Fonte: Marcelo Crespo, coordenador do curso de graduação em Direito da ESPM, especialista em Direito Digital.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou que sejam retirados do ar vídeos que reproduzem a apresentação do presidente Jair Bolsonaro aos embaixadores estrangeiros em julho deste ano, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o presidente disseminou teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas, sistema eleitoral, e atacou ministros do Supremo Tribunal Federal.
Segundo Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital, a decisão de ordenar a retirada dos vídeos on-line tem respaldo jurídico na medida em que pode constituir abuso de poder político a descontextualização de dados sobre as eleições em ano eleitoral.
A sentença também determinou que a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), estatal que transmitiu o evento, remova de seus sites e redes sociais todo e qualquer conteúdo que reproduza o discurso. Instagram, Facebook e Google foram acionados para a retirada das postagens do ar. Crespo sinaliza que o Código Eleitoral pune as fakenews eleitorais, as condutas de quem divulgar na propaganda eleitoral, ou durante período de campanha eleitoral, fatos inverídicos sobre partidos ou candidatos ou órgãos públicos.
Para o especialista, fora as questões ideológicas que não se comenta, ninguém é autorizado a desacreditar a justiça eleitoral para causar confusão no pleito.
Marcelo Crespo é coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital.
Especialista está disponível para comentar o assunto, bem como as perspectivas das eleições com o uso maciço das mídias sociais e a LGPD na política.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
O contrato de experiência é uma modalidade comum nas relações trabalhistas brasileiras. Ele oferece a…
A dispensa discriminatória ocorre quando um trabalhador é demitido com base em características pessoais que…
Demitir um funcionário que processou a empresa é uma questão delicada no direito trabalhista brasileiro.…
Compliance regulatório é um conjunto de práticas que visa assegurar que as empresas atuem em…
A negociação de acordos é uma prática essencial para empresas que buscam resolver conflitos, evitar…
A gestão de contencioso é uma atividade essencial para empresas que desejam administrar de forma…