Categories: Notícias

Conclui a polêmica pela renomeação do Estádio Jornalista Mário Filho

A Assembleia Legislativa do estado brasileiro de Rio de Janeiro aprovou uma polêmica lei que procede ao lendário estádio Maracaná com o nome de Edson Arantes do Nascimento- Rei Pelé, considerado pela paixão do país como melhor futebolista de todos os tempos.

Pese a que os legisladores destacaram que se trata de um merecido homenagem em vida ao três vezes campeão mundial, a lei gerou uma intensa polêmica devido a que deixa no esquecimento ao jornalista Mário Filho, que lhe dá atualmente o nome ao estádio que tem sido cenário dos finais dos Mundiais de 1950 e 2014. A mudança de nome do estádio tem sido criticada pelos familiares de Mario Filho, por historiadores e por alguns setores da imprensa.

O autor da lei, o deputado esquerdista André Ceciliano alegou que o complexo esportivo que abriga o estádio Maracanã, que inclui o ginásio do Maracanãzinho, o parque aquático Júlio Delamare e a Pista de atletismo Célio de Barros, manteria o nome de Mario Filho homenageando ao jornalista.

Somente o estádio de futebol, que abrigou igualmente a final de futebol e a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro 2016, teria o nome de Pelé.

O projeto de lei foi avaliado pelo pleno do Legislativo Regional em regime de urgência e por votação simbólica, quer dizer na que somente intervieram os porta-vozes de cada partido.

O esquerdista do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifestou sua rejeição à iniciativa.

Ceciliano rejeitou as críticas de aqueles que consideram como proselitismo o uso de nomes de personalidades vivas para batizar espaços públicos. “Nesse caso, trata-se de um justo homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente por seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de importantes serviços ao nosso país”, afirmou.

Melhor conhecido por Mário Filho, foi um jornalista e escritor brasileiro. Foi o principal impulsor da ideia de que Brasil crie o maior estádio do mundo para o Mundial que no país organizou em 1950 e defendeu que o mesmo fosse ereto no bairro Maracanã, próximo ao centro da cidade e não num bairro distante. É irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues. É considerado o impulsor do jornalismo esportivo do Brasil. Mario Filho faleceu de um ataque cardíaco no dia 17 de setembro de 1966, aos 58 anos. Em seu honor o Estádio do Maracanã, foi renomeado Estádio Jornalista Mário Filho. 

O Estádio Jornalista Mário Filho foi o maior do Brasil e foi o maior do mundo durante muito tempo. Foi sede das Copas do Mundo de Futebol em 1950 e 2014, E em ambas também foi sede dos encontros que definiram o título.

Somente faltava a opinião do governador interno do Rio, Carlos Castro, ele desistiu e pediu vetar o projeto, dando fim à polêmica.

 O esporte em 2021 é tema central, mesmo numa pandemia, não perde a vigência e a importância social. Lembre de ver os resultados dos jogos de hoje para manter-se informado e saiba que pode entrar no mundo dos prognósticos esportivos quando quiser. 

 

Âmbito Jurídico

Recent Posts

Assédio Eleitoral no Trabalho

O assédio eleitoral no trabalho é uma prática abusiva onde o empregador ou colegas de…

1 dia ago

Aposentadoria Rural

A aposentadoria rural é um benefício importante para trabalhadores que dedicaram anos de sua vida…

1 dia ago

Artrite reumatoide aposenta?

A artrite reumatoide é uma doença crônica e progressiva que pode comprometer a capacidade de…

1 dia ago

Salário-Família: quem pode receber

O salário-família é um benefício previdenciário oferecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para…

1 dia ago

Alienação Parental

A alienação parental é uma realidade que afeta milhares de famílias no Brasil. Quando há…

1 dia ago

Crimes Imprescritíveis e Inafiançáveis

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu, entre outras garantias, normas que tratam de forma diferenciada…

2 dias ago