Do que são feitas as apresentações de alto impacto? De muitos aspectos, mas, sobretudo, de como são realizadas as etapas de planejamento.
O processo de se preparar para uma situação de exposição de fala interfere diretamente na performance do comunicador e no quanto a sua mensagem será bem aceita pela audiência.
Nesse sentido, fazer as perguntas corretas é determinante. São perguntas sobre o público, sobre o evento e sobre o conteúdo. Elas permitem uma definição estratégica de recursos, temas e abordagens, como você verá neste artigo.
Você conversa sobre os mesmos assuntos com pessoas de idades diferentes? Pode até ser que sim, mas com abordagens distintas entre si. Nas apresentações, o perfil do público precisa ser considerado por você, comunicador.
Por essa razão, você precisa incluir, nas etapas prévias de planejamento, a ação de se informar sobre sua audiência. Esse deve ser um dos passos iniciais porque é a partir das informações sobre o público que você definirá seu conteúdo.
Você pode fazer quais perguntas achar necessárias, mas quatro são indispensáveis:
– Quantas pessoas são?
– Qual a faixa etária média?
– Qual é o nível socioeconômico médio?
– O quanto as pessoas sabem sobre o assunto que vou abordar?
Onde encontrar essas informações? Depende de qual é a sua situação de exposição de fala. Caso seja um evento, por exemplo, você consegue esses dados com a equipe de produção.
Nas etapas de preparação para uma apresentação em público, devem estar os momentos de planejar quais recursos serão utilizados para transmitir o conteúdo. Logo, o comunicador precisa saber o que terá a seu dispor no evento.
Dito isso, as perguntas que você deve se fazer sobre o evento são:
– Qual é o tipo de microfone disponível?
– Posso visitar o espaço antes da apresentação ou ver uma foto dele?
– Posso levar meu próprio material (notebook, laser pointer, entre outros)?
– Terá wifi disponível para os apresentadores?
Esses dados sobre o evento serão necessários não apenas para você definir seu conteúdo e abordagem, mas também para saber como poderá apresentá-los de uma maneira mais dinâmica. É, ainda, uma forma de evitar imprevistos.
Imaginemos, agora, uma outra situação. O seu público tem características similares, mas uma das apresentações acontece em um evento de fim de ano. A outra, por sua vez, acontece em um evento de lançamento de um novo produto.
Você pode até falar sobre o mesmo assunto, mas a sua abordagem será a mesma nesses dois contextos? Se ela for estratégica, dificilmente. A razão disso é que as características dos dois eventos não são similares e é preciso considerar esse aspecto.
Então, as perguntas centrais sobre o conteúdo são:
– Há uma temática para o evento? Caso sim, qual é ela?
– Qual é objetivo da apresentação?
– Qual emoção eu desejo provocar na audiência?
– Se outros comunicadores participam do evento, sobre o que eles falam?
Esses questionamentos serão um guia para você definir todos os aspectos do seu conteúdo: desde o tema central até a maneira como você irá transmitir a sua mensagem.
É importante que o seu conteúdo esteja inserido em um contexto maior, isto é, o do evento. Mas que também seja autêntico e se diferencie de outras apresentações, especialmente aquelas que ocorrem antes da sua.
Lembre-se de se fazer esses questionamentos e incluir os dados coletados nas etapas de planejamento e prática da sua apresentação (ou outro tipo de situação de exposição de fala).
Fonte:
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