A expressão “arquivem-se os autos sem baixa na distribuição” é utilizada no âmbito processual para indicar que um processo será arquivado, mas sem que isso gere a baixa definitiva na distribuição. Para entender melhor, vejamos os principais aspectos desse termo:
Arquivar os autos significa encerrar temporária ou definitivamente um processo. Esse arquivamento pode ocorrer por diversos motivos, como:
A baixa na distribuição ocorre quando um processo é retirado do sistema de controle ativo do tribunal. Ou seja, ele deixa de constar como um processo em andamento no cartório ou secretaria.
Quando o juiz determina o arquivamento sem baixa na distribuição, significa que o processo será arquivado, mas continuará registrado no sistema do tribunal como um processo ativo. Isso permite que ele seja reativado com facilidade, sem a necessidade de novo protocolo. Esse tipo de arquivamento é útil nos seguintes casos:
Exemplo prático:
Imagine um processo de execução de título extrajudicial em que o credor não encontrou bens penhoráveis do devedor. O juiz pode determinar o arquivamento sem baixa na distribuição, pois, caso futuramente o devedor tenha bens rastreados, o processo pode ser reativado sem necessidade de um novo protocolo.
A anulação de casamento é uma ação judicial que tem como objetivo declarar que um…
Sim, se você passar mal no trabalho, tem o direito de se retirar do local…
Para realizar um inventário extrajudicial, é imprescindível apresentar uma série de documentos obrigatórios que comprovem…
O portador de lúpus pode ter direito à aposentadoria por invalidez quando a doença atinge…
O regime estatutário é o regime jurídico que rege a relação de trabalho entre o…
Em caso de falecimento de filho, o trabalhador com carteira assinada tem direito a dois…
Quer falar com Advogado especialista no WhatsApp?