Nos autos do mandado de segurança nº 5000568-64.2020.8.13.0624, o juízo da comarca de São João da Ponte, no norte de Minas Gerais, proferiu decisão liminar para suspender processo licitatório no qual uma das empresas licitantes fora inabilitada para participar da concorrência pública em questão.
A inabilitação ocorreu porque a licitante havia apresentado uma certidão negativa cível ao invés da certidão negativa de falência, o que, no entendimento da comissão de licitação, estaria em desacordo com o edital e com a lei de licitações públicas.
Para o magistrado, a certidão negativa cível “também inclui processos nos quais a pessoa consultada figure em ações de falência/recuperação judicial, uma vez que tais ações são de natureza cível”, não sendo “proporcional/razoável a exclusão da impetrante pelo simples fato de não ter apresentado certidão específica de falência/recuperação judicial”.
Como a certidão fornecida à pregoeira comprova a inexistência de processos contra a licitante, inclusive de falência/recuperação judicial, corroborando a sua idoneidade financeira, o Município de São João da Ponte/MG ficará temporariamente impedido de praticar atos tendentes à contratação/aquisição dos produtos licitados junto às empresas tidas vencedoras da licitação, até que ocorra o julgamento final do mandado de segurança.
A licitante/impetrante está representada pelo advogado Humberto Souza Pinheiro de Azevedo, do escritório HAZEVEDO ADVOCACIA.
O indeferimento de um benefício pelo INSS é uma situação comum que causa grande preocupação…
A revisão da aposentadoria pelo INSS, com base na chamada “tese da vida toda”, é…
Contratar um seguro é uma forma de garantir proteção para bens como veículos, imóveis ou…
Acidentes de trânsito são eventos inesperados que podem gerar prejuízos financeiros, emocionais e físicos. Muitas…
Acidentes de trânsito podem resultar em diversos tipos de prejuízos, desde danos materiais até traumas…
Bloqueios de óbitos em veículos são uma medida administrativa aplicada quando o proprietário de um…