no Brasil. Quando há…

3 horas ago

Crimes Imprescritíveis e Inafiançáveis

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu, entre outras garantias, normas que tratam de forma diferenciada…

22 horas ago

Apropriação Indébita

A apropriação indébita é um crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro, que…

22 horas ago