Categories: Notícias

PL 3293, ESG e importância dos jovens arbitralistas são destaques na abertura do 21º Congresso Internacional de Arbitragem

Evento realizado pelo CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem no Rio de Janeiro, reúne mais de 50 especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir arbitragem societária

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2022 – Em abertura do 21ª Congresso Internacional de Arbitragem, o presidente do CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem, André Abbud, destacou o retorno do fórum de discussões após dois anos de pandemia, os desafios envolvendo o Projeto de Lei 3293, de 2021, que ameaça a prática arbitral no Brasil, a importância dos jovens no cenário de empreendedorismo e a prática de ESG, tudo sob o âmbito da arbitragem.  Além dos temas debatidos por especialistas da área, o pré-lançamento do livro “Comitê Brasileiro de Arbitragem e a Arbitragem no Brasil”, obra comemorativa do 20º aniversário do CBAr, editado pela Editora Almedina, encerrou o primeiro dia do Congresso.

“O 21º Congresso Internacional do CBAr tem como tema Arbitragem e o Direito Societário. Desde a autorização legal, em 2001, para que os estatutos sociais das companhias contenham cláusulas compromissórias, o uso de arbitragem como meio de resolução de conflitos societários no Brasil cresceu e se difundiu em nível, talvez, sem paralelo em outros países.

Está com um problema jurídico e precisa de uma solução rápida? Clique aqui e fale agora mesmo conosco pelo WhatsApp!

Os dados das Câmaras Arbitrais, refletidos mais recentemente na pesquisa ‘Arbitragem em Números’, da Prof. Selma Lemes, mostram que, em muitas das instituições, o Direito Societário é o tema mais frequente dos processos que elas administram”, diz Abbud.

“Nosso objeto de estudos e atuação segue forte e reúne aqui as pessoas responsáveis por pensar e produzir seu constante desenvolvimento e aperfeiçoamento. A luta contra o Projeto de Lei prejudicial à arbitragem brasileira tem sido constante. Felizmente, com muito trabalho e diálogo, temos sido capazes, até aqui, de mostrar aos agentes públicos nas três esferas do Poder Federal, os malefícios que a aprovação desse Projeto de Lei traria ao principal método privado de resolução de disputas no país”, completa o presidente do CBAr.

Painéis

Antes da abertura oficial do Congresso, o Evento Jovem já começou a discutir os desafios que a arbitragem tem pela frente. No painel “Novo empreendedorismo, Middle Market e “Arbitragem: startups, aceleradoras, investidores e outros players”, mediado por Vítor Silveira Vieira, membro da Foreign Associate em Alston & Bird LLP, Clarissa Luz (Sócia de Privacidade e Tecnologia do Felsberg Advogados) e Giovanni Ravagnani (Diretor Jurídico e de Compliance da Buser) discutiram como a arbitragem pode auxiliar nesse novo mercado.

Em seguida, o painel “Arbitragem e ESG: os impactos da litigância climática, dos direitos humanos e da nova governança corporativa sobre a arbitragem” também lançou um novo olhar sobre o tema. Mediado por Zora Lyra (funcionária do Banco Mundial em financiamentos de projetos de desenvolvimento no Brasil), o assunto foi debatido por Lucas Diniz (Advogado em Rodrigo Mendes Advogados), Clara Serva (responsável pela área de Empresas e Direitos Humanos e integrante do Grupo Multidisciplinar ESG de Tozzini Freire Advogados). O painel contou ainda com a participação, por vídeo, de Elis Wendpap, que atua na esfera consultiva com temas empresariais, inclusive ESG.

A primeira palestra oficial do evento – “O papel e a importância da arbitragem na solução de disputas societárias” – foi ministrada pelo advogado Nelson Eizirik. O coquetel de pré-lançamento do livro “Comitê Brasileiro de Arbitragem e a Arbitragem no Brasil”, obra comemorativa do 20º aniversário do CBAr, encerrou as atividades do primeiro dia de evento que acontece até o dia 30 de setembro no hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca.

Serviço:

21º Congresso Internacional de Arbitragem

Data: 28 a 30 de setembro de 2022

Horário: 14h-19h30 (dia 28), 7h-18h30 (dia 29) e 7h-13h (dia 30)

Local: Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro (Av. Lucio Costa 9600, Rio de Janeiro)

Site oficial: https://www.congressocbar.org.br/

Sobre a CBAr – O Comitê Brasileiro de Arbitragem é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal finalidade o estudo acadêmico da arbitragem e dos métodos não judiciais de solução de controvérsias. Criado em 2001 por especialistas em arbitragem, conta com 1,3 mil membros, entre advogados, pessoas físicas e jurídicas e escritórios de advocacia, e organiza grupos de estudo, eventos, pesquisas e o acervo técnico para desenvolver as melhores práticas arbitrais no país. Acesse https://cbar.org.br/site/.

Está com um problema jurídico e precisa de uma solução rápida? Clique aqui e fale agora mesmo conosco pelo WhatsApp!
Âmbito Jurídico

Recent Posts

O que protege uma patente

A patente é um documento legal que concede ao titular o direito exclusivo de explorar…

2 minutos ago

Como defender propriedade intelectual

A propriedade intelectual é o conjunto de direitos que protege as criações do intelecto humano.…

10 minutos ago

O que é proteção da propriedade intelectual

A proteção da propriedade intelectual é um conjunto de normas jurídicas que assegura aos criadores…

14 minutos ago

Laudos aceitos para isenção de IR

A isenção do Imposto de Renda (IR) é um benefício concedido pela Lei nº 7.713/88…

22 minutos ago

Como recorrer à isenção de IR negada

A isenção do Imposto de Renda (IR) é um benefício previsto na Lei nº 7.713/88,…

24 minutos ago

Revisão de isenção de IR por doenças graves

A revisão de isenção do Imposto de Renda (IR) para portadores de doenças graves é…

31 minutos ago